Como ganhar dinheiro com moto: 7 opções lucrativas

Transformar a moto em uma fonte de renda pode ser uma boa solução para você faturar uma grana extra. Veja quais são as melhores alternativas disponíveis.

lucas proenca
Lucas Proença

Muitos motociclistas têm dúvidas sobre como ganhar dinheiro com moto. Se você é um deles, saiba que há muitas opções de atividades lucrativas com esse veículo. 

Você pode usar sua moto tanto para ter uma renda extra quanto como fonte de renda principal e, embora a forma mais comum seja recorrer a aplicativos de entregas, não é a única alternativa. Veja algumas opções de ganhar dinheiro:

Continua após a publicidade

logo idinheiro Melhores maneiras de ganhar dinheiro com moto
Trabalhe como mototaxista
Seja motoboy em aplicativos de entrega
Alugue sua moto
Se especialize em mecânica de motos
Abra uma loja de equipamentos e acessórios para motos
Seja instrutor de autoescola
Trabalhe com revenda de motos

É importante ressaltar que, para desempenhar serviços que envolvam pilotar a moto, a habilitação na categoria A é imprescindível. 

Agora, confira como as opções listadas funcionam e saiba como começar a trabalhar com essas diferentes fontes de renda.

Continua após a publicidade

1. Trabalhe como mototaxista

Essa é uma ótima maneira de ganhar dinheiro com moto, visto que o serviço de mototáxi no Brasil é muito utilizado e, por esse motivo, pode render um bom dinheiro.

Para isso, você precisa ter um GPS ou conhecer bem a região que vai rodar e, a depender do local que você irá trabalhar, será necessário cumprir algumas exigências legais (normalmente, basta tirar uma licença na prefeitura local)

Além disso, os preços das viagens são padronizados e o uso do capacete é obrigatório para você e para o passageiro.

Trabalhar de forma regular é muito importante para evitar problemas futuros.

2. Seja motoboy em aplicativos de entrega 

Essa é uma das formas mais populares para ganhar dinheiro com moto. É possível se cadastrar facilmente em um aplicativo de delivery e começar a trabalhar.

Continua após a publicidade

Normalmente, seus ganhos dependem da quantidade de entregas que você fizer ou da distância percorrida.

Dessa forma, é um bom trabalho para ser realizado nas horas vagas, visto que você tem a liberdade de escolher os horários que quer trabalhar.

Os aplicativos mais conhecidos são o Uber Eats, o Rappi e o iFood. Entretanto, há muitos outros no mercado em que você também pode realizar o cadastro.

3. Alugue sua moto

Esse também é um bom caminho para ganhar dinheiro com moto. Tendo um pensamento empreendedor, foco e organização, é possível crescer e faturar um bom dinheiro alugando sua motocicleta.

Continua após a publicidade

Você pode avaliar quais são os tipos de serviços que mais utilizam motocicleta na sua região e oferecer a sua.

No entanto, é preciso destacar que, para esse tipo de serviço, é fundamental que sua moto tenha seguro, visto que acidentes e imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

4. Se especialize em mecânica de motos

A frota de motos tem aumentado todos os anos e esse crescimento se deve às condições facilitadas de pagamento, praticidade do veículo e o preço baixo em comparação aos automóveis.

Com isso, se especializar em mecânica de motos pode gerar um bom dinheiro. O salário médio de um mecânico de motos com carteira assinada gira em torno de R$ 2.500,00. Entretanto, você pode investir na sua própria oficina e faturar bem mais que isso.

Continua após a publicidade

5. Abra uma loja de equipamentos e acessórios para motos 

Abrir uma loja de equipamentos e acessórios para motos é um ótimo negócio para ganhar dinheiro, mas, assim como todo empreendimento, requer planejamento.

Antes de tudo, é importante decidir se sua loja será física ou virtual. Lojas virtuais requerem um menor investimento, porém, a depender da localização da loja física, talvez você faça mais vendas logo no início (se adquirir um ponto específico, por exemplo). 

Aqui, não há certo ou errado. É necessário avaliar sua região e fazer uma boa pesquisa de mercado para analisar a concorrência, encontrar bons fornecedores e tomar a melhor decisão possível.

De todo modo, os ganhos para quem abre um loja desse tipo costumam ser bem altos, afinal de contas, sempre há algum motociclista ou motoqueiro precisando de um novo equipamento ou acessório para a sua moto.

Continua após a publicidade

6. Seja instrutor de auto escola 

Essa é uma profissão bastante procurada pelos amantes dos veículos de duas rodas. O instrutor de autoescola possui um salário médio de R$ 1.779,00 e você pode ministrar tanto aulas teóricas quanto práticas.

Para trabalhar nessa área, no entanto, é necessário preencher os requisitos que estão na Lei nº 12.302/10. São eles:

  • Ter pelo menos 21 anos de idade;
  • Possuir habilitação há no mínimo 2 anos;
  • Fazer o curso de instrutor em qualquer entidade credenciada pelo Detran;
  • Ensino médio completo;
  • Não ter sofrido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias.

7. Trabalhe com revenda de motos 

No Brasil, ter um veículo próprio para se locomover com eficiência é indispensável e, nesse quesito, as motos saem na frente por serem mais baratas, práticas e ágeis no trânsito.

Em razão disso, a procura por esse tipo de veículo costuma ser bastante alta em qualquer época do ano. Sendo assim, trabalhar com revenda de motos torna-se uma boa opção para ganhar dinheiro.

Continua após a publicidade

Para conseguir uma boa margem de lucro trabalhando dessa maneira, uma alternativa interessante é participar de leilões, onde você consegue adquirir motos legalizadas por um preço bem mais acessível e, posteriormente, vendê-las por um valor mais alto.

O próprio Detran costuma fazer diversos leilões ao longo do ano e, na maioria das vezes, as motos leiloadas são aquelas que foram apreendidas por multas, por dependências financeiras ou que foram utilizadas de maneira ilegal.

Para saber como funciona e como participar de um leilão realizado por esse órgão, acesse o site do Detran.

Perguntas frequentes

  1. Qual o melhor aplicativo para trabalhar com moto?

    Podemos dizer que os melhores apps para quem possui uma moto, são: iFood, Ubear Eats, Rappi e Glovo.

  2. O que é necessário para virar um motoboy?

    É necessário ter mais de 18 anos e possuir CNH para moto por pelo menos dois anos. Além disso, também é preciso obter aprovação em um curso de 30 horas, com cadastro pelo site do Detran e ter certidões negativas de antecedentes criminais, que precisam se renovadas a cada cinco anos.

  3. Como calcular o valor de uma corrida de mototáxi?

    Basicamente, para calcular o valor de uma corrida é necessário saber a distância que será percorrida, a quantidade de combustível e o tempo que será gasto no trajeto.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.