Ganhar dinheiro

Como ganhar dinheiro no YouTube: 9 dicas infalíveis para quem está começando!

Victor Leitão
Victor Leitão
Pessoa abrindo o app do Youtube no celular e pensando como ganhar dinheiro no Youtube
Quer começar seu próprio canal no YouTube ou mesmo monetizar o seu passatempo favorito? Se esse é o seu objetivo, leia o nosso artigo completo. Vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para criar um canal no youtube e ganhar dinheiro!

Artigo originalmente publicado em blog.mobills.com.br. Conteúdos e comentários foram integralmente mantidos.

Como ganhar dinheiro no YouTube: 9 dicas infalíveis para quem está começando!

“Como ganhar dinheiro no YouTube?” Em plena era digital, onde a cada dia que se passa utilizamos com mais frequência as redes sociais, atire a primeira pedra quem nunca parou para se fazer essa pergunta!

Afinal, quem nunca quis ter uma fonte de renda extra, não é mesmo? Ainda mais conseguindo monetizar o seu passatempo preferido, como a produção de conteúdos em vídeo.

Continua após a publicidade

Ganhar dinheiro na internet é uma ótima opção para melhorar sua situação financeira, até porque essa ideia normalmente exige um baixo investimento inicial.

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo e, com a possibilidade de monetização aos seus criadores de conteúdo digital, ela é um excelente meio para você aumentar seus ganhos.

Continua após a publicidade

Além disso, ao se tornar um grande influenciador digital, o dinheiro recebido com a monetização dos seus vídeos pode vir a se tornar também a sua principal fonte de renda. Gostou da ideia?

O melhor de tudo é que atualmente você pode ganhar dinheiro extra com pouco investimento, sendo necessário apenas bastante criatividade e tempo para fazer conteúdos sempre originais.

Perdendo apenas para o Google, o YouTube é o segundo site mais acessado no Brasil e no Mundo.

Atendendo, mensalmente, aproximadamente 2 bilhões de usuários, essa mídia social contribui para o crescimento de produtores de conteúdo de todas as áreas.

Continua após a publicidade

Logo, não importa qual o seu ramo, se trabalha com artesanato, culinária, economia, música, entre muitas outras.

Se você gosta e produz bons conteúdos, monetizar esse seu passatempo ou atividade preferida é uma excelente forma para ganhar dinheiro.

Nesse artigo, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro no YouTube.

Como ganhar dinheiro no YouTube?

Para ganhar dinheiro no YouTube é necessário se inscrever no Programa de Parcerias do YouTube.

Continua após a publicidade

Por meio desse Programa, os criadores de conteúdo têm acesso a mais recursos e funcionalidades que não são oferecidos aos youtubers que não pertencem ao YPP (YouTube Partner Program, em inglês).

Além dos recursos de monetização do YouTube, ao se tornar um participante do YPP, você também garante acesso à equipe de suporte aos criadores de conteúdo do YouTube e à ferramenta de correspondência de direitos autorais da plataforma.

Logo após ser aceito nesse Programa, é possível otimizar a forma como você usa essa rede social para ganhar dinheiro.

Como ganhar dinheiro no YouTube: 9 dicas infalíveis para quem está começando

Ganhar dinheiro no YouTube pode ser mais simples do que você imagina.

Por isso, separamos 9 dicas infalíveis com requisitos básicos para você começar a monetizar seus vídeos. São elas:

Continua após a publicidade

1. Criação de um canal no YouTube

Se você ainda não utiliza a plataforma, antes de tudo, vai precisar saber como criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro.

Não somente para começar a monetizar seus vídeos, mas também para interagir na plataforma como um todo, por meio de comentários e criação de playlists, por exemplo, você precisa possuir um canal no YouTube.

Ou seja, seu primeiro passo para começar a ganhar dinheiro no YouTube é criando um novo canal, se não possuir um.

Para criar um canal no YouTube é bem simples, basta você fazer login com uma conta do Google por meio de um computador ou pelo site da plataforma para dispositivos mobile.

Continua após a publicidade

Após isso, será necessário realizar alguma ação que exija um canal. Você pode tentar enviar um vídeo, fazer um comentário ou criar uma playlist.

Todas essas ações irão exigir que sua conta esteja vinculada ao seu canal no YouTube. Então, ao fazer isso, você receberá uma mensagem para criar um.

Para concluir a criação, você precisa verificar os detalhes da conta e clicar no botão ‘Confirmar’, e pronto!

Agora você possui um canal no YouTube e pode investir na criação e futura monetização dos seus vídeos.

Continua após a publicidade

2. Como ganhar dinheiro com vídeos no YouTube

Para ganhar dinheiro com vídeos no YouTube você precisa criar vídeos 100% originais, independentemente do seu segmento.

