O Ministério da Educação (MEC) vai abrir um processo seletivo para o preenchimento de vagas remanescentes do Prouni e Fies.

Ao todo, são 140 mil vagas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares de ambos os programas.

Continua após a publicidade:

Saiba mais sobre as informações, divulgadas pela Agência Brasil.

Saiba os detalhes das vagas remanescentes do Prouni e Fies

O preenchimento será dividido da seguinte forma: 90 mil vagas são referentes ao Prouni e 50 mil do Fies.

A seleção terá início no mês de setembro. Disponibilidade dessas vagas ocorre por diversos motivos, desde desistência do candidato pré-selecionado até falta de documentação necessária.

Para ter acesso as oportunidades, fique atento em relação aos comunicados divulgados pelo MEC. Acredita-se que em breve serão divulgadas novas informações e um passo a passo para ter acesso aos recursos.

Sobre os programas

O Prouni, chamado de Programa Universidade Para Todos, é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Nesse sentido, bolsas podem ser parciais ou integrais, tudo isso de acordo com a renda do estudante, que deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa para as bolsas integrais e de até 3 salários mínimos para a parcial.

No caso do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, o estudante tem acesso ao crédito para financiar cursos de ensino superior de instituições privadas.

Ele foi criado em 1999 e, desde o ano de 2018, existe em duas modalidades, sendo elas o Fies tradicional e o Programa de Financiamento Estudantil, chamado de P-Fies.

Enquanto o primeiro é operado pelo governo federal e não tem incidência de juros para estudantes com renda de até três salários mínimos por pessoa, o P-Fies conta com juros cobrados pelos bancos privados participantes.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre as vagas remanescentes do Prouni e FiesEntão, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real. 

Publicidade