Investir em franquias de autoatendimento, como as de lavanderia, é uma maneira inteligente de entrar no mercado com um modelo de negócio eficiente e em crescimento. Essas franquias oferecem a vantagem de um investimento inicial mais acessível, com a praticidade de um serviço que atende à demanda de consumidores que buscam conveniência e rapidez.
Para te ajudar a escolher a franquia de lavanderia mais adequada ao seu perfil, preparamos uma lista com algumas das melhores opções desse segmento para investir. Confira a seguir os detalhes de cada uma e descubra qual delas é a mais indicada para o seu plano de sucesso.
Franquia de lavanderia | Investimento inicial | Faturamento médio mensal | Prazo de retorno |
Franquia 5àSec | A partir de R$100 mil até R$450 mil | R$50 mil | 12 a 24 meses |
Franquia eLav | A partir de R$69 mil até R$79 mil | R$25 mil | 18 a 24 meses |
Franquia #1 Lavanderia | A partir de R$51 mil | R$18 mil | 12 a 18 meses |
Franquia Omo Lavanderia | A partir de R$160 mil | R$30 mil | 26 a 39 meses |
Franquia 60 Minutos Lavanderia | A partir de R$90 mil | R$18 mil | 18 a 36 meses |
Franquia Dry Clean USA | R$300 mil | R$60 mil | 8 a 13 meses |
Franquia BonaSecco | A partir de R$90 mil até R$350 mil | R$45 mil | 24 a 36 meses |
Franquia Lava e Leva | A partir de R$40 mil até R$65 mil | R$21 mil | 6 a 18 meses |
Franquia Mr. Jeff | A partir de R$126 mil | R$24 mil | 12 a 16 meses |
Franquia Minha Lavanderia | A partir de R$215 mil até R$250 mil | R$60 mil | 24 a 36 meses |
Franquia C’Clean | A partir de R$135 mil | R$20 mil | 24 a 36 meses |
Franquia Lavô | A partir de R$100 mil até R$199 mil | R$25 mil | 12 a 24 meses |
Optar por um modelo de autoatendimento em franquias de lavanderia é uma excelente maneira de reduzir custos operacionais enquanto oferece um serviço moderno e de alta qualidade. Essa abordagem é ideal para quem deseja empreender de maneira inovadora e escalável, aproveitando as vantagens de um setor em constante crescimento.
Isso porque, a crescente demanda por praticidade, devido à rotina agitada de muitas pessoas, tem feito com que mais consumidores busquem terceirizar a lavagem de roupas. Além disso, muitas famílias veem nessas franquias uma alternativa para reduzir os custos com a lavagem doméstica, especialmente em casas com várias pessoas.
Quer saber mais sobre como investir em franquias de lavanderia? Confira o guia completo que preparamos com todas as informações para te ajudar a tomar a melhor decisão!
Como é o mercado de franquia de lavanderia no Brasil?
O Brasil possui cerca de 8.000 lavanderias em operação, sendo 6.000 no atendimento doméstico e 2.000 no segmento industrial, conforme dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav). Apesar de apenas 4% da população utilizar esses serviços regularmente, espera-se que esse número cresça para 10% até 2030, o que abre um bom espaço para expansão.
As franquias de lavanderia fazem parte do segmento de Limpeza e Conservação, que cresceu 11,6% em 2024. O setor de franquias como um todo também teve um aumento significativo, com crescimento de 13,5%, ultrapassando os R$ 273 bilhões em faturamento.
Com uma projeção de crescimento entre 8% e 10% para 2025, o mercado de franquias de lavanderia se mostra promissor, oferecendo boas oportunidades para quem deseja investir nesse setor em expansão.
Apesar de ter um enorme apelo nas grandes cidades, esse tipo de estabelecimento tem encontrado excelentes retornos no interior do país, como destaca o portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
Leia também nosso post sobre as melhores franquias para cidades pequenas!
Isso porque, a correria do dia a dia e questões relacionadas à sustentabilidade, consumo inteligente e racionamento, já não são exclusividade das metrópoles e tem se espalhado por todo o Brasil.
Seja por uma prática imposta pela necessidade ou por escolha racional visando economia, quem investir em franquia de lavanderia poderá ter ótimos retornos.
Quanto custa investir em uma franquia de lavanderia?
O investimento inicial em uma franquia de lavanderia pode variar de R$ 60 mil a mais de R$ 600 mil, dependendo do modelo escolhido e do maquinário necessário. Esse montante abrange a taxa de franquia, a proposta de um capital de giro e os custos para instalação da empresa. As opções mais acessíveis geralmente envolvem operações menores e modelos sem atendimento, onde o cliente realiza o serviço de forma independente.
Não é preciso ter experiência prévia no setor para abrir uma franquia de lavanderia, mas o franqueado precisa ter habilidades em gestão e administração, além de saber lidar com pessoas, já que estará à frente de uma equipe.
Com um faturamento médio de R$20 mil mensais e eliminando todos os custos operacionais, o retorno do investimento pode ser obtido em menos de 1 ano.
Por isso, esse segmento de negócios se mostra uma opção interessante para quem deseja empreender e ter resultados mais rápidos.
Confira as principais franquias de lavanderia do país
Com boas possibilidades de lucratividade, baixo investimento e retorno significativamente rápido, a procura por franquia de lavanderia está crescendo bastante.
Se você também se interessou pela oportunidade depois de saber mais sobre os valores e método de implementação do serviço, vale a pena conhecer quais são as principais empresas possíveis de serem franqueadas.
Pensando nisso, reunimos informações sobre as lavanderias que oferecem a opção de franchising e trouxemos para você.
Confira quais são os custos de investimento e a previsão de retorno, além das vantagens e desvantagens de escolher cada uma delas.
1. Franquia 5àSec
- Investimento inicial: a partir de R$100 mil podendo chegar a R$450 mil;
- Faturamento médio mensal: R$50 mil;
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 6.3/10;
- Vantagem: o faturamento médio é bem alto;
- Desvantagem: o investimento em máquinas mais potentes pode atrasar o retorno do investimento.
Essa é uma das franquias mais conhecidas do segmento, a 5àSec. Ela surgiu na França e devido ao método rígido de organização e qualidade, se expandiu para o mundo.
Há modelos prontos de instalação da franquia, em versões que são:
- Autosserviço;
- Express;
- Loja Padrão.
A 5àSec está há mais de 20 anos no Brasil e é possível contabilizar mais de 430 unidades em operação.
2. Franquia de Lavanderia – eLav
- Investimento inicial: R$69 mil – R$79 mil;
- Faturamento médio mensal: R$25 mil;
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem índice;
- Vantagem: investimento baixo;
- Desvantagem: ainda é pouco conhecida.
A eLav é uma franquia de lavanderias criada em Minas Gerais, que oferece serviços de lavagem de roupas do dia a dia e, também, peças especiais, como ternos.
Um dos diferenciais que a empresa prega, é o consumo sustentável de recursos como água e sabão. Por isso, todo o seu processo de lavagem é realizado com foco na redução do desperdício.
Isso cria um método de atuação que possui menos custos. Consequentemente, o cliente também percebe um valor diferenciado.
A proposta da eLav é tornar mais prático o dia a dia dos consumidores, de maneira inteligente, sustentável e com bom preço.
3. Franquia #1 Lavanderia
- Investimento inicial: a partir de R$51 mil;
- Faturamento médio mensal: R$18 mil;
- Prazo de retorno: de 12 a 18 meses;
- Nota no Reclame Aqui: empresa não aparece no site;
- Vantagem: investimento inicial é baixo;
- Desvantagem: há pouca liberdade para o franqueado.
O foco de atuação da franquia #1 Lavanderia são as pessoas que não tem tempo e disponibilidade para lavar roupas em casa.
Por isso, todo o trabalho desenvolvido pela empresa está na fidelização desses clientes, com planos mensais de valores acessíveis.
Sua proposta é entregar um serviço de qualidade, com preço que cabe no bolso de todos. Está incluso nos pacotes o procedimento de lavagem e roupas passadas.
A empresa oferece estruturas diferenciadas para investimento, de modo que o custo inicial pode ser de apenas R$51 mil.
Entre elas, estão:
- Lavanderia Slim;
- Lavanderia Full;
- Lavanderia Express;
- Passadoria;
- Ponto de coleta.
4. Omo Lavanderia
- Investimento inicial: a partir de R$160 mil;
- Faturamento médio mensal: R$30 mil;
- Prazo de retorno: de 26 a 39 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 7.3/10;
- Vantagem: reconhecimento de marca pode ser um fator de aproximação com o cliente;
- Desvantagem: investimento inicial muito alto.
Uma das empresas mais conhecidas do mundo na fabricação de sabão para lavar roupas também disponibiliza a sua franquia de lavanderia.
A OMO Lavanderia é um projeto que se apresenta como uma solução em cuidados com as roupas.
Ela declara seus diferenciais como a tecnologia empregada no processo de lavagem. Também, a expertise dos associados vinda dos treinamentos e o próprio material usado para lavar roupas, famoso por apresentar bons resultados.
A OMO Lavanderia também se destaca pela oferta de instalação de lavanderias compartilhadas em prédios, no auto-serviço e na passadoria.
5. Franquia de Lavanderia Self-Service – 60 Minutos Lavanderia
- Investimento inicial: a partir de R$90 mil;
- Faturamento médio mensal: R$18 mil;
- Prazo de retorno: de 18 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 7,8/10;
- Vantagem: bom valor de investimento;
- Desvantagem: o processo de lavagem é realizado pelos clientes.
A 60 Minutos é a maior franquia de lavanderia da América Latina. Ela possui o formato de self-service, muito comum nos Estados Unidos.
A proposta da marca é a de disponibilizar os equipamentos para lavagem, água e recursos, e o próprio cliente faz a lavagem de suas roupas.
Esse formato em “Do It Yourself” ou “Faça você mesmo” vem ganhando mais apelo, com a expansão dos conceitos de sustentabilidade e consumo inteligente de recursos.
Nesse caso, o compartilhamento e o uso de equipamentos mais modernos, pode proporcionar uma economia enorme de água, além de minimizar o impacto ambiental com o uso de sabão.
Com isso, a 60 minutos vem se destacando como uma das franquias mais procuradas.
6. DryClean USA
- Investimento inicial: R$300 mil;
- Faturamento médio mensal: R$60 mil;
- Prazo de retorno: de 8 a 12 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem índice;
- Vantagem: alta tecnologia nos processos de lavagem e nos maquinários;
- Desvantagem: investimento muito alto.
A DryClean USA é outro modelo vindo do exterior. Ela foi criada em 1970, em Miami, e se destaca pela alta tecnologia empregada na lavagem de roupas.
A franquia está no Brasil desde 1997. Os investidores nessa franquia relatam conseguir o retorno do investimento em apenas 8 meses.
O principal diferencial dessa franquia de lavanderia é que eles utilizam os processos de lavagem a seco como principal método, o que atende às propostas de sustentabilidade.
7. Franquia de Lavanderia – BonaSecco
- Investimento inicial: R$90 mil – R$350 mil;
- Faturamento médio mensal: R$45 mil;
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem índice;
- Vantagem: o investimento é menor;
- Desvantagem: há poucas unidades no país.
A franquia BonaSecco é uma rede brasileira, que surgiu a partir da inspiração em modelos europeus de lavanderias.
A empresa disponibiliza alternativas de lavagem a seco ou com água, indicando a melhor opção para o cliente.
Além disso, ela se destaca pelos serviços diferenciais, como a eliminação de manchas e a lavagem com a passadoria inclusa.
8. Franquia Lava e Leva
- Investimento inicial: R$40 mil – R$65 mil;
- Faturamento médio mensal: R$21 mil;
- Prazo de retorno: de 6 a 18 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem índice;
- Vantagem: investimento baixo;
- Desvantagem: não possui serviços especializados, como lavagem de terno e roupas de festa.
A Lava e Leva é uma das franquias de lavanderias mais conhecidas e tradicionais do Brasil.
Isso porque, o seu foco está em higienizar roupas do dia a dia, sendo um negócio especialmente voltado para o atendimento familiar e cotidiano.
Ela atende ao nicho de mercado que não possui tempo disponível ou que acredita ser mais vantajoso terceirizar o serviço de lavagem e passadoria de roupas.
Entre os seus diferenciais, podemos citar o preço compatível com o atendimento cotidiano, pacotes especiais para lavagem mensal e a rapidez no atendimento.
9. Franquia de Lavanderia Mr. Jeff
- Investimento inicial: a partir de R$126 mil;
- Faturamento médio mensal: R$24 mil;
- Prazo de retorno: de 12 a 16 meses;
- Nota no Reclame Aqui: não aparece no site;
- Vantagem: tecnológica, disponibiliza app para os clientes;
- Desvantagem: o portfólio da Mr. Jeff inclui serviços de beleza, o que pode confundir os clientes.
A franquia Mr. Jeff aparece como uma das mais interessantes do segmento. Isso, porque ela oferece todo o suporte para a gestão do negócio, inclusive ministrando cursos aos franqueados.
A empresa também disponibiliza um app para os clientes poderem contratar os serviços com mais facilidade.
10. Franquia Minha Lavanderia
- Investimento inicial: R$215 mil a R$250 mil;
- Faturamento médio mensal: R$60 mil;
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: não aparece no site;
- Vantagem: processo de lavagem mais barato, o que pode atrair mais clientes;
- Desvantagem: investimento alto.
A principal proposta da franquia Minha Lavanderia, é oferecer esse tipo de serviço com um custo mais acessível e, dessa forma, conquistar mais clientes.
Além disso, o processo de lavagem utilizado na rede é o Wet Cleaning, considerado um dos métodos mais inteligentes e sustentáveis.
Para atingir esses objetivos, a franquia Minha Lavanderia precisa contar com equipamentos de alta tecnologia, o que pode encarecer o investimento.
11. Franquia de Lavanderia Self-Service C’Clean
- Investimento inicial: a partir de R$135 mil;
- Faturamento médio mensal: R$20 mil;
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: não aparece no site;
- Vantagem: alta performance e ótimos resultados;
- Desvantagem: o processo de lavagem é self-service.
A proposta da C’Clean é a de fornecer um espaço especialmente preparado para que os clientes possam realizar a lavagem de suas roupas em um processo de self-service.
Entre as ofertas, a empresa disponibiliza:
- Máquinas industriais;
- Sabão e amaciante industrial de alta performance;
- App customizado para os clientes.
12. Franquia de lavanderia Lavô
- Investimento inicial: de R$100 mil a R$199 mil;
- Faturamento médio mensal: R$25 mil;
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem índice;
- Vantagem: modelo autogerenciável;
- Desvantagem: mesmo o modelo de container necessita de um alto investimento.
A Lavô traz uma proposta diferente de franquia de lavanderia. Ela funciona como um modelo autogerenciável.
No método de franquias, atuar de maneira autônoma pode ser mais difícil. Porém, a ideia principal da empresa Lavô é estimular que cada franqueado consiga fazer o negócio evoluir.
Ela funciona em formato de container, reduzindo consideravelmente o investimento inicial, mas também conta com unidades em formato tradicional.
Qual o perfil ideal para ser dono de uma franquia de lavanderia?
Uma das principais vantagens de se investir em uma franquia de lavanderia, é que esse negócio não exige uma experiência tão grande nesse segmento.
Por isso, aquelas pessoas com ânimo em empreender, estão dispostas a aprender a rotina e possuem alguns conhecimentos em gestão e administração, podem ter bons resultados em seu investimento.
Além disso, também é importante saber lidar com pessoas. Afinal, estará gerando empregos e, por isso, precisará ter contato com a sua equipe diariamente.
Não podemos esquecer da importância de atrair clientes! Investir em marketing digital e tradicional pode aumentar bastante o sucesso do seu negócio. Você pode aprender essas estratégias em cursos online, que são acessíveis e ajudam a melhorar ainda mais sua gestão.
Com paciência, educação e dedicação, você terá mais chances de conquistar ótimos resultados. Se estiver com dificuldades em definir os preços dos seus serviços, a Calculadora de Margem de Lucro do iMaquininhas pode te ajudar a calcular o lucro de forma simples e eficiente, facilitando suas decisões financeiras!
Conclusão
Investir em uma franquia de lavanderia é uma ótima ideia, caso esteja pensando em empreender.
Esse tipo de negócio apresenta bons resultados e uma grande expectativa de crescimento, conforme apontado pela Sindilav. Hoje, apenas 4% da população utiliza esse serviço, mas as projeções indicam que esse número pode chegar a 20% em breve.
Por isso, quem tiver um negócio de lavagem de roupas poderá prosperar significativamente. E mesmo por enquanto, o retorno e a rentabilidade podem ser vistos como positivos.
Então, se você está pensando em montar uma empresa e quer se basear no modelo de franquias, vale a pena considerar uma franquia de lavanderia.
Aproveite as informações que reunimos sobre as principais opções disponíveis para franqueamento e empreenda!
Perguntas Frequentes (FAQ)
- Qual o valor da franquia de uma lavanderia?
O valor para investir em uma franquia de lavanderia se inicia em torno de R$50 mil, incluindo a instalação da empresa e taxa de franqueamento. Porém, esse valor poderá variar conforme os detalhes que inserir em sua empresa, além do local onde ela será instalada.
- Quanto ganha um dono de lavanderia?
O retorno de uma lavanderia fica entre R$20 e R$60 mil mensais. Ao eliminar os custos operacionais, a lucratividade pode chegar a R$8 mil por mês. Isso significa que o retorno do investimento pode ser garantido em apenas 12 meses, um prazo relativamente rápido.
- Qual a melhor franquia de lavanderia self-service?
Existem muitas opções de franquias de lavanderia self-service e escolher a melhor depende do que você está procurando, pois depende da experiência de cada um. Porém, a 60 Minutos Lavanderia pode ser uma boa opção para você investir ou até mesmo ser um cliente.
- Qual o valor da franquia de lavanderia 60 Minutos?
A franquia 60 Minutos Lavanderia custa em média a partir R$90 mil e possui um faturamento médio mensal de R$18 mil, além de um prazo de retorno de 18 a 36 meses.
- Qual o custo para montar uma lavanderia?
Uma opção na hora de montar sua lavanderia é escolher um franquia, pois o modelo de negócio já vem pronto com um know-how testado e aprovado. Desse modo, uma franquia de lavanderia custa a partir de R$40 mil até R$450 mil.
Muito bom