Finanças Pessoais, Ganhar dinheiro

Como ter uma renda extra no fim do mês? Entenda tudo sobre o assunto!

Isabella Proença
Isabella Proença
renda extra
Neste artigo, trouxemos informações sobre o assunto, além de opções e dicas para que você consiga ter uma renda extra no fim do mês.

Como ter uma renda extra no fim do mês? Entenda tudo sobre o assunto!

Todo valor em dinheiro que você conquista ao realizar algum tipo de trabalho alternativo é chamado de renda extra

Geralmente, as pessoas buscam alternativas para aumentar seus ganhos quando, por alguma razão, o salário não está sendo suficiente para cobrir os gastos mensais.

Continua após a publicidade

Dentre as alternativas disponíveis, a internet tem mostrado ótimas opções para aumentar o orçamento, principalmente para aqueles que preferem trabalhar de casa.

E, embora em muitos dos casos os valores não sejam tão altos, eles tendem a ser suficientes para complementar a renda e ajudar nas despesas.

Continua após a publicidade

Neste artigo, trouxemos informações sobre o assunto, além de opções e dicas para que você consiga ter uma renda extra no fim do mês. Confira!

Qual é a importância em ter uma renda extra?

A grande maioria dos brasileiros trabalha com o objetivo de simplesmente pagar suas contas.

Porém, além disso, há sonhos — como ter uma família, comprar automóvel, adquirir a casa própria e viajar — que podem ser alcançados.

No entanto, infelizmente, apenas uma parcela pequena da população que consegue poupar um valor considerável do seu salário mensal para estes fins.

Nesse sentido, uma saída para essa dificuldade é descobrir ou criar novas formas de conseguir um dinheiro extra. 

Continua após a publicidade

Não depender somente do salário mensal dá a oportunidade de não apenas pagar dívidas, mas também de guardar ou investir dinheiro, despertando novas habilidades e possibilidades.

Como fazer renda extra em casa?

Trabalhar em casa pode ser uma ótima opção para quem precisa ter uma renda extra, mas prefere não se deslocar ou até mesmo quem precisa de uma fonte de renda principal e por algum motivo não pode sair para trabalhar.

Veja, a seguir, algumas sugestões para ganhar dinheiro sem sair de casa.

Alugando algum quarto da casa ou o ambiente inteiro

O aluguel de apartamentos ou casas para temporadas é uma das melhoes formas de conseguir uma renda extra.

E, de fato, esse modelo de negócio pode ser bem rentável, especialmente em épocas de alta temporada.

Continua após a publicidade

Por exemplo, se o seu imóvel fica próximo à praia, você pode alugar o espaço durante as férias, os feriados e o verão em geral, conseguindo um bom dinheiro.

Quando as pessoas planejam uma viagem, muitos já incluem no orçamento os valores de um aluguel, pois o conforto de estar em um local privado é bem atrativo.

Há sites, como o Airbnb, onde é possível anunciar seu imóvel. A plataforma cobra taxa de 3% em cima do valor do aluguel.

Além disso, você pode alugar apenas um quarto ou o imóvel inteiro. A decisão é sua.

Continua após a publicidade

Fazendo pequenos reparos em roupas

Aumentar ou diminuir o tamanho de calças, cortar mangas, trocar botões, apertar vestidos ou fazer bainha: a maioria das pessoas já tiveram que contratar um ou mais desses serviços.

Devido à correria do dia a dia, nem todos têm tempo, vontade ou habilidade para executar esses pequenos reparos citados.

Por isso, oferecer esses serviços é ótima ideia para quem pretende fazer um dinheiro extra sem de sair de casa.

Com uma boa máquina de costura, linha, agulha e um pouco de jeito, é perfeitamente possível iniciar esse pequeno negócio.

Continua após a publicidade

Cuidando de pets

Se você gosta de animais de estimação e mora em um local que tenha um espaço para os bichinhos, saiba que pode ganhar um dinheiro extra cuidando de pets. 

