#finanças

Saiba como comprar com segurança na Black Friday, segundo o Procon

#finanças

Com a Black Friday cada vez mais próxima, a Fundação Procon SP traz recomendações de como comprar com segurança.

#finanças

Um dos principais cuidados está relacionado às informações sobre as lojas, no caso de compras online.

#finanças

A entendidade recomenda que os usuários observem se o site disponibiliza informações como CNPJ, e-mail, telefone, endereço físico e nome da empresa.

#finanças

Além disso, o Procon também orienta que o consumidor consulte a “lista de atenção” antes de efetuar qualquer compra.

#finanças

“Ao realizar a compra, é indicado salvar os documentos referentes ao pedido, que podem ser necessários em caso de problemas. Outra medida importante é evitar as compras por impulso; consultar o orçamento e avaliar se a compra não irá comprometê-lo”, disse a entidade, em comunicado.

#finanças

Em relação às compras para as crianças, segundo o Instituto de Peso e Medidas (Ipem) de São Paulo, os brinquedos devem possuir indicação da faixa etária e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

#finanças

A entidade ainda destaca a importância de evitar a compra de artigos infantis em qualquer tipo de comércio informal.

#finanças

“Não compre artigos infantis em comércio informal, pois não há garantia de procedência. Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não atender às condições mínimas de segurança”.

#finanças

Já a Polícia Civil de São Paulo recomenda que o cliente confira, na hora de efetuar o pagamento da compra, se o beneficiário é de fato a loja escolhida.

#finanças

“Jamais forneça senha pessoais e prefira usar cartões virtuais, aqueles que são utilizados em apenas uma compra. Para isso, basta acessar o aplicativo do seu respectivo banco e seguir as orientações”.

#finanças

Saiba mais sobre a Black Friday

#finanças

A Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalinas com grandes promoções em diversas lojas e estabelecimentos comerciais.

#finanças

O evento ocorre após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. No Brasil, a data chegou em 2010 e, hoje, já se tornou um dos eventos mais importantes do varejo brasileiro.

#finanças

Em 2021, a Black Friday está marcada para o dia 26 de novembro.

#finanças

No nosso canal do YouTube você confere uma entrevista exclusiva com Ricardo Bove, o idealizador da Black Friday no Brasil, dando dicas para não cair em ciladas.

#finanças

Gostou do conteúdo? No iDinheiro, cobrimos os principais temas que impactam o seu bolso.