#direitos

Como consultar o lucro do FGTS distribuído pela Caixa?

#direitos

A Caixa Econômica Federal (CEF) concluiu nesta terça-feira, 26, o processamento da distribuição de R$ 13,2 bilhões relativos ao lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), referente ao ano de 2021.

#direitos

Segundo a Caixa, 106,7 milhões de trabalhadores que possuíam contas vinculadas ao FGTS com saldo em 31 de dezembro de 2021 receberão o crédito.

#direitos

O repasse foi aprovado pelo Conselho Curador do FGTS na última sexta-feira, 22.

#direitos

A distribuição do lucro do FGTS é prevista por lei e tem como objetivo o incremento da rentabilidade dos recursos depositados no Fundo.

#direitos

Desde 2017, os trabalhadores recebem parte do lucro, que resultam dos juros cobrados em empréstimos a projetos de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria.

#direitos

Neste ano, o índice de distribuição será de 0,02748761 sobre o saldo na conta nesta data. Dessa forma, quanto maior o saldo da conta vinculada ao FGTS, mais o trabalhador tem a receber.

#direitos

O valor é inferior à inflação oficial de 10,06%, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2021.

#direitos

Apesar de perder para a inflação pela primeira vez desde 2017, o FGTS rendeu mais que a caderneta de poupança: em 2021, a poupança rendeu apenas 2,94%, sob influência da taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, que ficou em 2% ao ano na maior parte de 2021.

#direitos

Como consultar o saldo do FGTS?

#direitos

A consulta do saldo do FGTS após o crédito do lucro pode ser feita através dos seguintes canais:

#direitos

- por meio do aplicativo FGTS, disponível na Google Play (Android) e na App Store (iOS).

- no site da Caixa Econômica Federal;

- no Internet Banking da Caixa (para os clientes do banco).

#direitos

Além disso, a Caixa também disponibiliza os seguintes telefone de contato: 3004-1104 (regiões metropolitanas e capitais) ou 0800-726-0104 (demais regiões).

#direitos

Saiba mais sobre a distribuição do lucro do FGTS!

#direitos

Gostou do conteúdo? No iDinheiro cobrimos as principais notícias que impactam no seu bolso!