Para isso, basta se cadastrar em plataformas como a DogHero, que facilita o contato entre quem deseja hospedar e quem precisa de um lugar para deixar seus bichinhos durante, por exemplo, uma viagem.

Um pet sitter costuma cobrar cerca de R$ 40 por hora. No entanto, se for um cliente fixo, o valor cobrado tende a ser mais baixo.

A tarefa de cuidar de animais exige um perfil específico e a principal característica é amar os animais. 

Continua após a publicidade

Não é necessário ter nenhum tipo de formação para entrar na área, porém o ideal é fazer cursos e obter informações básicas com veterinários e tratadores.

Faça artesanato

A ideia de que artesanato é coisa da vovó é algo do passado. As principais tendências em decoração nos dias de hoje usam peças dentro do conceito DIY (sigla para “do it yourself”, traduzido como “faça você mesmo”).

Criar peças de artesanato também é uma forma de terapia, ainda mais quando é algo que já se tem uma certa destreza em produzir.

E se você por acaso nunca aprendeu a fazer crochê, busque na internet ideias criativas, como tapetes de crochê, toalhas bordadas e garrafas personalizadas que são algumas sugestões entre as diversas possíveis.

Continua após a publicidade

Na hora de vender não precisa mais bater de porta em porta como era no passado.

Nesse sentido, você pode criar a sua loja virtual ou publicar seus produtos em sites como o Elo7, onde é possível comercializar tranquilamente seus produtos.

Marmitas ou refeições saudáveis

As marmitas ou refeições saudáveis além de ajudar a economizar, também podem ser uma boa fonte de renda extra.

Invista em pessoas que não têm tempo ou não sabem cozinhar, porém, são fãs de uma alimentação saudável e caseira. Os alimentos especiais, como os sem lactose ou sem glúten também são ótimas opções de investimento.

Continua após a publicidade

Revenda produtos

No passado só existiam consultoras da Natura e Avon. Entretanto nos dias de hoje, diversas marcas procuram por pessoas que queiram revender os seus produtos. 

Utensílios domésticos, bijuterias, roupas, produtos eróticos e roupas íntimas são bons exemplos disso.

Sendo assim, escolha um desses produtos que mais se enquadre no seu perfil, use sua lista de contatos nas redes sociais e boas vendas.

Dê aulas particulares

A profissão de professor é uma das que se adaptou muito bem à internet. Hoje são várias pessoas que oferecem serviços de aulas online, através de softwares de comunicação, como o Google Hangouts e o skype.

O mais interessante é que não há nenhum tipo de limitação para essa atividade, uma vez que você pode ensinar qualquer tema.

Continua após a publicidade

Existem sites que ajudam a encontrar possíveis alunos, como o Engoo e o Getninjas. Compartilhe os seus conhecimentos em aulas particulares, como culinária, música, inglês ou matemática e consiga uma boa renda extra.

Estamparia e impressão

Você pode montar uma estamparia em casa. E esse investimento pode ser o ideal para aumentar a sua renda.

Cada vez mais pessoas estão buscando opções de investimento que ofereçam boa demanda e baixo investimento.

Sendo assim, umas das opções que mais despertam o interesse das pessoas é a estamparia.

Continua após a publicidade

Materiais como camisetas e canecas estão entre os tipos de brindes mais procurados. Logo trabalhar com estes itens é uma possibilidade boa de investimento.

Você pode comprar uma máquina de estamparia e oferecer esses produtos para empresas que participam de feiras e eventos ou até mesmo festas de aniversários.

Além das camisetas e canecas, quem trabalha com estamparia pode investir também em outros produtos, como:

  • almofadas;
  • toalhas;
  • embalagens;
  • pano de prato;
  • itens decorativos;
  • necessaire, entre outros.

Renda extra na internet: quais são as melhores formas?

Veja, a seguir, as melhores formas de fazer uma renda extra na internet.

Pesquisas online

As pesquisas de mercado são ferramentas muito importantes para empresas. Por esse motivo, várias delas pagam por estas respostas.

Continua após a publicidade

Sendo assim, é uma das alternativas de ganhar dinheiro na internet. Existem muitos 

Sites como Survey Pronto e o My Iyo que oferecem essa possibilidade, montando questionários de marcas, com o intuito de melhorar serviços e produtos.

