#finanças

Como usar o décimo terceiro salário com inteligência?

#finanças

O décimo terceiro salário é uma garantia para todos aqueles que trabalham com carteira assinada (CLT).

#finanças

A partir de quinze dias de trabalho, o funcionário já tem direito a esse benefício, cujo valor é proporcional ao tempo de serviço.

#finanças

O benefício pode ser uma mão na roda para muita gente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não se empolgar demais com o dinheiro e acabar bagunçando as finanças.

#finanças

Cuidados para não se empolgar com o dinheiro "extra" do 13º

#finanças

Segundo o professor e coordenador de cursos de pós-graduação em finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Marcelo Cambria, é importante que o 13º não seja visto como um recurso para extrapolar e sair da rotina.

#finanças

“É preciso entender que é um recurso tanto quanto os outros que entraram ao longo do ano e, portanto, tem que ser usado com inteligência”, afirma Cambria.

#finanças

Além disso o professor ressalta que é importante sempre seguir o planejamento financeiro.

#finanças

“Se a pessoa já tem um planejamento do tipo ‘com isso eu consigo pagar as contas e ainda reservar 30%’, ela deve fazer isso também com o 13º salário”, aconselha.

#finanças

Já para a educadora financeira da Ativa Investimentos Bia Moraes, o décimo terceiro deve ser tratado como um extra. Portanto, na hora de se planejar, as finanças do dia a dia devem caber no salário mensal.

#finanças

Como usar o décimo terceiro com mais inteligência?

#finanças

Segundo os especialistas consultados, planejamento é a palavra-chave para usar o 13º salário de forma mais eficiente e sem atrapalhar as finanças.

#finanças

A principal dica é sempre quitar as dívidas para evitar maiores problemas no futuro.

#finanças

“Se você tem dívida e ela conta com uma taxa alta, para que manter a dívida se você pode amortizá-la ou até quitá-la com o 13º?" , questiona Cambria.

#finanças

Bia Moraes destaca ainda que é importante definir com antecedência o que será feito com a gratificação para não se deixar levar pelos desejos consumistas quando ela entrar na conta.

#finanças

“Antes mesmo de receber o 13º, a pessoa tem que se planejar e entender como está a vida financeira, quais metas ela tem, se tem alguma dívida para quitar”, aconselha Moraes.

#finanças

Além disso, o planejamento também é importante para aqueles que estão pensando em se dar um presente ou presentear um amigo ou familiar.

#finanças

Marcelo Cambria destaca que mais uma vez é importante ter certeza de que isso não vai atrapalhar suas finanças, tanto do mês corrente, quanto dos próximos meses.

#finanças

Gostou do conteúdo? No iDinheiro, cobrimos os principais temas que impactam o seu bolso.