#cartões
#cartões
Os cartões de crédito consignados, na prática, funcionam como um cartão de crédito comum, que pode ser usado para fazer compras no comércio, saques ou pagar serviços.
#cartões
A diferença é que, do mesmo modo que o empréstimo consignado, as taxas de juros são mais baratas e a parte da fatura é descontada diretamente do salário de quem contrata o produto.
#cartões
Sendo assim, seu público-alvo é restrito aos aposentados e pensionistas do INSS, além dos servidores públicos, inclusive os que pertencem às forças armadas.
#cartões
No entanto, algumas instituições financeiras também oferecem essa linha de crédito a funcionários de empresas privadas que possuem convênio de consignação com elas.
#cartões
As taxas de juros ofertadas nesse tipo de produto são mais baixas, porque o risco de que o tomador fique inadimplente é menor do que em outras modalidades de crédito.
#cartões
Como funciona o cartão de crédito consignado?
#cartões
Nesse tipo de crédito, parte da fatura do cartão descontada no holerite pode corresponder a até 5% do seu salário.
#cartões
Isto é, se uma pessoa recebe R$ 3.000,00, 5% representariam R$ 150,00. É importante ressaltar que isso não é o mesmo que o limite do cartão.
#cartões
Os cartões consignados funcionam como cartões de crédito comuns. Sendo assim, o limite pode ser bastante flexível.
#cartões
Independente do quanto for gasto no mês, só será debitado automaticamente os 5%. O restante deverá ser pago manualmente, com boleto ou da forma que ficar definida por contrato.
#cartões
O produto é ofertado pelas instituições financeiras que operam as contas-salário dos funcionários públicos civis e militares e de beneficiários do INSS.
#cartões
Os cartões consignados nem sempre trazem esse nome. O produto às vezes é encontrado com o nome “Cartão do Aposentado”, “Cartão do Funcionário Público”, ou similares.
#cartões
Quais riscos e vantagens?
#cartões
A maior vantagem do cartão de crédito consignado é o fato dele ter taxas de juros menores (giram em torno de 3 a 5% ao mês) do que o cartão tradicional (normalmente entre 12 a 14% ao mês).
#cartões
Além disso, a maioria desses cartões não possui anuidade nem taxa de manutenção, o que o torna mais barato.
#cartões
O coordenador do MBA de gestão financeira da FGV, Ricardo Teixeira, explica que os riscos são os mesmos de um cartão de crédito comum: o descontrole nos gastos, por dispor de crédito.
#cartões
“Já vantagem é a baixa taxa de juros cobrada quando comparada com as taxas dos cartões “normais” de instituições financeiras”, explica Teixeira.
#cartões
Essas taxas só são cobradas quando o consumidor do crédito não consegue pagar a fatura dentro do prazo ou opta pelo pagamento mínimo.
#cartões
Sendo assim, os cuidados com o cartão consignado são os mesmos que se deve ter com o cartão de crédito comum.
#cartões
A mestre em educação financeira pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) Cíntia Senna destaca que independente do cartão de crédito ser consignado ou não, é importante sempre pagar as faturas em dia.
#cartões
“Quando a gente fala de cartão de crédito, o importante é não pagar o mínimo ou deixar de pagar, independente de ser consignado ou não. Isso porque as taxas são sim relevantes, altas e impactam bastante no nosso dia a dia”, explica.
#cartões
Cartão de crédito consignado X Empréstimo consignado
#cartões
Cartão consignado e empréstimo consignado são serviços diferentes, apesar de partirem da mesma premissa de funcionamento.
#cartões
No caso do empréstimo, assim como no cartão, o valor da parcela é diretamente descontado da folha de pagamento do tomador.
#cartões
No entanto, a porcentagem que é descontada é maior, não podendo exceder 30% da renda líquida mensal.
#cartões
Uma outra diferença é em relação às taxas de juros. Apesar de mais barato que outras modalidades de empréstimo, o empréstimo consignado – assim como qualquer – o tomador é obrigado a pagar taxas de juros.
#cartões
Já no caso do cartão, as taxas são cobradas apenas em caso de não pagamento da fatura total em dia.
#cartões
Além disso, há a possibilidade de combinar um empréstimo com um cartão consignado.
#cartões
No empréstimo consignado, existe uma norma de que as parcelas cobradas não podem exceder 30% da sua renda líquida mensal.
#cartões
Mas se adquirir também um cartão consignado é permitido que você comprometa mais 5% de sua renda mensal no contracheque. Assim, é possível ter até 35% de renda onerada.
#cartões
De acordo com Teixeira, combinar os dois pode ser uma boa opção, desde que se faça um bom planejamento para não cair “na armadilha” do crédito fácil.
#cartões
Cuidados para não atrapalhar as finanças
#cartões
Segundo os especialistas consultados, a palavra-chave para evitar problemas financeiros ao usar o cartão de crédito é planejamento.
#cartões
Cíntia Senna destaca que é importante ter um orçamento mais organizado e conhecedor de qual que é o balizamento para conseguir ter um endividamento sustentável, ou seja, que não comprometa todo esse meu ganho.
#cartões
Para isso, Ricardo Teixeira aconselha evitar compras por impulso e compras parceladas por longos períodos.
#cartões
Uma dica, de acordo com ele, é nunca permitir que sua fatura no mês (incluindo compras parceladas) ultrapasse 20% da sua renda líquida.
#cartões
Gostou do conteúdo? Use também nosso comparador de cartões de crédito!