#tira-dúvidas
Como evitar ciladas na hora de pedir empréstimo consignado
Sem um bom planejamento, esse tipo de crédito pode levar a complicações que vão afetar seriamente o seu orçamento pessoal. Veja como fugir do vermelho!
23 de julho 2021
cautela!
O empréstimo consignado é uma modalidade com desconto direto na folha de pagamentos. Ele está disponível para aposentados, pensionistas do INSS e trabalhadores CLT de órgãos públicos e de empresas privadas.
1/7
Apesar de ele oferecer juros mais baixos, sem um bom planejamento pode levar a complicações que vão afetar seriamente o seu orçamento pessoal. Com isso, corre-se o risco de não conseguir honrar os compromissos e, em último caso, ficar com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito, com todos os transtornos que isso traz.
2/7
Saber a margem consignável é essencial para evitar empréstimos maiores do que o necessário. A margem é a quantia máxima que pode ser debitada para pagar uma parcela do crédito consignado.
3/7
Empréstimos consignados de empresas privadas podem variar. No entanto, aquele oferecido aos aposentados e pensionistas do INSS tem regras estipuladas pelo governo. Atualmente a margem para empréstimos equivale a 35% do valor do benefício. O limite deve seguir até 31 de dezembro de 2021.
4/7
Além do limite de 35%, o Governo liberou uma margem de 5%, que deve ser utilizada apenas em duas situações. É o caso do saque com cartão de crédito e de amortizar custos gerados com ele. Isso significa que alguns beneficiários poderão contar com uma margem consignada de 40%, somando esses dois limites.
5/7
Para saber o valor máximo da parcela, basta multiplicar o salário mensal por 0,35. Por exemplo: uma pessoa com renda de R$ 1000 por mês poderá pedir empréstimos com parcelas de até R$ 350.
6/7
Assim como outras modalidades de empréstimos, os juros do consignado é composto, ou seja, incide sobre o valor principal acrescido dos juros do período. O Banco Central possui uma calculadora financeira para calcular o crédito consignado. Para acessar, clica no botão nesta página!
6/7
Mais do que calcular empréstimo consignado, você precisa considerar outras alternativas antes de tomar um crédito que comprometa parte dos seus ganhos. É claro que ele é uma solução para casos de urgências. Mas, medidas para evitar seu uso, como fazer uma reserva emergencial, é essencial para sua saúde financeira.
7/7
Conheça o iDinheiro!
Quer saber mais sobre educação financeira?
Veja conteúdos que podem te interessar: