Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como ganhar dinheiro no YouTube: 9 dicas infalíveis para quem está começando!

Você pode ganhar dinheiro no Youtube a cada 1000 visualizações de seus vídeos.
Veja como faturar alto, quanto ganha um youtuber de sucesso e mas.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão Especialista em Ganhar Dinheiro e Bancos Digitais

Como ganhar dinheiro no YouTube? Em plena era digital, essa é a pergunta que muitas pessoas, empreendedores e empresas estão fazendo. Afinal de contas, trata-se de um canal democrático e, claro, com ótimas oportunidades de renda extra!

Dá para ganhar dinheiro sendo Youtuber, fazendo divulgação de seus produtos, lives, vídeos que viralizam e rendem uma boa quantia pelo programa de monetização Youtube Programa de Parceria (YPP) e muito mais. Para mostrar as principais oportunidades e dicas, nesse conteúdo trouxemos:

Continua após a publicidade

  • Ganhar dinheiro com seu próprio canal do Youtube
  • Divulgar links de afiliado
  • Faturar uma renda compartilhando vídeos no Youtube
  • Usar a monetização do Youtube para ganhar dinheiro
  • Participar do YPP (Youtube Programa de Parceria)
  • Exibir anúncios em vídeos do seu canal no Youtube
  • Usar o Super chat e o Super Stickers
  • Alcançar a receita Youtube Premium
  • Fazer divulgação de produtos e serviços

Ganhar dinheiro na internet é uma ótima opção para melhorar sua situação financeira, até porque essa ideia normalmente exige um baixo investimento inicial. Veja mais.

Como ganhar dinheiro no YouTube?

Primeiramente, para ganhar dinheiro no YouTube é necessário se inscrever no Programa de Parcerias do YouTube. Por meio desse Programa, os criadores de conteúdo têm acesso a mais recursos e funcionalidades que não são oferecidos aos usuários que não pertencem ao YPP (YouTube Partner Program, em inglês).

Continua após a publicidade

Além dos recursos de monetização do YouTube, ao se tornar um participante do YPP, você também garante acesso à equipe de suporte aos criadores de conteúdo do YouTube e à ferramenta de correspondência de direitos autorais da plataforma.

Logo após ser aceito nesse Programa, é possível otimizar a forma como você usa a rede social para ganhar dinheiro.

Quantas visualizações para ganhar dinheiro no YouTube?

A cada mil visualizações no vídeo, estima-se que a plataforma pague entre 0,25 e 4,50 dólares, dependendo do tipo de conteúdo, público-alvo e outras especificações não divulgadas pelo Youtube.

Por isso, é de suma importância produzir um conteúdo original e atrativo que fortaleça sua marca, engaje o seu público e lhe traga um bom número de visualizações em seus vídeos.

Continua após a publicidade

9 oportunidades para ganhar dinheiro no Youtube

Ganhar dinheiro no YouTube pode ser mais simples do que você imagina. Por isso, separamos 9 dicas infalíveis com requisitos básicos para você começar a monetizar seus vídeos.

1. Criar canal no YouTube

Se você ainda não utiliza a plataforma, antes de tudo, vai precisar saber como criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro.

Não somente para começar a monetizar seus vídeos, mas também para interagir na plataforma como um todo, por meio de comentários e criação de playlists, por exemplo. Para tudo isso, você precisa criar um canal no YouTube.

Como criar canal no Youtube e ganhar dinheiro?

Para criar um canal no YouTube é bem simples, basta fazer login na rede social usando uma conta do Google, seja por desktop, seja pelo seu smartphone.

Continua após a publicidade

Depois, clique na logo de usuário com sua foto e selecione a opção “Criar um canal”. A partir desse ponto, você vai conferir alguns dados, inserir informações sobre seu canal e finalizar o cadastro. Pronto, você já pode começar.

É claro que os projetos, em fase iniciais, podem demorar a ter um grande número de visualizações e, por consequência, remuneração pela plataforma. Mas, o segredo é planejar bons conteúdos e ter regularidade, ou seja, fazer um trabalho de qualidade e não desistir.

Aos poucos você começará a conquistar seu público e estimar ganhos. Quer saber, por exemplo, quanto ganha um Youtuber com 1000 inscritos? A resposta é que depende do número de visualizações que eles proporcionam.

Se todos assistirem um mesmo vídeo que você publicou, então serão 1000 views. O Youtube paga entre 0,25 e 4,50 dólares por visualizações, então, esses serão os ganhos iniciais.

Continua após a publicidade

2. Divulgar links de afiliados

Uma outra forma bastante conhecida e popular de como ganhar dniheiro no youtube é divulgando links de afiliados nos vídeos postados no seu canal.

Os afiliados são divulgadores de serviços, produtos e marcas em seu ambiente de protagonismo. No mercado digital, você pode fazer parte de um programa de afiliados de uma empresa que gosta.

Além disso, você pode usar o programa de afiliados como uma forma de engajar seu público oferecendo desconto nos produtos das marcas indicadas, lucrando sobre a venda conquistada por meio do seu link personalizado, ou de ambas as formas.

Nesse sentido, a Lomadee está entre as melhores opções de programas de afiliados no momento, uma vez que a plataforma é líder no quesito marketing de afiliados.

Continua após a publicidade

Nela, você pode anunciar e vender produtos de marcas bastante conhecidas, como Nike, Shoptime, Carrefour, Pontofrio, entre outras, por meio de links personalizados. Por cada venda efetuada, você receberá uma comissão.

3. Como ganhar dinheiro com vídeos no YouTube

Para ganhar dinheiro com vídeos no YouTube você precisa criar conteúdos 100% originais e relevantes para seu público. Além de atender as regras da plataforma, isso também vai atrair mais visualizações e inscritos para o canal.

A produção de um conteúdo original pode te aproximar ainda mais dos seus espectadores, aumentando assim suas chances de ganhar dinheiro com a plataforma.

Por meio do Copyright Match Tool, ferramenta que faz a correspondência de direitos autorais da plataforma, é possível identificar se o seu conteúdo faz correspondência com outros vídeos.

Continua após a publicidade

Logo, assim como você pode solicitar a remoção de um vídeo que viole seus direitos autorias, outros criadores de conteúdo podem fazer o mesmo com você.

icon

Youtube para iniciantes

Vale ressaltar que, se você está iniciando agora e está se perguntando como um canal iniciante pode monetizar, saiba que o YouTube tem o YouTuber Creators Academy. Nele você tem acesso a cursos para aprimorar a produção dos vídeos, organizar suas finanças pessoais, definir as melhores estratégias para alavancar o seu negócio etc.

4. Começar a monetizar o YouTube

Como já mencionado, para habilitar a monetização e começar a monetizar seus vídeos no YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, você precisa fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube.

Como monetizar o Youtube?

Para monetizar um canal do Youtube, é preciso atender alguns requisitos. São eles:

  • ter pelo menos 4 mil horas de conteúdo público exibido nos últimos 12 meses;
  • ter mil inscritos no canal, pelo menos;
  • produzir e divulgar conteúdos 100% originais;
  • ter uma conta no Google Adsense;
  • Ser maior de 18 anos ou ter um responsável legal para gerenciar seus ganhos

Esses são os principais requisitos, que ainda podem ter outras especificações dependendo do tipo de conteúdo que seu canal irá reproduzir.

5. Participar do Programa de Parcerias do YouTube

Para participar do Programa de Parcerias do YouTube você precisa seguir todas as políticas de monetização da empresa, além das Diretrizes de Conteúdo Adequado para Publicidade e das Diretrizes da Comunidade do YouTube.

Continua após a publicidade

Ademais, é necessário residir em um país onde o Programa está disponível e atender os requisitos que já descritos acima.

Após se inscrever nesse Programa de parcerias, basta aguardar o processo de avaliação. Caso tenha a solicitação recusada, é possível se inscrever novamente 30 dias após a recusa.

Importante: Todas as formas de monetização direta por meio do YouTube começam a partir da adesão ao Programa de Parcerias do YouTube.

O valor ganho tem como base o Custo por Mil visualizações (CPM). Isso significa que, a cada mil reproduções de anúncios em seus vídeos, você ganha parte do dinheiro investido pelo anunciante.

Continua após a publicidade

6. Exibir de anúncios nos vídeos

Uma das maneiras de ganhar dinheiro no YouTube é por meio da exibição de anúncios em seus vídeos. Com esse tipo de publicidade paga, parte do dinheiro recebido de empresas que podem ofertar produtos ou serviços na plataforma é revertido para você.

