#finanças
#finanças
O termo “cashback” vem do inglês e significa, em tradução livre, “dinheiro de volta”.
#finanças
Assim, como o nome sugere, com esse recurso o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do valor gasto.
#finanças
Semelhante aos programas de pontos oferecidos por muitas lojas, o diferencial do sistema de cashback é que o cliente recebe, de fato, dinheiro de volta.
#finanças
Desta forma, ao invés de acumular pontuações que só poderão ser usadas no estabelecimento de origem ou para uma determinada categoria de produtos, o cashback pode ser usado da forma como o beneficiário desejar.
#finanças
O conceito não é novo, tendo surgido, em 1998, com a empresa Ebates. No Brasil, o pioneirismo veio com o Méliuz.
#finanças
Diferentes tipos de cashback
#finanças
Existem formas diferentes de receber o dinheiro de volta, dependendo da empresa.
#finanças
Algumas permitem que o comprador realmente receba o dinheiro de volta direto na conta.
#finanças
Já outros armazenam o dinheiro devolvido em uma “carteira digital” que poderá ser usada para abater o valor de futuras compras.
#finanças
No segundo caso, é importante saber se a empresa determina um prazo para o resgate. No caso do Méliuz, o cashback expira depois de 24 meses a partir da data de confirmação, se não for feito o resgate para conta bancária.
#finanças
Nas empresas Ame Digital, o cashback nunca expira. Já no PicPay, o saldo promocional expira caso o seu app não seja acessado em um período de 3 meses.
#finanças
Os percentuais de dinheiro devolvidos variam de acordo com a loja e do aplicativo que o comprador está utilizando. Algumas empresas oferecem 0,5% ou até 100% do seu dinheiro de volta.
#finanças
Por que é vantajoso fazer compras usando cashback?
#finanças
Para a educadora financeira, Bia Moraes, o cashback é um bom recurso para quem quer economizar.
#finanças
“Rever o dinheiro na conta e poder usá-lo para o que quiser, é uma forma de economizar já que, no final, você acaba pagando menos pelo produto”, afirma.
#finanças
No entanto, sempre é preciso tomar certos cuidados para não se empolgar na hora das compras. Apesar do cashback ser um bom atrativo, sair comprando só para “receber o dinheiro de volta” não é uma boa ideia.
#finanças
Moraes destaca que sempre vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de fechar a compra.
#finanças
“A comparação e contas sempre precisam ser feitas. Às vezes, mesmo uma empresa não oferecendo cashback, comprar um produto por ela pode ser mais barato do que comprar o mesmo item por uma empresa que oferece, mas cobra mais caro”, aconselha a educadora financeira.
#finanças
Se as empresas devolvem o dinheiro, o que elas ganham com o cashback?
#finanças
Não se engane achando que as empresas estão perdendo ao devolver parte do seu dinheiro.
#finanças
Além de benefícios para o consumidor, o cashback também traz benefícios para as empresas que o adotam.
#finanças
Segundo o Méliuz, líder de cashback no mercado brasileiro, o recurso é um diferencial que pode ajudar uma empresa a ganhar mais visibilidade, além de atrair e fidelizar mais clientes.
#finanças
“Diante de um mercado cada vez mais acirrado e com um número alto de concorrentes, uma empresa precisa ter em mãos alternativas assertivas para se destacar. Neste momento, oferecer cashback surge como um recurso capaz de proporcionar uma maior visibilidade”, declara a empresa.
#finanças
Gostou do conteúdo? No iDinheiro, cobrimos os principais temas que impactam o seu bolso.