Investimentos, Notícias

XP lançará opção de investimento pagando percentual sobre carteira

Karina Carneiro
Karina Carneiro

A XP Investimentos deve anunciar na semana que vem mais uma opção de comissionamento da empresa, para […]

XP Investimentos deve anunciar na semana que vem mais uma opção de comissionamento da empresa, para que o cliente consiga escolher a opção mais viável para continuar fazendo suas aplicações.

Este novo método não contará com nenhum tipo de valor proporcional de comissionamento entre os produtos, e sim, um valor fixo a ser acordado entre as partes antes de ser debitado automaticamente do saldo da conta.

Continua após a publicidade

O novo modelo de comissão acaba garantindo estabilidade e mais assertividade na escolha dos produtos financeiros, de acordo com a apuração da Valor Investe diretamente com a empresa.

Entretanto, o valor percentual que deverá ser cobrado pela XP ainda segue sob sigilo. Além disso, a corretora informou que este novo modelo cobrança será meramente opcional. Ou seja, caso os consumidores prefiram o modelo atual, não haverá nenhum tipo de impacto.
Inclusive, especialistas do mercado acreditam que este novo modelo de comissões que será implantado pela empresa, vai de encontro a uma das principais críticas que a corretora de valores vem sofrendo de sua acionista e “concorrente”, o Banco Itaú.

Continua após a publicidade

Como vai funcionar o investimento da XP?

A ideia inicial do projeto é que o cliente possa escolher, em breve, entre dois modelos de investimentos. O primeiro, seria o comissionamento, modelo que a instituição já trabalha. O segundo, seria através de um percentual fixo.

No modelo de percentual fixo, o cliente já tem uma visão prévia sobre a taxa anual que será paga pelos serviços da corretora de valores e recebe os rebates de volta. 

E os rebates, nada mais são do que as comissões responsáveis por remunerar os assessores de investimentos atualmente, modelo que já vem sendo usado e consolidado em outros países, como nos Estados Unidos.

A XP Investimentos, inclusive, confirmou à Valor que vem se reunindo com os principais escritórios de agentes autônomos para explicar o novo modelo de negócios, considerado pela empresa como complementar ao já aplicado atualmente. 

Continua após a publicidade

Em nota divulgada à imprensa, a XP fez o seguinte comunicado: 

“Detalhes mais profundos serão enviados em breve. Porém,  modelo de negócios seria baseado em um fee fixo (mensalidade), com rebate de comissionamento, onde ficaria disponível para todos os nossos clientes a escolha em relação a esse modelo de pagamento. Acreditamos que a melhor opção é a que o cliente escolhe e por isso, ele terá todas as opções disponíveis em breve”.

Modelo de comissionamento anual na prática

No atual modelo, tanto a corretora como o assessor de investimentos responsável pela conta do cliente possuem remuneração distinta quando o consumidor resolve fazer  investimento em produtos distintos. 

Por exemplo: O assessor pode ganhar uma comissão maior se conseguir vender um COE, do que uma aplicação em um fundo multimercado.

Levando isso em conta, o modelo praticado atualmente acaba levando o mercado a um conflito de interesses que pode levar o agente autônomo a não oferecer o melhor produto pensando no perfil do investidor, e sim, o quanto ele poderia ganhar em cima deste projeto.

Continua após a publicidade

Já através do percentual fixo, esse conflito não existiria mais, já que os valores seriam tabelados, levando o consumidor a realmente ter o investimento baseado em suas reais necessidades, não pautados em um conflito de interesses externos. 

O lado negativo deste modelo até o momento, é o que o cliente precise pagar uma remuneração relativamente alta (apesar das taxas ainda não terem sido divulgadas).

Porém, o mercado prevê que elas sejam similares às taxas da B3 para investimentos no Tesouro Direto ou para ETF’s.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre a XP Investimentos? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro. 

 

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *