Contas digitais: o que são? Como abrir? Quais são as taxas envolvidas? Descubra!

As contas digitais são uma grande inovação, um serviço gratuito, que atende as mais diversas necessidades, conheça as melhores.

Victor Leitao
Victor Leitão

Contas digitais: o que são? Como abrir? Quais são as taxas envolvidas? Descubra!As contas digitais são uma grande inovação positiva.De forma gratuita, atendem as mais diversas necessidades do público, de forma menos burocrática, mais prática e instantânea.Desde que empresas como o Nubank nos trouxeram as contas digitais gratuitas, demais instituições financeiras começaram a se preocupar em como concorrer com este serviço.Nesse sentido, hoje em dia temos uma série de serviços disponíveis para o público.Assim, é importante entender do que se trata o serviço e quais são os benefícios específicos, para que você possa fazer a escolha mais acertada.Sem filas, perda de tempo ou a necessidade de reunir um montão de documentos.É isso mesmo! Se interessou pelo assunto e quer entender melhor sobre as contas digitais? Fique conosco, então. Temos o conteúdo perfeito para você!

Mas afinal, o que são as contas digitais?

Uma conta digital possui as mesmas características de uma conta normal, como fazer transferências, pagar boletos, receber salário ou sacar dinheiro.A diferença é que não é preciso interagir diretamente com os operadores de caixa ou gerentes para realizar essas operações, ao invés disso, usa apenas os caixas eletrônicos e o internet banking.Além disso, a ideia é que você não pague ou pague o mínimo possível de tarifas bancárias, a depender da instituição que oferece os serviços.
Resumindo: Conta digital é uma modalidade de conta que (na maioria das vezes) possui serviços ilimitados gratuitos quando executados exclusivamente por meios eletrônicos.
São consideradas, para efeito da gratuidade do serviço, qualquer operação realizada por internet banking através de tablets, smartphones, notebooks, computadores e caixas eletrônicos.Por fim, é importante ressaltar que as contas digitais podem ser abertas tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas. Porém, nem todos os bancos ou fintechs já disponibilizam contas digitais PJ.

Por que abrir uma conta digital?

Uma conta digital é essencial nos dias de hoje para você que precisa de praticidade nas movimentações e não gosta de precisar ir ao banco para resolver problemas.Se tem o costume de usar as soluções básicas de uma conta corrente, sem exigências como número de folhas de cheque, atendimento preferencial e créditos diferenciados… Essa conta é a ideal!Inclusive, na maioria das principais instituições bancárias, a conta digital costuma ser conhecida como a conta de “serviços essenciais”, muitas vezes gratuitas, de acordo com as normas do Banco Central.Todavia, com a modernização e aumento das fintechs que oferecem o serviço, é possível acessar benefícios que vão além do básico. Limite alto, programas de pontos, cashback e várias outras vantagens se tornaram realidade até mesmo naquelas contas mais básicas. Além disso, a conveniência deste modelo de conta é muito maior. Afinal, você consegue ter maior segurança para fazer operações através da internet e um suporte, como atendimento digital e até mesmo, gerentes virtuais.

Conta digital e banco digital: qual a diferença?

Apesar de parecerem a mesma coisa, é muito importante que você consiga diferenciar uma conta digital e um banco digital.Na conta digital de bancos tradicionais, você terá acesso a uma conta corrente que será operada única e exclusivamente pela internet. Porém, sua agência existirá e poderá ser visitada em caso de emergências.Já no banco digital, todas as operações são feitas de maneira virtual, não existindo um “local físico” a correr em caso de imprevistos.Como exemplo, temos o Banco Inter. Por lá, você tem a sua conta digital, mas a mesma é oferecida por um banco que opera no mesmo modelo.Além de todos os serviços serem serem online, em caso de dúvidas, sugestões ou emergências, os canais de comunicação virtuais deverão ser usados, como chat, e-mail, com horários pré determinados.

Como funcionam as contas digitais?

Como todo serviço digital, essas contas são mais baratas e até livre de taxas porque os custos exigidos são menores para as instituições financeiras que as oferecem, visto que normalmente não possuem agência física.Em geral, as contas digitais não cobram tarifas de pacotes mensais como as tradicionais. As contas digitais oferecem serviços como pagamentos por débito em conta, envio e pagamento de boletos, saques e até opções de investimento entre outros.A única desvantagem é que nem todas as contas tem 100% de transações gratuitas.Dessa forma, você pode acabar pagando por transferências, saques etc. Por isso, é importante consultar a tabela de valores da conta escolhida.

O que são as tarifas bancárias?

Tarifas bancárias são taxas cobradas pelo banco para prover serviços aos clientes.Emissão de talão de cheques, saldos, extratos, transferências, segunda via de cartão, tarifas de manutenção de conta, anuidades de cartão de crédito, bem como saques e pagamentos de contas via cartão de crédito também entram nessa lista.

Quais são os serviços gratuitos em uma conta digital?

Como o nome já diz, a maioria das operações é feita pela internet, por meio do seu celular ou computador.Então, se você utiliza o internet banking com regularidade, essa conta pode ser uma opção bastante vantajosa.Contas digitais sem tarifas oferecem os seguintes serviços gratuitamente:
  • abertura da conta;
  • TED e DOC gratuitos;
  • consulta de saldo e extrato bancário via internet;
  • saques e depósitos via caixa eletrônico;
  • pagamento de contas e débito automático;
  • cartão de débito.
Todavia, lembre-se que a oferta gratuita desses serviços não é regra e depende da tabela de valores na instituição que você escolher para abrir sua conta.

Quais são as vantagens da conta digital no Brasil?

Listamos, agora, algumas vantagens muito interessantes das contas digitais.

Segurança

Os bancos e as fintechs têm apostado muito em programas de segurança, como as verificações tokens e os módulos de segurança.Hoje em dia, alguns especialistas até afirmam que é muito mais seguro realizar uma transação online do que ir até um caixa eletrônico, considerando o risco das fraudes e dos assaltos.Além do mais, em casos de falha na segurança virtual, o banco tem que assumir a responsabilidade e arcar com os prejuízos financeiros.

Greves

Não é raro encontrar situações onde os bancários entram em greve. Nesses momentos, quem necessita do serviço presencial acaba saindo prejudicado. No caso do sistema online, isso não acontece.

Praticidade

Hoje em dia não há nada mais prático do que a internet, usar o aplicativo do banco te faz economizar tempo. Assim, você não precisa perder minutos/horas nas filas das agências.

Bônus: perguntas frequentes sobre as contas digitais

Vamos, agora, responder algumas perguntas frequentes que clientes ou interessados em contas digitais podem ter. Como você poderá perceber, todas elas são bem simples de serem compreendidas.

Quem pode ter uma conta digital?

Para abrir uma conta digital, é necessário que você preencha alguns requisitos impostos pelo Banco Central, como:
  • ser maior de 16 anos (com autorização dos pais);
  • ser portador de um CPF e RG válidos;
  • residência fixa no Brasil.

O que é necessário para abrir uma conta digital?

De forma geral, são solicitados os seguintes documentos:
  • apresentação de um documento de identidade (RG, CPF ou passaporte válidos);
  • ser maior de 16 anos, desde que tenha a autorização dos pais;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de renda (exigido por alguns bancos);

É importante ter uma conta digital?

Se você costuma utilizar serviços financeiras com frequência, não gosta de ir à agências físicas para resolver problemas ou precisa fazer muitas transações de pagamentos ao mês, talvez, ter uma conta digital seja importante para você.Além de deixar sua vida mais prática, você conseguirá operar o seu dinheiro com maior liberdade e facilidade. Poderá também contar com benefícios interessantes, como o acúmulo de pontos e cashback, sem pagar por tarifas altíssimas.

Quais benefícios práticos posso garantir com minha conta?

Se você quer saber sobre os serviços “além do básico”, te contamos que a resposta não é tão óbvia. Como era de se esperar, essas vantagens dependerão do banco escolhido, além da modalidade de cartão. Todavia, para te ajudar a entendê-los de forma geral, fizemos uma lista:
  • cashback;
  • programa de pontos (como o Vai de Visa ou Mastercard Surpreenda);
  • TEDs ilimitados;
  • depósito de dinheiro por meio de boletos;
  • depósito de cheque por imagem;
  • compras e transferências via QR code ou com a tecnologia Contactless.
É justamente por isso que aquela noção de que contas digitais são básicas está caindo por terra. Veja a quantidade de benefícios que você pode acessar, pagando nada (ou muito pouco) por isso.

Como abrir uma conta digital?

Se você deseja abrir uma conta digital, adiantamos que os canais são diversos e vão depender da instituição financeira escolhida.De forma geral, como o próprio nome adianta, elas podem ser feitas a partir da internet. Seja no seu smartphone, computador ou tablet, tudo isso de forma simplificada.Na hora de solicitar os documentos e confirmação de identidade, serão solicitadas fotos.Pode ser a imagem da CNH acompanhada de uma Selfie, por exemplo. O mesmo ocorre com qualquer solicitação extra.Esta é uma excelente vantagem, já que você não terá que se deslocar com aquela papelada tradicional de bancos. Saiba que o contrato também é assinado de forma online e descomplicada!

Conclusão

Após ler este conteúdo, esperamos que você tenha compreendido mais sobre as contas digitais.Além disso, perceba como as vantagens compensam, pensando na noção de custo-benefício e acesso aos serviços de forma descomplicada e na palma da mão.Agora, então, é a hora de considerar as principais opções de contas digitais e contratar aquela que faça mais sentido para você e sua realidade atual!E então? Gostou do nosso conteúdo que explica tudo o que você precisa saber sobre contas digitais? Se sim, assine a nossa newsletter para receber ainda mais informações atualizadas! 

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.