Como fazer rifa no Instagram? Entenda se é legal

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo e, por isso, pode ser utilizado como um excelente meio de divulgação.

Escrito por Lucas Proença

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Saber como fazer rifa no Instagram é essencial para impulsionar as suas vendas. Afinal de contas, a rede social é uma das mais populares do mundo.

No entanto, antes de começar o planejamento e a divulgação da sua rifa, é importante entender se essa prática é permitida por lei.

Pensando nisso, preparamos este artigo com um guia de como fazer rifa no Instagram, além de mostrar o que a legislação diz a respeito desta atividade. Acompanhe a leitura!

Como fazer rifa no Instagram?

Fazer rifa no Instagram é bastante simples. Basta seguir o roteiro:

  • escolher um produto atraente e relevante para seus seguidores;
  • estabelecer normas e regras;
  • criar a arte oficial da rifa e uma boa descrição;
  • definir a estratégia de venda, divulgação e data do resultado;
  • divulgar os ganhadores da rifa de maneira confiável.

Quais as vantagens de fazer rifa pelo Instagram?

Esse tipo de ação traz para o perfil do organizador da rifa um engajamento bastante significativo, afinal, o número de pessoas dispostas a concorrer ao prêmio em questão tende a ser grande.

No entanto, há outras vantagens que a realização de uma rifa no Instagram promove. São elas:

Ganho de visibilidade

A realização de uma rifa online no Instagram é uma ótima alternativa para alcançar um público que vai além dos seus seguidores.

Isso porque ao estimular o seu público a marcar amigos nos comentários, você consequentemente alcançará mais pessoas e conquistará mais seguidores.

Satisfação do público

Não é novidade para ninguém que o engajamento do público é fundamental para ter sucesso no Instagram.

Dessa forma, ao saber como fazer rifa no Instagram você estará melhorando a percepção dos seus clientes em relação à marca.

Retorno sobre o investimento

Imagine, por exemplo, que você invista R$200 em um prêmio para rifar no Instagram. 

Utilizando boas estratégias e alcançando um grande número de pessoas, você terá um bom retorno sobre o investimento de acordo com a quantidade de rifas vendidas.

Qual produto escolher para rifar ou sortear no Instagram?

Quando o assunto é como fazer rifa no Instagram, a escolha do produto a ser rifado é um tema extremamente importante.

Imagine, por exemplo, que você possua uma loja de utensílios domésticos e faça uma rifa de um iPhone. Provavelmente, a repercussão será grande e você conquistará uma quantidade considerável de seguidores.

No entanto, será que esses seguidores realmente estão interessados no seu produto? Após a divulgação do resultado é provável que poucos deles se tornem, de fato, clientes do seu negócio.

Isso porque o produto desejado na rifa vai atrair um público que não necessariamente está interessado na sua loja, apenas no iPhone.

Sendo assim, antes de fazer uma rifa no Instagram, tente escolher um produto que seja atraente para o seu público-alvo e que esteja alinhado com a proposta da sua marca.

É permitido fazer rifa no Instagram?

Conforme a Lei n° 5.768, de 1971, e a Portaria n°20.749, de 2020, a distribuição gratuita de prêmios mediante sorteios, rifas, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, só pode ocorrer mediante a uma autorização prévia do Ministério da Fazenda.

Para conseguir essa autorização, é necessário enviar um pedido ao Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC), entre 40 a 120 dias antes da realização da promoção.

Segundo a própria legislação, essa autorização só é concedida à pessoa jurídica que exerça atividade comercial, industrial ou de compra e venda de bens imóveis. Ou seja, pessoas físicas não podem realizar promoção comercial.

Além disso, também necessitam de autorização os sorteios considerados filantrópicos, ou seja, que tem como objetivo angariar recursos para a manutenção ou custeio da obra social a que se dedicam. Nesse caso, apenas a modalidade sorteio está autorizada.

De todo modo, para realizar um sorteio filantrópico, é preciso que a solicitação ocorra por meio de entidades privadas sem fins lucrativos, as sociedades cooperativas e as organizações religiosas.

