Erros no aplicativo do Banco do Brasil: como resolver?

Confira os principais erros que podem acontecer no aplicativo do BB e como resolvê-los.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os aplicativos de banco se tornaram uma forma prática de resolver questões financeiras do dia a dia, como fazer transferências e pagar contas. No entanto, o que fazer quando acontecem erros e problemas no aplicativo Banco do Brasil? Será que seu dinheiro fica seguro mesmo com o app BB fora do ar?

Os clientes do banco têm a opção de ir ao caixa eletrônico, mas muitos dos problemas no app do Banco do Brasil podem ser resolvidos rapidamente, com a atualização do aplicativo, por exemplo. Saiba agora quais são os mais comuns, como proceder quando acontece algum erro e dicas de segurança ao usar o app.

Quais os principais erros no aplicativo do Banco do Brasil?

Conheça agora os erros no aplicativo Banco do Brasil mais comuns e o que você pode fazer para resolvê-los.

1. App do Banco do Brasil fora do ar: o que fazer?

Quando o app do Banco do Brasil está fora do ar, você não consegue acessar nenhum dos serviços, nem mesmo sua conta. Mesmo após verificar a conectividade com a internet, o problema persiste. Além disso, outros usuários começam a relatar o mesmo problema.

A recomendação é aguardar algumas horas, até que o suporte do aplicativo resolva o problema e você consiga realizar as operações normalmente. Se isso não acontecer em algumas horas, a recomendação é entrar em contato com o Suporte Técnico BB, que funciona 24h por dia.

2. Não consigo acessar o aplicativo do BB: o que fazer?

O primeiro passo, ao não conseguir acessar o app BB, é verificar a conexão com a internet. Caso esteja instável, pode ocorrer de não conseguir entrar na conta pelo aplicativo. Após verificar a internet (Wi-Fi e 4G), observe se está digitando a senha corretamente.

Também é indicado ver se o app está atualizado com a versão mais recente. Se não estiver, faça a atualização e tente acessar novamente.

3. Não consigo usar o aplicativo do Banco do Brasil para fazer pagamentos: o que fazer?

Verifique se o erro apresentado é “Este dispositivo não está autorizado para realizar transações financeiras. Deseja autorizá-lo?”. Quando o dispositivo ainda não foi autorizado, não permite fazer transações como pagamentos. Esta autorização deve ser feita diretamente no caixa eletrônico.

Possui outro dispositivo com acesso à conta? Logue a conta nele e libere o novo celular ou tablet para pagamentos e outras transações. Como segunda opção, a primeira liberação pode ser feita via SMS, no entanto, o chip precisa estar no mesmo aparelho do aplicativo.

4. Erro no PIX no Banco do Brasil: o que fazer?

Erros no Pix podem acontecer por: chave pix errada ou instabilidade no sistema de transações via Pix, do Banco Central. No primeiro caso é indicado verificar se digitou corretamente a chave recebida, tente novamente e veja se o erro persiste. Em seguida, solicite novamente ao recebedor sua chave pix.

Quando o erro é resultado de instabilidades no sistema, você recebe uma notificação falando sobre isso. A recomendação é aguardar alguns minutos e tentar de novo. Logo que a instabilidade for resolvida o Pix poderá ser feito.

A situação aconteceu no momento do envio e você apenas não recebeu o comprovante? Veja no extrato da conta se o dinheiro não foi enviado e peça ao destinatário para verificar se recebeu algo.

5. Problema de conexão com o app BB: o que fazer?

Erros de conexão podem ter duas causas: a primeira é o acesso à internet do seu celular, já a segunda é uma instabilidade no sistema do BB. Comece testando a conexão, troque o 4G para o Wi-Fi ou o contrário e tente novamente.

Quando o erro persiste e a conexão com a internet está normal em outros aplicativos, é válido verificar a última atualização do app. Por questões de segurança, o app desatualizado nem sempre consegue acesso ao sistema.

Em último caso, ao se tratar de instabilidade do sistema do Banco do Brasil, você verá relatos de outros usuários e em sites como o DownDetector. Aguarde até que o sistema retorne ao normal.

6. Erro ao validar o certificado no aplicativo BB: o que fazer?

Este erro pode aparecer ao tentar abrir o aplicativo do Banco do Brasil. A recomendação é fazer uma desinstalação completa e tentar instalar outra vez o app. Também é válido testar se o erro persiste em outros smartphones ou tablets.

Procure verificar se o aplicativo está com a versão mais recente instalada e se o aparelho possui espaço interno e memória RAM livres para o bom funcionamento. Caso o erro persista, entre em contato com o Suporte Técnico do Banco do Brasil nos telefones 4004-0001 ou 0800 729 0001.

7. Falha na autenticação inicial Banco do Brasil, erro 012.4: o que fazer?

Outro erro comum no app do BB é o 012.4, de falha na autenticação inicial. Assim como nos outros erros, recomendamos conferir se o aplicativo está atualizado.

A orientação do Banco do Brasil é realizar uma nova tentativa de acesso ao aplicativo posteriormente. Caso o problema persista, você pode contatar o Suporte Técnico do BB pelo telefone 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades), opção 8 e 4.

8. Erro “Null is not an object” Banco do Brasil

Alguns clientes do BB relatam a mensagem “Null is not an object” ao tentar acessar o aplicativo do banco. O BB não se pronunciou sobre esse erro, mas o mais provável é que seja algum problema no banco de dados do sistema do app. Nesse caso, vale a pena conferir se o aplicativo está atualizado.

Caso o problema persista, você pode contatar o Suporte Técnico do BB pelo telefone 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades), opção 8 e 4.

9. “Aconteceu um problema de conexão com nosso app” BB

Se a sua internet estiver funcionando normalmente, é provável que seja algum problema do aplicativo do Banco do Brasil. Nesse caso, você verá relatos de outros usuários com o mesmo problema, e em sites como o DownDetector.

Sendo assim, não tem muito o que fazer além de aguardar o sistema voltar ao normal. Você também pode tentar contatar o Suporte Técnico do BB pelo telefone 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades), opção 8 e 4.

10. Aplicativo do Banco do Brasil não abre

Quando você tenta abrir o aplicativo do Banco do Brasil, ele fecha instantaneamente? Se isso está acontecendo, é provável que seja um problema no aplicativo, que deve ser corrigido em uma atualização. Por isso, é importante conferir se o seu app está atualizado.

Também pode ser um problema com a compatibilidade do seu celular: se for um modelo mais antigo, pode ser que o sistema operacional não aguente abrir o aplicativo. Nesse caso, como é um problema do aparelho, não há muito o que fazer, além de tentar acessar por um modelo mais recente.

Dicas de segurança para usar o aplicativo do Banco do Brasil

Como faz uso de dados pessoais dos clientes na internet, o Banco do Brasil precisa cumprir as orientações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Com isso, ao baixar o app, você precisa concordar com a política de privacidade da empresa para que possa utilizar seus serviços.

De qualquer forma, para se prevenir contra ataques hackers e golpes, o usuário do aplicativo pode adotar algumas medidas.

Use redes de internet seguras

Evite acessar o aplicativo do Banco do Brasil em redes de internet públicas ou compartilhadas. Opte por fazer isso apenas pelo 4G ou pela rede Wi-Fi da sua casa, desde que essa possua senha.

Adote senhas fortes

O aplicativo Banco do Brasil trabalha com duas senhas diferentes. A primeira delas tem 8 dígitos e é usada apenas para acessar o app. A segunda é sua senha do cartão, com 6 dígitos, para transações financeiras como pix, transferência e pagamento de contas. Aposte em senhas fortes e evite combinações de números óbvios, como data de nascimento.

Mantenha o app BB e o celular atualizado

Verifique se existem atualizações para o aplicativo Banco do Brasil e para o seu celular. Mantenha ambos sempre atualizados, pois as novas versões corrigem erros de segurança.

Instale o aplicativo oficial BB

Evite instalações de sites desconhecidos ou apps não oficiais. Baixe o aplicativo do BB pela sua loja oficial (Google Play ou AppStore). Aplicativos de fontes não confiáveis podem trazer vírus e roubar seus dados.

Não use o app BB no celular de outras pessoas

Tenha o app instalado no seu próprio celular ou tablet e não acesse a conta nos aparelhos de outras pessoas. Por mais que a senha não fique salva, o aparelho da outra pessoa pode estar com algum programa ou malware que lê as entradas feitas no teclado e armazena suas senhas.

Como você pode ver, erros no aplicativo Banco do Brasil podem acontecer, porém, podem ser resolvidos. O mais importante é manter seu app atualizado, assim como seu aparelho, para evitar problemas com roubos de dados.

Tenha um bom antivírus

Já existem vírus que atacam o celular e a melhor forma de evitar o problema é usar um bom antivírus. Mesmo que você tenha bastante cuidado no uso, pode, em um acesso a um site, acabar infectando o aparelho.

Monitore o app BB com frequência

Acesse o aplicativo ou consulte seu saldo e transações no caixa eletrônico com certa frequência. Assim, se identificar qualquer operação não autorizada você pode comunicar o banco imediatamente sobre a fraude.

Perguntas frequentes sobre erros no aplicativo BB

  1. O app do BB é seguro?

    Sim, o aplicativo do Banco do Brasil, quando baixado do canal oficial e mantido atualizado é seguro.

  2. Como atualizar o aplicativo do Banco do Brasil?

    Faça a atualização do aplicativo apenas pelos canais oficiais, ou seja, pela loja de aplicativos do seu celular. No Android use a Google Play e no iOS a Apple Store.

  3. A instabilidade do app do Banco do Brasil coloca meu dinheiro em risco?

    A instabilidade pode impedir seu acesso temporariamente, mas seu dinheiro e produtos de crédito na conta do BB são protegidos pela instituição, que tem obrigações contratuais e legais com a segurança dos seus bens e dados.

  4. O que significa o erro 012.4 do Banco do Brasil?

    O erro 012.4 significa que ocorreu uma falha na autenticação inicial do aplicativo. A orientação do Banco do Brasil é realizar uma nova tentativa de acesso ao aplicativo posteriormente. Caso o problema persista, você pode contatar o Suporte Técnico do BB: 4004 0001 ou 0800 729 0001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp