#pix

Banco Central comunica vazamento de chaves Pix

#pix

O Banco Central (BC) comunicou nesta sexta-feira, 21, o vazamento de dados pessoais de 160,1 mil chaves Pix da Acesso Soluções de Pagamento.

#pix

Segundo o BC, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

#pix

Os dados foram expostos do dia 3 a 5 de dezembro do ano passado. As informações obtidas são de natureza cadastral, como nome de usuário e CPF.

#pix

Ou seja, não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

#pix

Quem teve dados vazados será avisado pelo aplicativo

#pix

A nota informa que o vazamento se deu por “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”.

#pix

A autarquia disse, ainda, que está apurando o caso, e que aplicará medidas de sanções que estão previstas na regulação atual do Pix.

#pix

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados no incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

#pix

“Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alerta a nota do Banco Central.

#pix

Segundo vazamento do Pix

#pix

Esse é o segundo incidente de vazamento de dados cadastrais do Pix.

#pix

O primeiro ocorreu em 24 de agosto de 2021, com exposição de dados vinculados a 414.526 chaves do Banco do Estado de Sergipe S.A. (Banese).

#pix

Para fins de transparência, o BC criou uma página específica em seu site para registrar incidentes de segurança desse tipo.

#pix

Gostou do conteúdo? No iDinheiro cobrimos as principais notícias que impactam no seu bolso!