O Ministério da Economia aponta, ainda, que concursos exclusivamente culturais, recreativos, artísticos e desportivos não necessitam de autorização. Desde que a intenção seja premiar talentos artísticos e desportivos ou oferecer lazer, sem fins lucrativos.

Por fim, após a realização da rifa ou do sorteio, a empresa deve prestar contas ao Governo Federal. Apresentando alguns documentos, como:

  • comprovante de propriedade dos prêmios;
  • recibos de entregas dos prêmios assinados pelos ganhadores;
  • Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Taxa de fiscalização

Para solicitar a autorização da promoção comercial, a empresa também precisa efetuar o pagamento de uma taxa de fiscalização, que é determinada a partir do valor dos prêmios oferecidos. Veja a seguir:

  • prêmios de até R$1000: taxa de R$27;
  • prêmios de R$1000 até R$ 5000: taxa de R$133;
  • prêmios de R$5000 até R$ 10000: taxa de R$267;
  • prêmios de R$10000 até R$50000: taxa de R$1333;

Proibições

Há, ainda, alguns produtos que não podem ser rifados ou sorteados, segundo o Ministério da Fazenda. São eles: medicamentos, armas e explosivos, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas e fumos e seus derivados.

Além disso, não são permitidas promoções que estimulem:

  • jogos de azar;
  • proporcionem lucro imoderado aos seus executores;
  • acarretem no alijamento de empresas concorrentes;
  • promovam fator deseducativo da infância e da adolescência;
  • não asseguram igualdade de tratamento para todos os concorrentes.

Por fim, vale destacar que o lançamento e divulgação da promoção só podem começar após serem aprovadas pelo governo e, quando concedida, possui validade de 12 meses.

Qual a punição para quem faz rifa no Instagram sem autorização?

A empresa que realizar uma promoção no Instagram sem autorização ou não cumpra todas as exigências, fica sujeita a cassação da autorização, proibição de realizar distribuição gratuita de prêmios pelo prazo de até 2 anos, além de uma multa de até 100% do valor total dos prêmios.

As punições também são válidas para as empresas que não realizarem a prestação de contas referente às práticas autorizadas pelo governo federal.

Bônus: 4 dicas importantes para fazer uma boa rifa no Instagram

Depois de aprender como fazer rifa no Instagram, é importante conhecer 4 dicas que te ajudarão a ter sucesso nesta atividade. 

1- Defina as regras cuidadosamente

As regras da rifa precisam ser extremamente claras para que o público possa segui-la sem mais problemas.

2- Não copie conteúdo de outros perfis

Fazer uso de textos ou imagens de outros perfis no Instagram pode trazer consequências negativas (incluindo plágio ou até mesmo gerar uma desaprovação do público).

3- Escolha as hashtags certas

As hashtags são ferramentas de suma importância para conseguir alcance no Instagram. Mas lembre-se: o excesso delas também pode prejudicar a postagem e afastar os seguidores.

Sendo assim, utilize as hashtags com moderação e tente aproveitar todas as tendências dentro do seu contexto.

4- Cumpra tudo aquilo que foi prometido

A partir do momento que uma rifa ou sorteio é publicado, você assume uma grande responsabilidade com o público.

Dessa forma, é importante pensar em todos os detalhes da logística do sorteio, possíveis problemas e imprevistos, bem como o momento da divulgação do resultado.

Perguntas frequentes sobre como fazer rifa no Instagram

  1. Como divulgar uma rifa no Instagram?

    Para divulgar uma rifa no Instagram, existem três dicas essenciais. São elas: tirar uma foto de qualidade dos prêmios, de preferência uma imagem em alta resolução, ser breve na descrição e pedir para seus amigos compartilharem a sua rifa nos stories.

  2. Pode colocar rifa no Instagram?

    De acordo com o Instagram, “a divulgação de qualquer tipo de promoção ocorre 'por conta e risco' do usuário, com isenção de responsabilidade da rede social”.

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