Essas empresas pagam às plataformas para que encontrem seu público-alvo, e parte desse valor vai para a pessoa que respondeu o questionário.

A forma de pagamento e os critérios variam conforme o site. O Survey Pronto, por exemplo, requer que o usuários preencha um formulário informando os seus dados e administra as pesquisas conforme o perfil que a marca exige.

O pagamento pode ser resgatado via PayPal ou usado como crédito para comprar itens em lojas parceiras.

Continua após a publicidade

Teste de produtos

Você também consegue uma renda extra testando sites e aplicativos. Algumas plataformas pagam por esse tipo de serviço.

A lógica é parecida com a das pesquisas online. Ou seja, o usuário será remunerado para ajudar a aprimorar o produto.

De modo geral, o testador deve executar tarefas determinadas pela plataforma, como abrir o menu de configurações do app ou encontrar a página do fale conosco de um site, por exemplo.

O tempo que leva para que a tarefa seja cumprida auxilia os desenvolvedores a entender se a usabilidade está boa ou necessita de melhorias.

Continua após a publicidade

Esse tipo de função é chamada de crowdtesting e é contratada geralmente por empresas que querem testar seus aplicativos com um grande número de usuários antes do lançamento oficial.

Um dos sites que funciona dessa forma é o Userfeel. Nele, a pessoa que está realizando o teste tem que gravar a tela do aplicativo ou site e relatar o que está achando da experiência de usuário. 

Cada teste vale US$ 10 (cerca de R 53), pagos via Paypal. Já o Enroll trabalha com perguntas. Primeiramente você faz o seu cadastro fornecendo informações como nível educacional, ganhos anuais e hábitos online.

Logo após, responde às perguntas feitas por empresas, que podem “curtir” suas respostas.

As curtidas, assim como os feedbacks positivos oferecem distintivos ao usuário, que, quando atinge um certo limite de distintivos, é remunerado por isso.

Continua após a publicidade

O Userlytics também apresenta o modelo de perguntas aos testadores, que podem obter ganhos que variam de US$ 5 (cerca de R$ 25) a US$ 90 (aproximadamente R$ 480), dependendo do projeto. Os valores são recebidos também via PayPal.

Renda extra nas plataformas de afiliados

O trabalho com marketing de afiliados e digital têm crescido muito nos últimos meses no Brasil. 

Sendo assim, se você possui habilidade em vendas, está a procura de um trabalho remoto e não pretende criar e vender seu próprio produto, certamente essa será uma ótima estratégia pra você.

O marketing de afiliados é considerado um dos melhores métodos de trabalho para ganhar uma renda extra. 

Continua após a publicidade

Essa prática consiste em vender produtos via canais digitais e ganhar comissões em todas as vendas realizadas. Os métodos de divulgação quem decide é o próprio afiliado.

Por se tratar de produtos digitais ou físicos de terceiros, o seu trabalho como afiliado consiste em promover os links desses itens.

Portanto, quanto maior a divulgação e crescimento da marca, as chances de venda aumentam, assim como o lucro sobre a venda dos produtos.

Lojas no Instagram

O e-commerce é um dos setores que mais cresce não só no Brasil como no mundo todo.

Continua após a publicidade

A criação de uma loja virtual há algum tempo atrás exigia vários processos, porém, nos dias de hoje existem ferramentas que facilitam a sua elaboração com apenas alguns cliques.

Além da simplicidade de concepção e administração, o e-commerce ainda oferece várias possibilidades para trabalhar com produtos de nicho.

Beleza, moda, decoração e games, são alguns bons exemplos. Para cada segmento, há sempre uma oportunidade.

Outra boa vantagem diz respeito a estocagem, que pode ser feita em casa. A loja virtual sem dúvida alguma, é uma ótima opção se o seu objetivo é conseguir uma renda extra.

Continua após a publicidade

Venda produtos usados em plataformas online

O dinheiro anda escasso e você possui objetos e roupas que estão sem uso há tempos? Você pode revendê-los na internet e faturar um dinheiro extra.