Por meio do Copyright Match Tool, ferramenta que faz a correspondência de direitos autorais da plataforma, é possível identificar se o seu conteúdo faz correspondência com outros vídeos.

Logo, assim como você pode solicitar a remoção de um vídeo que viole seus direitos autorias, outros criadores de conteúdo podem fazer o mesmo com você.

Além disso, a produção de um conteúdo original pode te aproximar ainda mais dos seus espectadores, aumentando assim suas chances de ganhar dinheiro com a plataforma.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que, se você está iniciando agora e está se perguntando: Como um canal iniciante pode monetizar? Saiba que o YouTube criou o YouTuber Creators Academy.

Com o YouTuber Creators Academy, você tem acesso a cursos para aprimorar a produção dos vídeos.

E não para por aí, você também vai aprender a organizar suas finanças pessoais e como definir as melhores estratégias para alavancar o seu negócio.

Caso esteja tendo dificuldades para gerenciar seu dinheiro, não deixe de ler o artigo: 7 estratégias simples e efetivas para organizar as finanças pessoais.

Continua após a publicidade

3. Habilitando a monetização no YouTube

Como já mencionado, para habilitar a monetização e começar a monetizar seus vídeos no YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, você precisa fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube.

No entanto, é fundamental que você entenda que lidar com o seu dinheiro é uma atitude chave para o seu sucesso financeiro, pois o quanto você gasta é mais importante do que o quanto você ganha.

Dessa forma, não adianta buscar novas formas de ganhar dinheiro se você não sabe fazer um planejamento financeiro eficiente.

4. Programa de Parcerias do YouTube

Para participar do Programa de Parcerias do YouTube você precisa seguir todas as políticas de monetização da empresa, além das Diretrizes de Conteúdo Adequado para Publicidade e das Diretrizes da Comunidade do YouTube.

Continua após a publicidade

Ademais, é necessário residir em um país onde o Programa está disponível, ter mais de 4 mil horas de exibição pública válidas nos últimos 12 meses, mais de 1 mil inscritos e ter uma conta do Google AdSence vinculada.

Após se inscrever nesse Programa de parcerias, basta aguardar o processo de avaliação. Caso tenha a solicitação recusada, é possível se inscrever 30 dias após a recusa.

Importante: Todas as formas de monetização direta por meio do YouTube começam a partir da adesão ao Programa de Parcerias do YouTube.

5. Exibição de anúncios nos vídeos

Uma das maneiras de ganhar dinheiro no YouTube é por meio da exibição de anúncios em seus vídeos.

Continua após a publicidade

Com esse tipo de publicidade paga, parte do dinheiro recebido de empresas que podem ofertar produtos ou serviços na plataforma é revertido para você.

O valor ganho tem como base o Custo por Mil visualizações (CPM).

Isso significa que, a cada mil reproduções de anúncios em seus vídeos, você ganha parte do dinheiro investido pelo anunciante.

Logo, se você já se perguntou “Com quantas visualizações começa a ganhar dinheiro no YouTube?”, está aqui a resposta!

A cada 1 mil visualizações no vídeo, estima-se que a plataforma pague entre 0,25 e 4,50 dólares. No Brasil, atualmente, esse valor fica entre 1,33 e 23,98 reais, após a conversão.

Continua após a publicidade

Por isso, é de suma importância produzir um conteúdo original e atrativo que fortaleça sua marca, engaje o seu público e lhe traga um bom número de visualizações em seus vídeos.

6. Super Chat e Super Stickers

Outra forma de ganhar dinheiro no YouTube acontece por meio do Super Chat e Super Stickers.

O Super Chat nada mais é do que uma forma de monetização da plataforma onde o usuário paga para ter seu comentário em destaque em uma transmissão ao vivo no YouTube.

Já os Super Stickers funcionam quase da mesma forma, mas com figurinhas.

Nesse caso, o usuário pode comprar figurinhas para reagir em Lives de seus youtubers favoritos.

Continua após a publicidade

Sendo assim, ao fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube, você tem acesso a esse recurso e pode monetizar seu trabalho com criação de conteúdo em vídeos.

7. Receita do YouTube Premium

Dado que agora você sabe que o YouTube paga por visualização, ganhar dinheiro com vídeos no YouTube não é tão complicado assim, contanto que você alcance um bom número de pessoas.

Cumprindo os requisitos básicos para participar do Programa de Parcerias do YouTube e sendo aceito no Programa, você pode ganhar parte da receita do YouTube Premium.

Isso porque, o YouTube reverte esse dinheiro pago pelos assinantes Premium aos criadores de conteúdo com base em quanto conteúdo os seus espectadores assistem.

Continua após a publicidade

Sendo assim, essa é outra maneira de monetizar o seu conteúdo: recebendo parte da mensalidade paga por assinantes do YouTube Premium.

8. Divulgação de produtos e marcas

Ao se tornar um influenciador ou influenciadora digital você pode receber produtos de empresas em troca de divulgação dos mesmos.

Não somente no YouTube, você pode aproveitar o engajamento de suas redes sociais, como o Instagram, para fazer publicidade e aumentar sua renda.

Atualmente, o uso de redes sociais tem crescido bastante, o que torna esses meios de comunicação ainda mais atrativos quando o assunto é atrair e reter clientes.

Continua após a publicidade

Por isso, é super comum grandes empresas buscarem criadores de conteúdo digital que se encaixam no perfil da marca para representar os seus produtos.

Então, não esqueça dessa ideia quando começar a monetizar seus vídeos no YouTube!

Caso inicialmente as empresas não venham até você, não hesite em entrar em contato para parcerias.

9. Torne-se um afiliado(a)

Os afiliados são divulgadores de serviços, produtos e marcas em seu ambiente de protagonismo.

No mercado digital, você pode fazer parte de um Programa de afiliados de uma empresa que gosta.

E, geralmente por meio de links personalizados, você pode estar divulgando a marca para os seus inscritos ou seguidores.

Continua após a publicidade

Você pode usar o Programa de afiliados como uma forma de engajar seu público oferecendo desconto nos produtos das marcas indicadas, lucrando sobre a venda conquistada por meio do seu link personalizado, ou de ambas as formas.

Existem outras formas de monetizar na plataforma?

Se você possui mais 30 mil inscritos e participa do Programa de Parcerias do YouTube, você pode, por exemplo, solicitar participar dos Clubes dos canais.

Um dos benefícios desse Programa é que você pode receber pagamentos mensais do seu público em troca de benefícios exclusivos para membros.

E mais, se o seu perfil está ligado à alguma marca, outra forma de ganhar dinheiro no YouTube se dá por meio da venda dos produtos em uma loja virtual.

Continua após a publicidade

Com a loja virtual, você pode divulgar os produtos e ainda impulsionar sua marca na plataforma.

Como funciona o pagamento do YouTube?

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro no YouTube, precisa saber também como funciona o pagamento na Plataforma.

O pagamento no YouTube é feito em dólares com base no Custo por Mil visualizações (CPM).

Ou seja, a cada mil reproduções de anúncios em seus vídeos, você ganha parte do dinheiro investido pelo anunciante.

Continua após a publicidade

Para receber o dinheiro, é preciso que o dono do canal ou o seu responsável financeiro tenha mais de 18 anos de idade e possua uma conta no Google AdSence, onde é realizado o pagamento.

Quanto ganha um youtuber?

Confesso que até eu sempre tive essa curiosidade: Quanto ganha um youtuber? E se você está lendo isso é porque você também já teve um dia.

Então, na realidade, o YouTube não divulga o quanto os produtores de conteúdo ganham com publicidade.

Ou melhor, qual o percentual pago pela plataforma.

Porém, sabemos bem que existem canais milionários no YouTube, entre outros com ganhos bastante modestos na plataforma.

Continua após a publicidade

No Brasil, com mais de 27 milhões de inscritos, o youtuber Pedro Afonso Rezende (Proprietário do canal Rezende Evil) é considerado o youtuber mais bem pago do país, com o faturamento de até 1 milhão de reais por mês.

Seguido pelo youtuber Felipe Neto e Whindersson Nunes, com faturamento mensal de aproximadamente 800 mil e 200 mil, esses criadores de conteúdo somam juntos mais de 100 milhões de inscritos.

A nível mundial, o T-Series é o maior canal do YouTube do mundo.

Com um ganho mensal estimado entre 741,2 mil a 11,9 milhões de dólares, o canal tem mais de 145 milhões de inscritos.

Conclusão

Independentemente de qual seja a sua motivação para buscar uma renda extra na internet, ganhar um dinheiro a mais no fim do mês pode te ajudar a alcançar mais rapidamente a independência financeira.

Continua após a publicidade

Ao longo desse artigo, você aprendeu como ganhar dinheiro no YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo.

No entanto, não adianta ganhar mais dinheiro se você não possui um bom planejamento financeiro e não irá utilizar esse meio de monetização do seu trabalho ou hobbie para ter uma vida mais próspera.

Ao colocar essas dicas em prática, eu sei que certamente você conseguirá o que deseja, ganhar dinheiro no YouTube.

Mas, para otimizar os seus resultados, utilize uma ferramenta de gerenciamento financeiro, um sistema de controle financeiro pessoal online como o Mobills, ou mesmo uma planilha no excel.

Assim, ficará muito mais fácil tomar o controle da sua vida financeira.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    2 resposta em “Como ganhar dinheiro no YouTube: 9 dicas infalíveis para quem está começando!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *