Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como fazer para voltar o sinal da TV? Veja quais podem ser as possíveis causas!

Descubra como fazer para voltar o sinal da TV no nosso artigo completo, tire suas dúvidas e saiba como resolver!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Mesmo com toda a cobertura da TV digital implantada no Brasil, ainda acontece os temidos problemas de sinal. E, nessas horas, qualquer um de nós pode ficar perdido em relação às medidas que podem ser tomadas para encontrar a solução.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ensinar como fazer para voltar o sinal da TV, evitando aquele estresse de perder seus conteúdos favoritos por conta de alguma falha. Continue com a gente e confira!

Continua após a publicidade

Por que minha TV está sem sinal?

Para saber como fazer para voltar o sinal da TV, é preciso entender se a causa desse problema está restrita ao seu aparelho ou se afeta toda a sua região. Portanto veja alguns fatores que podem ser avaliados!

Cabos e conexões

Existem antenas, cabos e conectores específicos tanto para a tv digital quanto para a tv por assinatura. Confira se os equipamentos estão em bom estado, se são os adequados e se estão conectados de forma correta.

Continua após a publicidade

Tipo e posição da antena

Mesmo as TV’s mais modernas, já prontas para receber o sinal aberto de TV digital podem precisar do uso de uma antena, seja ela interna ou externa. Descubra qual a mais adequada à sua tv, e procure posicioná-la de forma a extrair o máximo de eficiência do equipamento.

Interferência climática

Como o sinal digital de TV é transmitido pelo ar, em dias de chuva forte é comum que o sinal fique prejudicado. Nesses casos, resta apenas esperar o tempo melhorar para que o sinal seja restabelecido.

Conversor digital

Se a sua TV é de um modelo mais antigo e precisa de um conversor digital, o problema pode ser na instalação dessa peça ou na conexão dele com a antena. Confira se está tudo certo e se for o caso, teste outro conversor para ver se o problema é resolvido.

Como fazer para voltar o sinal da TV?

São várias as formas de como fazer com que o sinal da sua TV volte a funcionar de forma correta, em diferentes tecnologias. Confira!

Continua após a publicidade

Como fazer para voltar o sinal da TV digital?

Apesar de serem cada vez mais raros, existem ainda alguns problemas que podem fazer com que o sinal da sua TV digital perca qualidade ou até desapareça por um tempo, sendo eles: 

  • Chuvas intensas: que podem piorar a qualidade do sinal. Nesse caso, basta esperar o tempo ruim passar para que o problema se resolva;
  • Cabos e conexões: que podem estar velhos, gastos, danificados ou conectados de maneira incorreta. Verifique tudo e efetue a troca dos mesmos, caso necessário;
  • Problemas de configuração: que pode ser resolvido acessando o manual do produto e reconfigurando a TV;
  • Posição da antena: que pode prejudicar o sinal, caso esteja mal posicionada.

Como fazer para voltar o sinal da TV por assinatura?

Quando se trata de TV por assinatura, além das medidas citadas para o sinal digital aberto, também existem outras maneiras de como fazer para voltar o sinal da TV.

Tente seguir esses passos:

  1. Desligue a tomada do decodificador;
  2. Espere alguns segundos e ligue outra vez;
  3. Se o aparelho não religar automaticamente, tente ligá-lo com o controle remoto.

Leia também: Qual é a melhor TV por assinatura? Conheça as opções e avalie!

Caso o sinal ainda esteja fora do ar, entre em contato com a operadora para saber se há instabilidade no sinal da sua região ou para solicitar uma visita técnica.

Como fazer para voltar o sinal da TV aberta?

A TV aberta com sinal analógico tem se tornado cada vez menos presente na vida das pessoas e isso torna ainda mais frequente a ocorrência de problemas relativos a esse sinal.

Continua após a publicidade

Além de todos os problemas que acontecem na TV digital e por assinatura, no sinal analógico a qualidade ainda pode ser afetada pela tecnologia ultrapassada e ausência de equipamentos para receber e codificar o sinal. 

O que fazer se a minha TV está sem imagem e som?

Se a sua TV está sem som e sem imagem, isso pode ser causado por diversas razões, que vão desde a qualidade do sinal — seja da TV digital aberta ou de alguma operadora — à problemas no equipamento e no próprio aparelho.

Caso você execute as medidas já citadas e mesmo assim, o problema não se resolva, o melhor caminho é levar sua televisão em uma assistência técnica especializada.

Como resolver TV sem sinal com aviso na tela?

Algumas operadoras de TV por assinatura mantêm um aviso na tela do seu aparelho televisor, mesmo que esteja sem sinal. Nesses casos, se você já seguiu os passos recomendados de como fazer para voltar o sinal e o problema não foi resolvido, é hora de entrar em contato com a sua operadora.

Continua após a publicidade

Pelos canais de atendimento adequados, a empresa vai te informar se há problemas técnicos na transmissão do sinal, instabilidade por parte da emissora que emite essa frequência específica ou até mesmo algum bloqueio gerado por pendências de pagamento.

icon

Dicas

Caso não sejam esses os casos, você pode abrir uma solicitação de visita técnica, para que um profissional resolva o problema.

Afinal, vale a pena aprender como fazer para voltar o sinal da TV?

Poucas situações podem ser tão frustrantes quanto reunir os amigos para ver aquela partida de futebol e sua TV estar sem sinal. 

Pensando nisso, vale muito a pena se manter informado e aprender como fazer para voltar o sinal da TV de maneira rápida e prática. Afinal, são procedimentos simples e que podem restabelecer a transmissão sem que você precise esperar por uma visita técnica.

Veja também: Espelhar celular na TV: aprenda como fazer com o nosso tutorial completo!

Agora que você já conhece as principais causas de perda na transmissão e como fazer para voltar o sinal da TV, pode ficar mais tranquilo na hora de encarar esse tipo de problema. Assim, as chances de você passar perrengue na hora de assistir seus programas favoritos podem ser reduzidas, evitando que você passe por estresses desnecessários.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.