Existem mais de 15 sites especializados na compra e venda de produtos usados no Brasil, como o eBay e o Enjoei

As melhores plataformas  permitem vender quase todos os tipos de objetos, porém, outras são especializadas na venda de calçados e roupas; móveis e objetos de decoração; artigos infantis e até smartphones.

Redator freelancer

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias do mundo digital. Por esse motivo, existe uma boa demanda por pessoas que trabalham no ramo da redação.

Continua após a publicidade

Portanto, se você gosta de escrever e sabe produzir textos de qualidade, trabalhar como redator no seu tempo vago ou no fim de semana é uma das boas opções de ganhar dinheiro extra com pouco investimento.

Grande parte das empresas procuram profissionais para produção de artigos para ranqueamento no Google, além de outros mecanismos de buscas.

Entretanto, existem outras formas de redação, como a elaboração de ebooks, anúncios, infográficos e social posts.

Você pode também optar por ser um redator generalista, ou seja, que cobre diversas áreas de conhecimento, ou se aprimorar em setores mais específicos.

Continua após a publicidade

Outra opção de renda de um redator é ter o próprio blog. Sendo assim, as fontes de renda principais são anúncios e links afiliados.

Venda de fotos

Se você é um fotógrafo profissional ou até mesmo amador, pode ganhar um dinheiro extra sem sair de casa vendendo seus cliques online.

A boa vantagem desse método é que, além de faturar um dinheiro extra, você cria um portfólio e divulga seu trabalho pela internet.

Vale lembrar, que nem sempre as imagens precisam de qualidade profissional, apesar de ser o recomendado.

Continua após a publicidade

Nesse caso, o fotógrafo pode vendê-las diretamente aos clientes através das redes sociais e sites ou cadastrá-las em banco de imagens.

Alguns dos bancos de imagens mais conhecidos, que pagam por cada download das fotos, são o Shutterstock e o iStock.

O Shutterstock, além de fotografias, também aceita ilustrações e vídeos, abrindo o leque de opções para que mais pessoas possam contribuir. 

Após realizar o cadastro, você envia suas criações para a plataforma (pelo menos 10), e espera a análise. Sempre que alguém comprar sua imagem você receberá de 20 a 30% do valor total.

Continua após a publicidade

Traduções

De forma parecida aos redatores, os tradutores no ambiente digital também têm boa oportunidade de faturar uma renda extra.

Várias pessoas ganham dinheiro traduzindo livros, textos de blogs e até mesmo fazendo legendas de vídeos

Esse tipo de trabalho segue um fundamento bastante simples: quanto maior a dificuldade em encontrar uma pessoa que seja fluente na língua procurada, maior será o valor a ser pago pelo serviço. Por outro lado, a demanda nem sempre é grande.

Dropshipping

O dropshipping é um método muito utilizado no e-commerce voltado à intermediação de vendas.

De outro modo, é o processo de receber um pedido e repassá-lo ao fornecedor, que será responsável por todas as demais operações envolvidas.

Continua após a publicidade

O lucro é obtido através da diferença do preço divulgado e o valor real do produto. A boa vantagem, nesse método, é que não é necessário que você tenha nenhum tipo de preocupação com logística, entrega ou estoque.

O único e verdadeiro trabalho de quem trabalha através do dropshipping é somente a venda em si.

Consultorias

A consultoria foi uma das atividades que mais ganhou com a revolução da internet. Por um simples motivo, praticamente todos os processos de um consultor podem ser feitos remotamente.

Alguns exemplo incluem: divulgação, vendas, negociação, apresentação, comunicação e amostra de resultados.

No setor de marketing digital, segmento que está em plena expansão, é bem frequente que empresas procurem profissionais capacitados para prestarem esse tipo de serviço.

Continua após a publicidade

Produtos importados

A revenda de produtos importados é uma das práticas presente há mais tempo na internet.

Funciona de forma simples e prática: a pessoa compra uma quantidade razoável de itens em lojas internacionais por um preço bem mais acessível e, depois revende por diversos meios digitais, normalmente lojas virtuais.

Uma das formas de obter sucesso nessa prática é ter um foco em determinados nichos.

Elaborar lojas específicas para públicos segmentados é uma excelente ideia para não somente atrair mas também fidelizar os consumidores.

Continua após a publicidade

Assistente virtual

Você pode se tornar um assistente digital ou um tipo de secretário virtual.

Nesse tipo de trabalho, você executa tarefas específicas para pessoas e empresas. Um bom exemplo desse tipo de segmento são os atendentes de chats digitais.

Para trabalhar nesse tipo de atividade, você pode fazer o cadastro em sites de freelancers, como o 99Freelas e o Workana.

Blogs

A criação de blogs e sites é outro tipo de trabalho muito procurado no mundo digital. Se você pretende oferecer esse tipo de serviço para ganhar uma renda extra, vale muito a pena estudar as melhores práticas de criação de sites e blogs no WordPress.

A estratégia de blogging oferece muitas possibilidades de monetização, porém, todas elas se baseiam em tráfego constante e de qualidade.

Continua após a publicidade

Você pode gerar receita através de anúncios do Google, links afiliados, propagandas negociadas com clientes de forma direta ou até mesmo atrair o público interessado no seu serviço ou produto.

Renda extra com investimentos: como começar?

Quais os melhores negócios para abrir sem a necessidade de muito dinheiro?

Se você pretende empreender e não sabe por onde começar, possivelmente já fez essa pergunta.

Seja para variar as atividade ou ampliar a renda além do salário como funcionário, é possível, abrir uma empresa com pouco ou até mesmo nenhum investimento.

Um baixo custo inicial quer dizer menor risco, e essa é uma ótima perspectiva para quem está iniciando.

Continua após a publicidade

Qualquer empresa digital, por exemplo, tem um custo bem menor se comparado com outros tipos de empreendimentos mais tradicionais.

Essa opção é bem interessante para quem procura investir com menor risco ou até mesmo para quem não tem recursos e acesso a crédito.

De qualquer maneira, no Brasil, a escassez de recursos não costuma impedir novos negócios.

De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no ano de 2017 e conduzida com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 36 em cada 100 brasileiros adultos são empreendedores.

Conforme à Amway Global Entrepreneurship Report de 2018, 84% dos brasileiros mantém uma posição favorável ao empreendimento e 59% já pensaram ou pensam em montar o próprio negócio.

Continua após a publicidade

Sendo assim, se você está focado em abrir um negócio que requer investimento é necessário encarar a realidade e pensar nos custos.

Para tal, você deve elaborar o que chamamos de plano de negócios, que será um planejamento bem detalhado do seu empreendimento.

Nele, você vai colher o máximo de informações sobre a área de atuação, a concorrência, os custos, as perspectivas de faturamento e muitos outros detalhes.

Isso servirá de base não apenas para tirar o negócio do papel, mas também para conduzi-lo posteriormente ao sucesso.

Continua após a publicidade

Como me preparar para ter sucesso na ação?

Veja, a seguir, como ter sucesso no seu empreendimento:

Tenha um objetivo em mente

O planejamento estratégico é um dos meios mais importantes para o crescimento de qualquer tipo de negócio.

Entretanto, é comum os empreendedores não darem a devida importância a este fator, especialmente no contexto das pequenas e microempresas brasileiras.

Elas costumam subestimar a parte de definição de objetivos, que é fundamental para o bom andamento das atividades do seus empreendimentos.

Não importa a área de atuação, o empreendedor não deve menosprezar a importância de determinar metas para o seu negócio.

Continua após a publicidade

Portanto tenha um objetivo em mente quando iniciar um novo negócio, isso servirá de parâmetro comparativo para avaliação futura do progresso do seu empreendimento, facilitando assim o acompanhamento do sucesso.

Desenvolva metas factíveis

Saber estipular metas e ter um objetivo alcançável é o começo de uma trajetória de sucesso, tanto profissional quanto pessoal.

Isso se deve ao fato de quando temos uma meta definida, fica mais fácil enxergar quais são as atitudes que devemos tomar para alcançar o objetivo desejado.

Sendo assim, ao iniciar um negócio, seja ele físico ou digital, você precisa ter noção de onde deseja chegar com o seu empreendimento.

Continua após a publicidade

Encontre a melhor plataforma, produto ou serviço

Imagine que você esteja nos seus primeiros passos no e-commerce, por exemplo, e tenha ainda poucos produtos, além de uma cartela de clientes pequena.

Montar um site para realizar suas vendas é um passo importante para expandir o seu empreendimento.

Porém, inicialmente, você pode não dispor de muito capital para investir. Sendo assim, certamente ofertas de plataformas de e-commerce gratuitas vão chamar a sua atenção.

Se você optar por uma dessas ferramentas e não avaliar as contrapartidas, poderá investir muito do seu tempo personalizando e montando sua loja para só depois perceber que ela não oferece os recursos básicos que você necessita.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, é importante, no momento da procura por uma plataforma de e-commerce, que você avalie detalhadamente todos os recursos que poderá usar no plano gratuito ou até mesmo nos planos mais em conta.

Se porventura, essas informações não estiverem bem claras no site, solicite que a empresa envie tudo isso detalhado para você.

Divulgue o seu trabalho

Você pode ter um potencial incrível, um serviço ou produto que faça a diferença na vida do seu cliente, porém, de nada adianta se você não for visto.

O trabalho tende a decolar a partir do momento em que você consegue a atenção de outra pessoa.

Continua após a publicidade

Se você não souber onde está a atenção do seu prospecto, provavelmente vai perder energia e tempo, sem ter o retorno esperado. Ou seja, não vai conseguir fechar as vendas.

E a atenção dos seus futuros clientes está no digital, e deve continuar assim por algum tempo. Para você ter uma noção, os brasileiros passam cerca de 3 horas e 30 minutos navegando nas mídias sociais.

Por esse motivo, a internet é a melhor vitrine para você divulgar o seu negócio.

Faça melhorias constantes

Antes mesmo de definir seus objetivos, você precisa saber em quais áreas do seu negócio necessitam de melhorias.

Continua após a publicidade

Mesmo se você já tiver noção dos aspectos que mais impactam seu empreendimento, destine um tempo para analisar sua página de vendas e estratégia de divulgação.

Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar o seu empreendimento:

  • identifique os pontos fracos e fortes do seu negócio;
  • procure saber o que os concorrentes do seu nicho estão fazendo, isso vai ajudá-lo a identificar oportunidades de melhoria em seu negócio;
  • você deve estar atento as tendências do seu mercado para saber como atender melhor os seus clientes em potencial.

Seja paciente

Nos dias de hoje, queremos ser recompensados o mais breve possível.

Queremos tudo no nosso tempo, e muitas vezes esquecemos que as coisas mais importantes nos negócios e até mesmo na vida, costumam demorar um certo tempo para acontecerem.

Não é uma regra, porém, geralmente, o retorno de um novo negócio costuma demorar cerca de um ano ou até mais. Por isso, tenha paciência e mantenha o foco que logo seu negócio vai decolar.

Conclusão

Você pôde notar que o mercado de atuação para adquirir uma renda extra é bem amplo e que conhecer as sua principais aptidões vai te ajudar bastante a decidir qual o melhor caminho a escolher.

Entretanto, nada ou pouco adianta ganhar um dinheiro a mais se você não tiver um controle financeiro pessoal eficiente.

Continua após a publicidade

O controle financeiro pessoal é o hábito de organizar todas as receitas e despesas no período mensal, levando em consideração tanto as contas fixas quanto os gastos gerais.

Sendo assim, independentemente do caminho que você deseja tomar em relação a todos esses exemplos de fontes de renda extra, saiba que é de suma importância gerir bem o seu dinheiro.

Somente dessa forma, você conseguirá organizar a sua vida financeira, alcançar objetivos e até mesmo conquistar a sua autonomia financeira.

Este artigo foi útil? Então assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *