#economia
#economia
O governo federal ampliou para 35% a redução no Imposto de Produtos Industrializados (IPI) para uma lista de itens específicos.
#economia
O decreto com a medida foi publicado no Diário Oficial da União do dia 29 de abril. Anteriormente, a redução era de 25%.
#economia
Segundo o governo, a nova redução tem como principal objetivo ajudar a recuperação econômica do país.
#economia
Como o IPI é um imposto que incide sobre produtos industrializados, a tributação é repassada ao consumidor final e, por isso, impacta diretamente no valor de diversos produtos.
#finanças
Diante disso, o iDinheiro conversou com especialistas para entender a redução e como isso pode afetar a vida dos brasileiros.
#economia
#economia
O IPI é um imposto que incide sobre produtos industrializados, ou seja, aqueles que passaram por algum processo de industrialização, sejam eles nacionais ou importados.
#economia
Como explica Marco Caruso, economista chefe do banco Original, a obrigatoriedade de pagamento do IPI acontece a partir do momento que o produto sai da fábrica ou do estabelecimento equivalente.
#economia
Já no caso dos produtos importados, o imposto incide quando o produto passa pela alfândega.
#economia
Esse novo corte beneficia uma série de produtos industrializados, como calçados, tecidos, aparelhos de som e TV, carros, móveis, brinquedos e armas.
#economia
#economia
Essa não é a primeira vez que o governo reduz o IPI. Em fevereiro as alíquotas do imposto foram reduzidas para 25% para a maioria dos produtos.
#economia
Com a nova redução, o governo busca estimular o consumo e baratear produtos para os consumidores.
#economia
De acordo com Fernando Valente Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a redução não terá efeito imediato nos preços dos produtos para o consumidor.
#economia
No entanto, o especialista vê a medida com bons olhos tanto para a indústria, quanto para o consumidor.
#economia
Apesar da expectativa de redução de preços, Caruso aponta que a medida só terá impacto para o consumidor se os estabelecimentos repassarem a redução no preço final da mercadoria.
#economia
Isso porque nada garante o repasse, já que os próprios estabelecimentos são responsáveis pelo pagamento desses impostos.
#economia
“Então, se ele (estabelecimento) repassar, os consumidores poderão encontrar esses produtos industrializados com preços mais baixos no comércio, por exemplo. Assim, a tentativa do governo é de redução de preços via redução de impostos, mas isso não é garantido."
#finanças
Gostou do conteúdo? No iDinheiro abordamos os principais temas que impactam o seu bolso!