Como Fazer uma TED no Banco do Brasil?

Se você é correntista do Banco do Brasil e não sabe como transferir dinheiro para outros bancos, veja o passo a passo para fazer uma TED.

flaviomariano
Flávio Mariano

A Transferência Eletrônica Direta – TED se tornou a melhor opção para quem quer transferir dinheiro para outros bancos. Atualmente, a transferência não tem limite mínimo nem máximo e é feita sem passa pela compensação bancária. Assim, o tempo para que o dinheiro caia na outra é conta é bem menor que o das transferências feitas por meio de DOC.

No Banco do Brasil, o cliente pode optar por fazer a TED nos caixas eletrônicos, aplicativo para celular ou internet banking. Outra opção é ir diretamente na agência, onde o serviço custa um pouco mais caro. Nos canais eletrônicos, o procedimento é bem parecido. Dessa forma, seguindo os passos abaixo você consegue realizar a transferência nos caixas eletrônicos e também pelo app.

Continua após a publicidade

Passo a Passo: TED no Internet Banking do BB

Para que você entenda melhor, explicaremos, passo a passo, como é feita a transferência eletrônica disponível pelo internet banking do Banco do Brasil. Antes de mais nada, é preciso ter acesso a sua conta pela internet. Caso você não tenha a senha, será necessário ir até uma agência para criar uma e depois validá-la para uso na internet. A senha do BB para acesso ao internet banking tem 8 dígitos.

Entre no site: https://www.bb.com.br/. Em seguida, clique em “Acesse Sua Conta”. Informe o número da agência, a conta e a senha de 8 dígitos. Se esse for o seu primeiro acesso, é possível que o banco solicite a instalação do módulo de segurança.

Depois de acessar sua conta, você se depará com uma página inicial com informações básicas como saldo e limite disponível. À esquerda, é possível escolher quais serviços você deseja solicitar. Para fazer a TED é preciso entrar em “Transferências”, como na imagem:

Observe os procedimentos para fazer a TED
Observe os procedimentos para fazer a TED

Como você pode notar, acessando a área de transferências você poderá escolher entre várias opções. A transferência para outros bancos é feita por meio de DOC ou TED. Assim, você deverá escolher essa alternativa.

O próximo passo é informar os dados de quem irá receber o dinheiro. Para a TED, é preciso informar o CPF ou CNPJ do beneficiário e o número do banco. O Banco do Brasil disponibiliza uma lista com os principais bancos do Brasil. No entanto, se a instituição onde o beneficiário tem conta não estiver relacionada, será preciso informar o COMPE ou ISPB. Veja:

Dados necessários para fazer a TED
Dados necessários para fazer a TED

Com a seta vermelha indicamos a seleção da opção TED. Também é possível marcar DOC, mas hoje em dia a TED oferece mais vantagens por ser feita sem passar pela compensação bancária. Em seguida, temos as opções COMPE e ISPB. Deixando a opção COMPE marcada você acessa a lista de bancos, lembrando que a sigla se refere ao código de 3 dígitos que identifica as instituições financeiras. Só marque o ISPB se a instituição não estiver listada.

Agora escolha se o beneficiário é pessoa física ou jurídica e informe o CPF ou CNPJ. É importante ressaltar que sem essa informação sua TED não será confirmada. Também será preciso informar o número da agência e da conta. Observe que a agência deve ser digitada sem o DV – Dígito Verificador. Se a agência do beneficiário é 3610-2, por exemplo, coloque apenas 3610 (sem o número depois do hífen). A conta corrente, porém, deve ser informada com o Dígito Verificador.

Por fim, marque qual é o tipo de TED, conforme a situação, e a finalidade da transferência. Coloque a data (é possível agendar a transferência para datas futuras) e o valor. Abaixo, será possível consultar seu saldo para saber se essa quantia está disponível. Clique em “Continuar” e dígite sua senha de 6 dígitos (a mesma do caixa eletrônico) para confirmar a transação. Você poderá salvar o comprovante em seu computador.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

85 comentários

  1. Margarida Nantes

    Olá Flávio,
    Parabéns pelas informações.Esta é a primeira vez que encontro uma pessoa que sabe do que se está falando.
    Li todas às questões impostas, apenas não encontrei a seguinte pergunta:
    1)Ao fazer uma Ted pela internet banking, é necessário receber e digitar um código pelo SMS do banco?Muito obrigada!

  2. Ivanildo Oliveira

    Preciso transferir para outra pessoa no mesmo banco (BB). Qual tipo de finalidade devo escolher?

  3. Ryudi

    No final no “tipo” o que significa e qual a diferença entre:
    • “E” Tit./ CPF diferentes
    • “D” Mesmos Tit./ CPF

    Obrigado! 🙂

  4. Continua após a publicidade

  5. SEamus

    onde eu coloco um número de referência na transferência TED do banco brasil para outro banco para que eles saibam quem enviou o dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.