Outros

Como Verificar se Estou Inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)?

Flávio Mariano
Como Verificar se Estou Inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)?

Devido ao auxílio que será pago aos trabalhadores informais inscritos no CadÚnico, muitos desejam se estão inscritos neste cadastro. Confira aqui como é possível realizar esta verificação.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o COVID-19, a OMS recomendou aos países afetados que aderissem à quarentena. Isto porque, este é, até o momento, o método mais seguro para conter a disseminação do vírus, que já soma mais de 44 mil mortos em todo o mundo. Porém, de acordo com o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, é preciso que os governos prestem auxílio aos indivíduos em situações econômicas mais frágeis, que irão se prejudicar com o isolamento social. Assim, para amenizar os efeitos ocasionados pela crise do coronavírus na economia, o governo brasileiro anunciou um auxílio que será pago aos trabalhadores informais, indivíduos com contrato intermitente inativo, autônomos e microempreendedores individuais (MEI).

Ademais, existe um requisito adicional para o recebimento deste auxílio. O trabalhador informal empregado, autônomo ou desempregado que tem interesse em obter este auxílio deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para que possa ser feita a sua verificação de renda. Muitos indivíduos não sabem se estão inscritos neste cadastro, mas é preciso sabê-lo para solicitar o auxílio. Felizmente, pode-se verificar se está registrado no CadÚnico utilizando o site do Ministério da Cidadania,o aplicativo Meu CadÚnico e o telefone.

Continua após a publicidade:

Ainda, quem não estiver inscrito no CadÚnico também poderá receber o auxílio, mas mediante uma autodeclaração digital. Abaixo, saiba mais sobre isto e entenda o passo-a-passo de como verificar a sua inscrição no CadÚnico.

Verificando sua inscrição no CadÚnico

Como mencionado, para que o trabalhador informal empregado, autônomo ou desempregado possa receber o auxílio, ele deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esta inscrição deve ter sido feita até o dia 20 de março de 2020, antes deste auxílio ter sido previsto pelo governo. Há três formas de verificar se está inscrito no Cadastro Único, confira-as abaixo.

Pelo telefone

Caso você queira e seja mais fácil, é possível fazer uma consulta telefônica para saber se está realmente inscrito no CadÚnico. Ligue para o número 0800 707 2003. Você será atendido por uma central eletrônica e, para fazer a consulta, é preciso discar o 5. O serviço é gratuito e a ligação pode ser feita por telefone fixo ou móvel.

Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos finais de semana e feriados nacionais, de 10h às 16h.

Pelo aplicativo

CadÚnico
É possível usar o site do Consulta Cidadão ou o app Meu CadÚnico.

Felizmente, esta verificação também pode ser feita por aplicativo, o que será mais eficaz e fácil para muitas pessoas. O app chama-se Meu CadÚnico, e pode ser baixado em aparelhos Android, pela Play Store, e nos que possuem sistema IOS, pela App Store. Este é um aplicativo do Ministério da Economia, e, por isto, é completamente seguro usá-lo.

Baixe o app e, depois, clique em entrar. Então, insira o nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. Estas são perguntas de segurança e, depois de informar as respostas corretamente, poderá verificar se o seu cadastro foi ou não feito.

Pelo site

Você também pode acessar o site do Ministério da Cidadania, na aba de Consulta Cidadão. Infelizmente, devido a quantidade de pessoas que estão tentando acessar o site, nos últimos dias, ele tem apresentado instabilidades. Por isto, recomendamos usar o app. Porém, o site também funciona bem, caso não seja um dia cheio.

Rolando a tela desta página, você encontrará um formulário para ser preenchido. Também é preciso inserir o seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. Depois, assinale o reCaptcha e clique em “Emitir”. Caso você não encontre o seu nome, uma dica é tentar inserir diversas versões dele. Isto porque, em algumas situações, a pessoa não se lembra qual o nome que informou ao funcionário que fez o seu cadastro. Por exemplo, pode ter algum sobrenome faltando.

Posso receber o auxílio sem o cadastro no CadÚnico?

Se você não estiver inscrito no CadÚnico, não se preocupe, pois ainda assim, é possível receber o benefício. Caso cumpra com o limite de renda média, que é de ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos, pode-se fazer uma autodeclaração no site do governo, quando isto for liberado.

Porém, é preciso mencionar que, os trabalhadores que não estiverem inscritos no Cadastro provavelmente ficarão por último no calendário de pagamento, de acordo com o Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

One thought on “Como Verificar se Estou Inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *