Notícias

Confira cinco dicas para se sair bem na entrevista de emprego

Heloísa Vasconcelos
Heloísa Vasconcelos
aperto de mãos, representando dicas para entrevista de emprego

Algumas das principais dicas para entrevista de emprego são pesquisar sobre a empresa e manter a calma. Veja o que fazer para ter sucesso na obtenção da vaga.

O desemprego atingiu recorde no Brasil na última quarta-feira, 30, com mais de 13,1 milhões de pessoas buscando trabalho. Nesse cenário, saber dicas para entrevista de emprego pode ajudar a ter maior chance na obtenção de uma vaga.

No mesmo momento em que as autoridades estão afrouxando o isolamento social e a sociedade se readapta à uma nova realidade, as empresas estão começando a reabrir processos seletivos.

Continua após a publicidade

Quem quer aproveitar as oportunidades disponíveis deve conseguir estar pronto para a entrevista. A executiva especialista em gestão de carreiras Erika Linhares preparou algumas recomendações para conseguir passar dessa etapa e conseguir um emprego.

Dicas para entrevista de emprego

O encontro com recrutadores, seja presencial ou online, é motivo de bastante nervosismo para quem busca um emprego. 

Continua após a publicidade

 “É preciso ter autoconhecimento e saber sobre a empresa a qual você está se candidatando e o cargo pretendido”, recomenda Erika.

Veja as principais dicas:

1. Se prepare para a entrevista

Segundo a especialista, uma boa forma de se destacar entre os candidatos é mostrar ao recrutador que você conhece a empresa a qual está se candidatando e tem noção das exigências da vaga.

Basicamente, entender qual o cargo pretendido, como funciona a empresa, quais os objetivos e filosofias e se você tem o perfil para aquele trabalho. 

“É legal pesquisar tudo sobre a organização na internet, fazer um networking com alguém que trabalha lá. É preciso que você entenda as estratégias da empresa”, explica.

Continua após a publicidade

2. Foco nas habilidades comportamentais

Mais do que nunca o mercado busca habilidades comportamentais nos funcionários, como capacidade de trabalho em grupo. 

“Hoje em dia, contrata-se, promove-se e demite-se por causa de comportamento. Uma das principais habilidades é a capacidade de trabalhar em equipe. Poder mostrar que vai ser parceiro, que vai ajudar e que vai ser ajudado. E mais importante, que você tem consciência que a competitividade está lá fora”, ressalta Erika.

É importante saber destacar pontos positivos durante a entrevista. A lealdade em assumir compromissos e valorizar as missões e os valores da empresa também são muito importantes.

3. Sem esquecer das habilidades técnicas para o emprego

As habilidades comportamentais são bastante importantes, mas a técnica que te permitirá realizar o trabalho no dia a dia. Então, ao ver a descrição da vaga, você pode adequar o seu discurso ao que é exigido no trabalho pretendente. 

Continua após a publicidade

Use exemplos com fatos e dados do que você já realizou, assegurando a sua experiência com as atividades que serão desenvolvidas. “Mas se você não possui técnica em algum ponto, mostre-se disposto a aprender e fale sobre a sua agilidade de aprendizado”, completa a executiva.

4. Fale sobre você

Mais que um funcionário, você também é uma pessoa. Mostrar autoconhecimento é um destaque na entrevista de emprego. 

Vale apresentar hobbies favoritos como leituras, esporte e seu estilo de vida. Fale sobre suas qualidades e defeitos. “É muito importante que a empresa saiba que você sabe exatamente onde você peca e que você está em constante melhoria para tentar minimizar isso”, sugere a especialista.

5. Fique calmo

O nervosismo de não saber responder o que será perguntado é uma das coisas que mais atrapalha os candidatos durante uma entrevista. Então, muitas pessoas decoram um “roteiro”, com respostas prontas para tudo.

Para Érika, o mais importante é escutar com atenção e manter a calma. 

“Nas minhas experiências, muitas vezes eu perguntava uma coisa para o candidato e ele respondia outra completamente diferente porque não estava prestando atenção em mim e sim em tudo aquilo que tinha decorado, o que tinha que falar. Isso não vale a pena. Tem que prestar atenção e responder verdadeiramente demonstrando total interesse estar neste lugar”, conclui.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre emprego? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *