#finanças

Como terminar o ano no azul? Confira dicas!

#finanças

As festas de final de ano já se aproximam e, nessas horas, é comum que as pessoas se perguntem sobre a possibilidade de terminar o ano no azul.

#finanças

Segundo levantamento do índice da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) feito em agosto, o endividamento dos consumidores brasileiros disparou e atingiu o nível recorde de 72%.

#finanças

E, de acordo com a plataforma de crédito online Bom Pra Crédito, 57% dos clientes que contrataram crédito alegaram que o motivo principal foi a troca de dívida (troca de uma dívida mais cara como cartão de crédito e cheque especial por uma dívida mais barata).

#finanças

Analise a sua situação financeira e se organize

#finanças

O primeiro passo para começar a se organizar é avaliar a situação financeira, fazendo as contas de toda renda que compõe o orçamento, gastos como boletos, alimentação e aluguel.

#finanças

Montar uma planilha de orçamento financeiro pode ajudar bastante, assim fica mais fácil visualizar o quanto pode gastar e em quais momentos.

#finanças

Só compre aquilo que cabe no seu bolso

#finanças

Para conseguir economizar, é preciso cortar gastos supérfluos. Lembre-se que, no Natal, alguns itens podem ficar mais caros.

#finanças

Assim, uma boa ideia é criar metas para seu orçamento nos próximos meses e verificar se esse é, realmente, um bom momento para comprar.

#finanças

Além disso, vale ser mais criativo na hora de presentear, por exemplo. O importante é manter o equilíbrio para não gastar mais do que o orçamento aguenta.

#finaças

Use o seu 13º salário de maneira inteligente

#finanças

O 13º salário é motivo de alegria para muitos brasileiros, mas esse dinheiro deve ser usado com inteligência.

#finanças

Nesse momento é importante abater dívidas antigas, contas maiores e mais urgentes.

Leia também:

Como usar o décimo terceiro salário com inteligência? Especialistas dão dicas!

#finanças

Pesquise e compare ofertas antes de comprar

#finanças

Com o fechamento das lojas físicas durante a pandemia, o e-commerce passou a ser um facilitador na hora das compras. Muitas pessoas que não compravam pela internet antes, passaram a comprar.

#finanças

Mesmo agora, vale continuar utilizando essa ferramenta a seu favor. Crie alertas, monitore preços, compare ofertas e condições de pagamento em diferentes lojas.

#finanças

Gostou do conteúdo? No iDinheiro, cobrimos os principais temas que impactam o seu bolso.