#bancos

Quantos dias demora para o depósito com envelope cair na conta?

#bancos

Alguns serviços bancários feitos por meio eletrônico são quase automáticos, mas existem outros que ainda necessitam de passar pelas mãos de um humano antes da confirmação total do serviço.

#bancos

Os depósitos com envelope, por exemplo, precisam ser verificados.

Um funcionário do banco é responsável por abrir o envelope, verificar o valor e os dados da transação e depois jogar no sistema da instituição.

#bancos

Por isso, os depósitos feitos em caixa eletrônico não são automáticos, ou seja, levam mais tempo para que sejam lançados na conta que outros serviços bancários.

#bancos

O depósito cai no mesmo dia?

#bancos

Os depósitos com envelope passam pelo sistema de compensação bancária.

Assim, para saber quantos dias demora para o valor depositado cair na conta, é preciso saber sobre o prazo de compensação. Nos depósitos feitos na boca do caixa o prazo é mais curto.

#bancos

Os bancos regidos pelos Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) utilizam uma terminologia padrão para definir o prazo da compensação bancária para cada serviço.

#bancos

O sistema de compensação utiliza a fórmula D + n, sendo D a data do depósito e n a quantidade de dias úteis para confirmação da transação.

#bancos

1. Depósitos em dinheiro feitos no guichê de atendimento: O valor cai na conta imediatamente (D + 0);

2. Depósitos em cheque feitos no guichê de atendimento: até 72 horas úteis após a entrega do cheque (D + 3).

#bancos

Como você pode notar, a compensação de cheques é bem mais demorada.

Normalmente, o prazo é maior se o cheque for emitido por outra instituição financeira e dependente dos valores, mas o prazo máximo de D + 3 vale para todos os tipos de cheque.

#bancos

Já para os depósitos feitos no caixas eletrônicos com envelope, o prazo de compensação é maior tanto para dinheiro quanto para cheque:

#bancos

1. Depósito em dinheiro feito com envelope

Até o fim do dia útil (D +0) caso o valor seja depositado até as 16h ou até o final do dia útil seguinte (D + 1) quando o depósito for feito depois das 16h;

#bancos

2. Depósito em cheque feito com envelope

Até 72 horas úteis (D + 3) caso o depósito seja feito até as 16h ou D +4 para depósitos feitos após o horário de fechamento do banco.

#bancos

Assim, é preciso ter sempre em mente que os depósitos em cheque são mais demorados e o prazo de compensação dos depósitos com envelope é maior.

#bancos

Saiba mais sobre contas e outros serviços bancários!

Leia também:

É possível abrir uma conta bancária pela internet?