Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Empréstimo com garantia FGTS Itaú: O que é? Como funciona?

Quer saber como funciona o empréstimo com garantia FGTS Itaú e as vantagens dessa modalidade? Confira nosso conteúdo exclusivo!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

O empréstimo com garantia FGTS Itaú é uma opção para muitos contribuintes que buscam crédito a juros baixos e rápido. Essa modalidade de crédito utiliza valores do fundo de garantia do trabalhador para assegurar o pagamento do dinheiro emprestado. 

Inclusive, o empréstimo com garantia FGTS Itaú oferece uma taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET) bem mais atrativos em relação aos principais concorrentes do segmento. No entanto, ainda pairam muitas dúvidas sobre como essa modalidade de crédito funciona e, por isso, este conteúdo irá elucidar os principais pontos sobre o assunto. 

Continua após a publicidade

O que é Saque Aniversário FGTS?

O saque-aniversário do FGTS é um direito anual do trabalhador que contribui para o fundo de garantia. No mês de seu aniversário, aqueles que tiverem habilitado a opção desse tipo de saque por meio do aplicativo do FGTS, podem dispor de parte do saldo da sua conta do fundo de garantia. 

O valor do saque-aniversário anual é determinado pela aplicação de uma alíquota, que varia de 5% a 50% sobre todos os saldos das contas de FGTS do trabalhador. A habilitação do saque-aniversário é opcional, podendo ser desabilitada a qualquer momento também pelo aplicativo do FGTS.

Quando desabilitado, o trabalhador volta automaticamente para a modalidade do saque-rescisão, que permite, em casos de demissão sem justa causa, sacar o valor integral dos fundos presentes na conta do benefício. 

Se, em um momento de rescisão de contrato, o trabalhador estiver com a opção do saque-aniversário ativada, ele terá direito apenas à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral de sua conta do FGTS. 

No entanto, existe uma possibilidade que torna possível que o trabalhador que opta pelo saque-aniversário não precise aguardar seu mês de nascimento chegar para usufruir do benefício. Essa possibilidade consiste na opção de solicitar a antecipação de uma ou mais parcelas do saque-aniversário. 

Uma maneira de fazer isso, que oferece condições atrativas, é por meio do empréstimo com garantia FGTS Itaú. 

Continua após a publicidade

Como funciona o empréstimo no Itaú?

O empréstimo no banco Itaú possui várias modalidades, sendo que o que toma como garantia o saldo do FGTS está no catálogo de empréstimos consignados oferecidos pela empresa. Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor concedido é descontado diretamente da conta do cliente pela instituição credora

No caso de essa conta ser a do FGTS, o Itaú recebe o pagamento do valor do empréstimo pela própria Caixa Econômica Federal, que é a instituição responsável pela administração desse fundo. Ou seja, em empréstimos consignados, o cliente não precisa se preocupar com o pagamento de sua dívida ao credor, porque esse desconto é realizado de maneira automática. 

Por isso, as instituições que concedem crédito nesta modalidade possuem uma garantia de pagamento, o que permite que as taxas de juros e o CET nesse tipo de crédito sejam muito mais atrativos. 

O empréstimo com garantia FGTS Itaú funciona por meio dessa mesma lógica de consignação, mas ao invés do salário, aposentadoria ou pensão, o que é dado como garantia são as parcelas do saque-aniversário do FGTS. 

Continua após a publicidade

Para que isso seja possível, o cliente deve ter habilitado a opção desse tipo de saque por meio do aplicativo da Caixa Econômica que permite a administração do fundo. O depósito do dinheiro emprestado na conta do cliente também acontece de forma mais rápida, também devido a essa garantia de pagamento que o credor pode ter nessa modalidade. 

Assim, essa é uma opção para todos os trabalhadores que possuem carteira assinada e contribuem para o FGTS, que buscam por dinheiro rápido e com baixas taxas. 

Posso antecipar quantas parcelas?

Quem deseja antecipar o saque-aniversário do FGTS irá encontrar diferentes propostas pelas instituições que oferecem esse tipo de crédito. Cada uma dessas instituições possuem ofertas e condições diversas para seus clientes, que vão desde as diferenças das taxas de juros até a quantidade de parcelas que é possível adiantar. 

icon

Atenção

No empréstimo com garantia FGTS Itaú, o cliente pode adiantar até sete parcelas do benefício do saque-aniversário. Isso não significa que ele de fato precisa adiantar as sete, esse é apenas o número máximo, sendo o mínimo, apenas uma parcela. 

O cliente deve ponderar as vantagens de adiantar um certo número de parcelas, como os custos que isso trará e a real necessidade do dinheiro. Independente de quantas parcelas forem adiantadas, não é preciso se preocupar com o pagamento para o Itaú. 

Continua após a publicidade

Assim que chegar o momento determinado pelo governo para fazer o seu saque-aniversário, a Caixa fará automaticamente o pagamento direto ao Itaú. Por isso, além de não correr o risco de esquecer o pagamento e pagar juros, o cliente também não precisa se preocupar com nenhum valor sendo debitado de sua conta corrente. 

Qual o valor mínimo de saldo disponível para contratar?

Além de ter uma conta do FGTS, é preciso que nela esteja disponível um valor mínimo, que possa assegurar de fato ao banco quanto a maiores chances de pagamento. No empréstimo com garantia FGTS Itaú, esse valor mínimo que o cliente deve ter de saldo em sua conta do fundo é de R$400.

Uma vez que tenha pelo menos esse valor disponível em sua conta do fundo de garantia, o trabalhador pode buscar pela opção de adiantamento do saque-aniversário.

Qual a taxa de juros?

A taxa de juros de empréstimos consignados ou do empréstimo com garantia costumam ser bem menores que em outras modalidades. Como já mencionamos, o motivo disso é a maior segurança das empresas credoras em relação aos riscos de inadimplência. 

Continua após a publicidade

O empréstimo com garantia FGTS Itaú não é o mais barato quanto a taxa de juros entre os concorrentes, mas ao mesmo tempo está bem distante de ser um dos mais caros. Em maio de 2022 a taxa de juros comunicada pela instituição para o empréstimo de antecipação do saque-aniversário é de 1,89% ao mês, ou 25,19% ao ano.

Vantagens do empréstimo com garantia do FGTS Itaú

icon

Prós

A principal vantagem do empréstimo com garantia FGTS Itaú é relativa aos seus custos, principalmente quando comparado a outras modalidades de empréstimo disponíveis. Como vimos, a taxa de juros desse tipo de crédito é muito mais baixa do que outros tipos de empréstimo pessoal não consignado e sem garantia. 

Geralmente, quem não é servidor público, aposentado ou pensionista do INSS, não consegue aproveitar as vantagens do crédito consignado. Os trabalhadores assalariados dependem, para esse tipo de empréstimo, de um convênio de suas empresas com bancos e instituições financeiras, o que nem sempre acontece. 

Nessa modalidade, qualquer contribuinte que possua um fundo de garantia pode usufruir de baixas taxas de juros e crédito rápido e acessível. Sua acessibilidade está também no fato de que mesmo pessoas negativadas podem solicitar esse tipo de empréstimo, com boas chances de aprovação. 

A contratação do empréstimo é feita de forma completamente digital, poupando o cliente do tempo de aguardar em filas e se deslocar até uma agência bancária. Após o término dos trâmites de contratação, o dinheiro cai em até 24h na conta, reforçando o benefício da agilidade dessa modalidade de crédito.

Continua após a publicidade

Condições para pedir o empréstimo com garantia do FGTS Itaú

As condições para solicitar um empréstimo com garantia FGTS Itaú são bastante tranquilas, confira:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Possuir conta (ativa ou inativa) vinculada ao FGTS;
  • Ter, nessa conta, um saldo mínimo de R$400;
  • Habilitar a opção do saque-aniversário por meio do aplicativo do FGTS.

Como fazer empréstimo com o FGTS no Itaú?

O primeiro passo para quem deseja fazer um empréstimo com garantia FGTS Itaú é verificar se esta opção está habilitada. Depois, será preciso permitir que o banco desejado, neste caso, o Itaú, tenha acesso aos dados de seu fundo de garantia. Isso pode ser feito com os seguintes passos:

  • Se ainda não possui o app do FGTS, faça o download no Google Play ou na App Store;
  • No aplicativo, clique em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
  • Selecione e autorize a opção “Empréstimo saque-aniversário”;
  • Leia e aceite os termos e condições da autorização e clique em “Continuar”;
  • Localize a opção para adicionar instituições financeiras;
  • Selecione a opção “Banco Itaú Consignado S.A.”;
  • No pop up, clique em “sim” para autorizar a instituição a consultar os dados;

Após essa autorização, o Itaú está autorizado a verificar seus dados do fundo de garantia e, assim, oferecer as melhores opções de empréstimo na categoria de adiantamento do saque-aniversário. No entanto, ainda será necessário entrar em contato com o banco a fim de realizar uma simulação e receber uma proposta condizente com seu perfil de crédito. Para isso, basta acessar o site do serviço e informar seu CPF logo no início da página, no banner principal. 

Clique depois em “continuar”, para receber as ofertas e simular as condições, então é só aguardar um dos especialistas do Itaú entrarem em contato para finalizar o processo.

Afinal, vale a pena pedir o empréstimo com garantia do FGTS no Itaú?

O empréstimo com garantia FGTS Itaú é uma das modalidades de crédito oferecidas pelo banco mais atrativas para o cliente em relação aos custos. Um dos grandes pontos de atenção ao solicitar qualquer empréstimo deve ser o CET e o valor das parcelas, a fim de ter certeza de que o pagamento irá caber no orçamento mensal. 

Continua após a publicidade

Neste tipo de empréstimo, no entanto, não há parcelas mensais para pagar e não é preciso se preocupar com nenhum desconto em sua conta de uso diário. Isso porque o credor descontará o valor integral do empréstimo no momento propício para o seu saque-aniversário, diretamente do fundo de garantia. 

icon

Contras

Assim, as únicas desvantagens que devem ser consideradas é o valor a mais que precisará ser pago para ter esse adiantamento do benefício do saque-aniversário e o fato de que, no caso de uma rescisão contratual com seu empregador, esse valor estará comprometido e não poderá ser sacado. 

De todo modo, para quem precisa de crédito rápido e com boas condições de pagamento, esse tipo de empréstimo pode valer a pena. É importante sempre estar no controle de sua vida financeira, principalmente antes de assumir novas dívidas. Para facilitar isso, é preciso se manter informado sobre assuntos como finanças, empreendedorismo e negócios. 

Receber esse tipo de conteúdo com garantia de qualidade, idoneidade e de maneira gratuita é possível com apenas alguns cliques. Assine nossa newsletter e ative as notificações push para estar sempre conectado às melhores matérias!

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.