#finanças
#finanças
O PIX, sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central, tem sido cada vez mais utilizado por pessoas físicas e jurídicas no Brasil.
#finanças
Segundo uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o PIX conta com a aprovação de 85% dos brasileiros.
#finanças
Além disso, de acordo com dados do BC, no quarto trimestre de 2021, o PIX chegou a representar 20,61% da quantidade total de transações realizadas no país.
#finanças
Atualmente, o PIX conta com funcionalidades como PIX Saque e PIX Troco. No entanto, alguns bancos também oferecem o “PIX parcelado”, uma modalidade que permite que o consumidor faça o parcelamento do valor do PIX.
#finanças
Pensando nisso, o iDinheiro conversou com especialistas para entender como essa nova modalidade funciona e quais são os cuidados necessários ao utilizar o PIX parcelado.
#finanças
#finanças
O PIX parcelado funciona de maneira similar ao cartão de crédito.
#finanças
Assm, o consumidor realiza uma compra e efetua o pagamento através do PIX, selecionando o número e o valor das parcelas no aplicativo de sua instituição bancária.
#finanças
Dessa forma, o lojista receberá o valor integral da compra, como se fosse um PIX “tradicional”, ou seja, sem parcelamento.
#finanças
A mentora financeira Silvia Machado explica que essa modalidade ainda não foi lançada pelo Banco Central:
#finanças
“O BC vai chamar o PIX parcelado de PIX garantido. No entanto, como o Banco Central não pode impedir uma instituição financeira de criar e lançar um produto, alguns bancos passaram a oferecer essa nova modalidade chamada PIX parcelado.”.
#finanças
Segundo Silvia, a taxa de juros do PIX parcelado é menor do que a do cheque especial e do que a do cartão de crédito rotativo.
#finanças
“É mais barato porque não tem o intermediário, ou seja, a bandeira do cartão, e o banco está economizando nesse intermediário. Por outro lado, acaba sendo uma linha de crédito como qualquer outra e as taxas são mais baixas.”
#finanças
A mentora financeira também destaca que o PIX garantido ainda está em estudo pelo BC e não há previsão para lançamento da nova funcionalidade.
#finanças
#finanças
PIX parcelado x Cartão de crédito
Se o consumidor pode realizar a compra no cartão de crédito, é necessário verificar as taxas dos dois parcelamentos para escolher qual será a melhor opção de pagamento.
#finanças
Golpes
O PIX é muito utilizado por criminosos para a aplicação de diversos golpes. Com o PIX parcelado, o consumidor deve ficar ainda mais atento, para não ter que pagar o parcelamento de uma transferência feito para uma de fraude.
#finanças
Atenção ao orçamento financeiro
A mentora Silvia alerta que os consumidores devem observar o próprio orçamento financeiro ao utilizar o PIX parcelado.
#finanças
Atenção ao orçamento financeiro
Isso porque as parcelas do PIX serão debitadas diretamente da conta do consumidor e se não houver saldo suficiente, ele entrará em cheque especial automaticamente.
#finanças
Atenção ao orçamento financeiro
A especialista também avalia que, se possível, o consumidor deve evitar usar o PIX parcelado para bens de consumo do dia a dia, porque pode virar um hábito e aumentar as chances do consumidor se endividar.
#finanças
Quer saber mais sobre o PIX parcelado?
#finanças
Gostou do conteúdo? No iDinheiro abordamos os principais temas que impactam o seu bolso!