Versões alternativas do WhatsApp são seguras? Entenda mais sobre GBWhatsApp e FMWhatsApp

Conheça os riscos que instalar versões alternativas do WhatsApp em seu smartphone trazem para seus dados e sua segurança digital em geral.

Isabella Proença
Isabella Proença

Muitos usuários buscam versões alternativas do WhatsApp para utilizar recursos que a versão oficial do aplicativo não oferece. Faz pouco tempo, por exemplo, que o WhatsApp disponibilizou a opção de “silenciar as conversas para sempre”.

As versões alternativas mais populares são a GBWhatsApp (ou Whatsapp GB) e o FMWhatsapp, mas também há outras, como “WhatsApp Plus”, “Foaud WhatsApp”, “WhatsApp Pro” e “Yo WhatsApp”.

Continua após a publicidade

Todas elas são bastante semelhantes e só são compatíveis com o Android. No entanto, não é recomendando instalá-las devido aos riscos que elas trazem. Abaixo, conheça os principais.

Versões alternativas do Whatsapp trazem perda de dados devido à incompatibilidade

O WhatsApp oferece a opção de realizar backups periódicos em nuvem para que você não perca suas mensagens ao reinstalar o app. Isso evita, também, que os dados se percam em caso de roubo ou defeitos no telefone.

Continua após a publicidade

Porém, ao usar as versões alternativas do WhatsApp, existe a possibilidade de você não conseguir restaurar seus dados por meio do backup, pois o formato dos dados não é exatamente o mesmo.

Fontes não oficiais para download

O aplicativo oficial está na App Store ou na Google Play, lojas oficiais de iOS e Android, respectivamente.

Entretanto, as versões alternativas não estão nas lojas oficiais, obrigando que você encontre outras fontes.

Fazer download de apps por meio de fontes duvidosas te expõe a riscos, além dificultar a escolha da versão “certa” para download.

Continua após a publicidade

Conta do WhatsApp suspensa

Há o risco de suspensão de sua conta do WhatsApp ao usar versões não oficiais do aplicativo. Caso isso ocorra, você não poderá mais utilizá-lo até que haja regularização. Em pronunciamento exposto em seu site oficial, o WhatsApp diz o seguinte:

“Os aplicativos não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp. Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”.

Propagandas indesejadas

O WhatsApp original não possui propagandas. No entanto, suas versões alternativas podem divulgar páginas de maneiras agressivas, já que não precisam seguir as regras do Google.

Além de diminuírem a autonomia da bateria e consumirem um volume maior do seu plano de dados móveis, ainda é possível que esses anúncios vazem suas informações.

Continua após a publicidade

Falhas na segurança das versões alternativas do WhatsApp

O aplicativo oficial do WhatsApp recebe atualizações frequentemente para corrigir problemas de segurança, o que protege seu smartphone contra ataques de hackers.

Sem essas atualizações, alguém poderia invadir seu celular somente iniciando uma chamada de vídeo ou enviando uma mensagem.

Não há como saber se as versões alternativas do WhatsApp recebem essas melhorias. Ainda que o autor da modificação tenha boas intenções, ele não tem acesso ao código inteiro do aplicativo, o que pode deixar falhas antigas em aberto ou introduzir novas.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações diárias diretamente no seu e-mail!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.