#finanças
#finanças
As festas de final de ano já se aproximam e, nessas horas, é comum que as pessoas se perguntem sobre a possibilidade de terminar o ano no azul.
#finanças
Segundo levantamento do índice da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) feito em agosto, o endividamento dos consumidores brasileiros disparou e atingiu o nível recorde de 72%.
#finanças
E, de acordo com a plataforma de crédito online Bom Pra Crédito, 57% dos clientes que contrataram crédito alegaram que o motivo principal foi a troca de dívida (troca de uma dívida mais cara como cartão de crédito e cheque especial por uma dívida mais barata).
#finanças
Analise a sua situação financeira e se organize
#finanças
O primeiro passo para começar a se organizar é avaliar a situação financeira, fazendo as contas de toda renda que compõe o orçamento, gastos como boletos, alimentação e aluguel.
#finanças
Montar uma planilha de orçamento financeiro pode ajudar bastante, assim fica mais fácil visualizar o quanto pode gastar e em quais momentos.
#finanças
Só compre aquilo que cabe no seu bolso
#finanças
Para conseguir economizar, é preciso cortar gastos supérfluos. Lembre-se que, no Natal, alguns itens podem ficar mais caros.
#finanças
Assim, uma boa ideia é criar metas para seu orçamento nos próximos meses e verificar se esse é, realmente, um bom momento para comprar.
#finanças
Além disso, vale ser mais criativo na hora de presentear, por exemplo. O importante é manter o equilíbrio para não gastar mais do que o orçamento aguenta.
#finaças
Use o seu 13º salário de maneira inteligente
#finanças
O 13º salário é motivo de alegria para muitos brasileiros, mas esse dinheiro deve ser usado com inteligência.
#finanças
Nesse momento é importante abater dívidas antigas, contas maiores e mais urgentes.
Leia também:
Como usar o décimo terceiro salário com inteligência? Especialistas dão dicas!
#finanças
Pesquise e compare ofertas antes de comprar
#finanças
Com o fechamento das lojas físicas durante a pandemia, o e-commerce passou a ser um facilitador na hora das compras. Muitas pessoas que não compravam pela internet antes, passaram a comprar.
#finanças
Mesmo agora, vale continuar utilizando essa ferramenta a seu favor. Crie alertas, monitore preços, compare ofertas e condições de pagamento em diferentes lojas.
#finanças
Gostou do conteúdo? No iDinheiro, cobrimos os principais temas que impactam o seu bolso.