Investimentos, Notícias

XP lança fundo de investimento com foco em mulheres na liderança

Karina Carneiro
mulheres sorrindo, representando fundo de investimentos com foco em mulheres

Parte da taxa de administração do fundo de investimento com foco em mulheres será destinada a projetos de empreendedorismo feminino

Pensando em unificar negócios a causas sociais, a XP Investimentos começa a comercializar nesta sexta-feira, 11, um novo fundo de investimento com foco em mulheres na lideranças de pequenos e grandes negócios. 

Nesse nova iniciativa, chamada Trend Lideranças Femininas, 20% da taxa administração arrecadada será destinada diretamente a projetos sociais que apoiem essa mesma causa.

Continua após a publicidade:

Esse produto financeiro estará disponível a qualquer investidor, sem a necessidade de ser ou não qualificado. Para realizar o aporte, é necessária a aplicação de no mínimo R$ 100. Fundo tem resgate de seis dias (D+6) e taxa de administração de 0,5%.

Um dos principais benefícios desse ativo é o de não contar com nenhum tipo de cobrança relacionada à sua performance. 

Continua após a publicidade

Como vai funcionar o Fundo de investimento com foco em mulheres?

O Trend Lideranças Femininas é um fundo multimercado com foco em ETF’s (Fundos de Índices Negociados em Bolsa), do índice americano SPDR SSGA Gender Diversity Inde.

Mesmo com características de fundos multimercados, o produto financeiro contará apenas com ações listadas na bolsa que realmente tenham relação com iniciativas de empoderamento feminino e igualdade de gênero.

De acordo com Marta Pinheiro, diretora de ESG da XP, o projeto aborda bastante o lado da diversidade no mercado de trabalho. 

“Alguns estudos comprovam que as empresas com melhores performances estão alinhadas com o futuro que nós enxergamos. Por isso, queremos ser uma empresa mais diversa e que possa ser capaz de influenciar e gerar oportunidade para que o mercado também siga nesta direção”, disse ao Valor Investe.

Continua após a publicidade

Um dos diferenciais em relação a outros fundos disponíveis no mercado é o caráter social, com doação a projetos sociais.

Um dos beneficiários será “As Valquírias”, iniciativa de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Projeto se apoia em conceitos entre arte, educação e esporte, com o objetivo de preparar mulheres para o mercado de trabalho.

Sobre o investimento

Segundo informações divulgadas pela XP, a escolha do índice em questão nasceu em 2016 e atualmente oferece um retorno médio ao investidor de aproximadamente 8%, se baseando em alguns critérios. 

Um desses parâmetros está relacionado ao conjunto de pelo menos, 168 empresas listadas na bolsa americana. 

Continua após a publicidade

Empresas que fazem parte do portfólio

Alguns dos negócios que fazem parte da carteira dos fundos de investimentos com foco em mulheres são:

  • Johnson & Johnson;
  • Netflix;
  • PayPay;
  • Walt Disney;
  • Nike;
  • Entre outros. 

Inclusive, a carteira atualmente é dividida entre os setores de saúde (15%), consumo cíclico (15), financeiro (12%) e bens industriais (12%).

Quer continuar consumindo informações do mercado de renda variável? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *