#IPVA

IPVA 2022: simule quanto irá pagar

#IPVA

No começo de ano é preciso se atentar às finanças pessoais. Isso porque é época de pagar alguns impostos, como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

#IPVA

Se você é proprietário de um veículo, então é importante tirar todas as suas dúvidas sobre esse imposto anual.

#IPVA

Quanto mais informado você estiver, menos erros vai cometer, como perder o prazo do pagamento ou falhar na hora de escolher entre pagar à vista ou parcelado, por exemplo.

#IPVA

Como é calculado o valor do IPVA?

#IPVA

Atualmente, existem ferramentas que podem ajudar o motorista a determinar o valor do seu imposto.

#IPVA

No entanto, é importante entender como é calculada essa tributação sobre cada veículo, para compreender o valor devido e ter um melhor controle financeiro no início do ano, quando é necessário fazer o pagamento.

#IPVA

Em um primeiro momento, o cálculo do IPVA é feito a partir do valor venal do veículo, disponibilizado na tabela FIPE de cada ano.

#IPVA

O valor venal é uma estimativa que o Poder Público confere sobre o preço de alguns bens, incluindo automóveis.

#IPVA

Nesse caso, a tabela FIPE realiza pesquisas para determinar a média dos preços e disponibilizar publicamente.

#IPVA

Por exemplo, um veículo novo terá valor venal apresentado diretamente no documento fiscal da compra, pois o preço válido é do mesmo ano.

#IPVA

Enquanto isso, um veículo usado possui seu preço médio vigente a partir do mesmo mês do ano anterior.

#IPVA

Além disso, veículos de um leilão também possuem IPVA 2022 diferenciado, pois é com base no valor arrematado mais despesas cobradas.

#IPVA

Por fim, carros importados também possuem valor venal para o cálculo do IPVA, que consta no documento, acrescido dos valores de tributos de importação.

#IPVA

Dessa forma, é importante descobrir, antes de mais nada, o valor venal do seu automóvel, para, então, utilizar o simulador de IPVA ou outros métodos de cálculo.

#IPVA

Conheça o simulador de IPVA do iDinheiro

#IPVA

Para calcular quanto deve ser pago de IPVA em 2022, você pode usar o Simulador de IPVA do iDinheiro!

#IPVA

Usar o nosso simulador de IPVA é muito simples.

#IPVA

Basta preencher os três campos da calculadora: valor de mercado do veículo; tipo de veículo (de acordo com a documentação); e estado de registro do veículo.

#IPVA

Como descobrir o valor do meu automóvel?

#IPVA

Caso o motorista deseje utilizar o simulador de IPVA ou determinar seu imposto manualmente, sem consultar o site do DETRAN, precisará conhecer o valor venal do seu automóvel.

#IPVA

No caso de veículos novos, o preço costuma acompanhar o documento emitido pelos órgãos responsáveis, pois ainda não sofreu nenhum tipo de reajuste.

#IPVA

No entanto, outros veículos podem ter seu preço médio alterado, de modo que é importante que o motorista conheça seu valor.

#IPVA

Para isso, o motorista deve ter em mãos o modelo do veículo e o ano de fabricação. Com esses dados, será possível realizar uma consulta na tabela FIPE.

#IPVA

IPVA mais caro em 2022

#mercado

O IPVA deve ficar mais caro em 2022, devido a disparada dos preços dos veículos novos e usados.

#mercado

A crise econômica vivenciada no país nos últimos anos impactou significativamente o cenário automotivo, elevando os valores de compra de novos e seminovos.

#mercado

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), os veículos novos aumentaram mais de 20% em um ano e os usados, cerca de 30%.

#mercado

Consequentemente, o valor do IPVA também aumenta.

#IPVA

Para se preparar para pagar o imposto em 2022 utilize nosso simulador de IPVA!

#IPVA

Gostou do conteúdo? No iDinheiro temos outras calculadoras e simuladores!