Vale lembrar que o Youtube é o intermediador entre o youtuber e as marcas nesse caso. E, se você tem um canal que fala sobre maternidade, pode ser o escolhido para divulgar produtos e serviços voltados as puérperas, mães e bebês, por exemplo.

Como ganhar dinheiro com anúncios no Youtube?

Para ganhar dinheiro com anúncios no seu canal do Youtube, precisará ter vídeos que atendam os requisitos da plataforma e também, ativar sua conta no YouTube Studio.

O passo a passo é simples. Veja como ativar anúncios em vídeos do seu canal:

Continua após a publicidade

  • Acesse o YouTube Studio;
  • No menu disponível à esquerda, escolha a opção Conteúdo;
  • Entre os vídeos disponíveis, selecione aquele que você deseja ativar os anúncios;
  • Depois, escolha o tipo de anúncios que você deseja e clique em Salvar para finalizar o processo.

Quais os tipos de anúncios do Youtube?

Os formatos de anúncios disponíveis para a configuração no seu canal dependem do equipamento que os usuários usam para acessar o canal do Youtube, o tempo de duração, local onde ele será exibido e se pode ou não, ser cancelado pelo visitante. Veja:

  • Anúncios gráficos, apresentados na lateral do vídeo e exclusivamente em desktops;
  • Anúncios de sobreposição, exclusivos para desktops e que aparecem sobre o vídeo;
  • Anúncio ignorável, que o visitante do vídeo pode excluí-lo depois de 5 segundos de exibição;
  • Anúncio não ignorável, com duração de 30 segundos e não pode ser “pulado”.

Os anúncios podem aparecer antes, durante ou ao final do vídeo.

7. Super Chat e Super Stickers

Outra forma de ganhar dinheiro no YouTube acontece por meio do Super Chat e Super Stickers. O Super Chat nada mais é do que uma forma de monetização da plataforma onde o usuário paga para ter seu comentário em destaque em uma transmissão ao vivo no YouTube.

Já os Super Stickers funcionam quase da mesma forma, mas com figurinhas. Nesse caso, o usuário pode comprar figurinhas para reagir em Lives de seus youtubers favoritos.

Sendo assim, ao fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube, você tem acesso a esse recurso e pode monetizar seu trabalho com criação de conteúdo em vídeos.

Continua após a publicidade

8. Receita do YouTube Premium

Dado que agora você sabe que o YouTube paga por visualização, ganhar dinheiro com vídeos no YouTube não é tão complicado assim, contanto que você alcance um bom número de pessoas.

Cumprindo os requisitos básicos para participar do Programa de Parcerias do YouTube e sendo aceito no Programa, você pode ganhar parte da receita do YouTube Premium.

Isso porque, o YouTube reverte esse dinheiro pago pelos assinantes Premium aos criadores de conteúdo com base em quanto conteúdo os seus espectadores assistem.

Sendo assim, essa é outra maneira de monetizar o seu conteúdo: recebendo parte da mensalidade paga por assinantes do YouTube Premium.

Continua após a publicidade

9. Divulgação de produtos e marcas

Ao se tornar um influenciador ou influenciadora digital você pode receber produtos de empresas em troca de divulgação dos mesmos. Não somente no YouTube, você pode aproveitar o engajamento de suas redes sociais, como o Instagram, para fazer publicidade e aumentar sua renda.

Atualmente, o uso de redes sociais tem crescido bastante, o que torna esses meios de comunicação ainda mais atrativos quando o assunto é atrair e reter clientes.

Por isso, é super comum grandes empresas buscarem criadores de conteúdo digital que se encaixam no perfil da marca para representar os seus produtos. Então, não esqueça dessa ideia quando começar a monetizar seus vídeos no YouTube!

Caso inicialmente as empresas não venham até você, não hesite em entrar em contato para parcerias.

Continua após a publicidade

Existem outras formas de monetizar o Youtube?

Se você possui mais 30 mil inscritos e participa do Programa de Parcerias do YouTube, você pode, por exemplo, solicitar participar dos Clubes dos canais.

Um dos benefícios desse Programa é que você pode receber pagamentos mensais do seu público em troca de benefícios exclusivos para membros.

E mais, se o seu perfil está ligado à alguma marca, outra forma de ganhar dinheiro no YouTube se dá por meio da venda dos produtos em uma loja virtual.

Com a loja virtual, você pode divulgar os produtos e ainda impulsionar sua marca na plataforma.

Continua após a publicidade

Como funciona o pagamento do YouTube?

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro no YouTube, precisa saber também como funciona o pagamento na Plataforma. O pagamento no YouTube é feito em dólares com base no Custo por Mil visualizações (CPM).

Ou seja, a cada mil reproduções de anúncios em seus vídeos, você ganha parte do dinheiro investido pelo anunciante.

Para receber o dinheiro, é preciso que o dono do canal ou o seu responsável financeiro tenha mais de 18 anos de idade e possua uma conta no Google AdSence, onde é realizado o pagamento.

Quanto o Youtube paga por mil visualizações?

Algo entre US$ 2 e US$ 34 é o pagamento do Youtube.

Quanto o Youtube paga por 100 mil visualizações?

O Youtube paga entre US$ 500 a US$2,5 mil para cada 100 mil visualizações.

Quanto o Youtube paga por 1 milhão de visualizações?

O pagamento para 1 milhão de visualizações no Youtube gira em torno de US$2 mil e US$4 mil.

Continua após a publicidade

Quanto o Youtube paga por 1 bilhão de visualizações?

O Youtube paga por 1 bilhão de visualizações algo entre R$300.000,00 a R$500.000,00, uma quantia que varia conforme o valor do CPM e a cotação do dólar.

Quanto tempo demora para receber dinheiro do Youtube?

Depois de alcançar o pedido mínimo de saque de US$100 e indicar uma conta que aceita remessas internacionais, basta fazer o pedido via Adsense. O tempo para dinheiro estar disponível na conta do youtuber varia conforme o serviço financeiro escolhido.

Quanto ganha um youtuber?

Todo mundo deseja saber quanto ganha um youtuber, afinal de contas, aqueles mais bem sucedidos estão sempre mostrando uma vida confortável, novas aquisições e viagens dos sonhos, não é mesmo?

Mas, não é muito fácil descobrir quanto ganha um youtuber já que eles podem diversificar seus ganhos de diferentes maneiras. Alguns até dão consultoria ou aulas para que outras pessoas sigam a carreira de youtuber.

Continua após a publicidade

Temos, porém, alguns dados que podem ajudar a descobrir quanto ganha um youtuber. Se o CPM é de 0,25 até 4,50 dólares, e isso dá entre 1 e 19 reais a cada mil visualizações, podemos contabilizar:

  • um milhão de visualizações do Youtube dá entre R$1.000,00 e R$19.000,00;
  • 7,8 milhões de visualizações, que é a média do canal Omelete do Youtube, podem gerar uma receita entre R$2.000 e R$20.000,00

Socialblade: o site para ver quanto ganha um youtuber

Já pensou, um youtuber ganhar R$20.000,00 por mês? Pois eles conseguem ir muito além desse ganho de acordo com o Socialblade, site para ver quanto ganha um youtuber atualmente.

Filtrando pelo país, o canal do youtuber Luccas Neto é o que chama atenção, já que teve cerca de 17.544.068,239 visualizações contabilizadas. Convertendo esse valor no CPM, teremos em média R$175.000 por mês de ganho.

Os números dos youtubers Felipe Neto e Whindersson Nunes também impressionam. Com faturamento mensal de aproximadamente 800 mil e 200 mil nos anos anteriores, esses criadores de conteúdo somam juntos mais de 100 milhões de inscritos.

Continua após a publicidade

A nível mundial, o T-Series é, talvez, o maior canal do YouTube do mundo com um ganho mensal estimado entre 741,2 mil a 11,9 milhões de dólares, sendo que o canal tem mais de 145 milhões de inscritos.

Dicas para criar um canal no Youtube do zero e ganhar dinheiro!

Aqui separamos algumas dicas rápidas, mas necessárias, para a criação do seu canal do Youtube e, claro, que vão ajudar a ganhar dinheiro com visualizações e muito mais.

Como escolher nomes para colocar no canal do Youtube?

O ideal é que o nome esteja alinhado com o assunto (nicho) do seu canal do Youtube, não seja repetido e, tenha uma boa sonoridade e escrita. Vale lembrar que os endereços de url não usam acentuação ou caracteres especiais, assim, ao escolher, certifique-se que o nome do seu canal do Youtube não vai gerar duplas ou mais interpretações.

Crie objetivos de curto, longo e médio prazo

Objetivos menores são mais facilmente alcançáveis e, nesse sentido, ideais para ajudar nos primeiros passos. Você pode focar em alcançar 1000 inscritos no Youtube nos 6 primeiros meses, gravar 10 horas de conteúdos semanalmente, dentre outros, inicialmente.

Continua após a publicidade

Depois, pode partir para objetivos e médio e longo prazo, como prospectar parcerias, alcançar 100 mil inscritos no YouTube, associar-se a uma agência especializada etc.

Publique conteúdos regularmente

Consistência na produção e publicação de conteúdo é essencial para quem deseja criar um canal no Youtube e engajar seu público. Ou seja, eles vão aguardar pelos vídeos e suas views estarão garantidas.

Para isso, crie um calendário de publicações, escolhendo os temas de acordo com seu nicho e se organizando para a produção.

Se você tem um canal sobre educação, por exemplo, pode trazer conteúdos sobre faculdades, programas de bolsas e sites de cursos como o Udemy, Coursera, até mesmo a Estácio.

Divulgue o nome do seu canal do Youtube

Com um nome para seu canal do Youtube bem legal, aproveite para compartilhar com amigos, familiares, nas suas redes sociais e até em grupos especiais sobre o tema.

Perguntas frequentes de quem quer ganhar dinheiro no Youtube

  1. Como ganhar dinheiro no YouTube mais rápido?

    Para ganhar dinheiro no YouTube mais rapidamente é preciso alcançar o limite mínimo de saque US$100 em prazos menores. Além disso, considerando que o CPM do Google, custo a cada mil visualizações, varia entre 0,25 e 4,50 dólares, se seus vídeos viralizarem e o número de inscritos aumentar, você pode subir sua média de ganhos e faturar mais rápido e em maior quantidade.

  2. Como funciona o pagamento do Youtube?

    Para ganhar dinheiro pelo Youtube, é preciso cadastrar a conta no Adsense e definir qual a forma de pagamento deseja receber seus ganhos. Os valores são disponibilizados a cada US$ 100 e a conta indicada deve aceitar remessas internacionais.

Continua após a Publicidade

19 comentários

  1. Edmilson

    Uma duvida. Se a cada 1000 visualizações geram entre 1 a 19 reais. Então esse valor será o pagamento mensal que o YouTube pagará enquanto o video estiver disponivel?
    Ou veja, todos os meses será pago com esse valor mensal, certo?
    Ou será um pagamento unico?

  2. Elisabete

    Gostei de saber como funciona , sim tem que se dedicar, mais vou chegar lá.

  3. Denilson

    Muito.bom estava cheio de.duvidas agora tô mais tranquilo vou tentar no YouTube obrigado

  4. Continua após a publicidade

  5. Youtube não é pra qualquer.
    Tem que ter muita persistência e muita força de vontade.
    😩😩😩😩

  6. Quero abrir um canal pra mim como artista( cantora) mas mesmo lendo isso tudo, ainda n sei como começar, porque ainda nao tenho nenhum conteúdo pronto… tipo, musica gravada, videoclipe etc… eu poderia começar postando apenas textos sobre mim ou com assuntos do meio musical até eu ter uma musica e vídeo gravado? Preciso muito de uma resposta de algum especialistas nessa área… desde ja agradeço pelo bom conteúdo!

  7. Continua após a publicidade

  8. Augusta Fonsêca

    Boa noite!

    Gostei de saber que, é possível ganhar dinheiro no YouTube, e eu gostei muito de ter achado este passo a passo no idinheiro, parabéns ao criador.
    Pastora Augusta Fonseca.

  9. Gabriela Santos

    Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
    dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos

  10. Continua após a publicidade

  11. Bruno Soares

    Você acha que ainda é possivel ganhar dinheiro no youtube?
    Sinceramente eu vejo uma galera tentando e não
    conseguindo nada, estou na duvida se aposto no youtube ou
    não. Desde já agradeço pelo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.