Udemy vale a pena? Conheça a plataforma de cursos online

Udemy é uma plataforma que oferece cursos de qualidade para diversas áreas. Saiba mais sobre o seu funcionamento, certificados, reputação, etc.

lucas proenca
Lucas Proença

O ensino a distância está em alta atualmente e, para muitas pessoas, já se tornou a principal opção para adquirir conhecimento — ultrapassando, inclusive, o ensino presencial. Por esse motivo, plataformas como a Udemy têm ganhado cada vez mais força no mercado.

Com mais de 100 mil cursos disponíveis, a Udemy atende a praticamente todos os públicos e objetivos, com cursos que ensinam desde o nível básico até o avançado.

Continua após a publicidade

Se interessou pelo assunto? Neste artigo, falaremos mais sobre essa plataforma. Você saberá como a Udemy funciona, se vale a pena, quais são os melhores cursos disponíveis e muito mais. Confira!

O que é a Udemy? 

A Udemy é uma plataforma de compra e venda de cursos online. É voltada para pessoas que querem aprender ou se aprofundar em um novo universo de conhecimento ou mesmo para quem pretende ensinar algo que já tenha experiência. 

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, a plataforma reúne 130 mil cursos online e mais de 50 milhões de pessoas tiveram contato com algum deles. 

A ferramenta facilita a tarefa do usuário de buscar um curso de interesse em alguma das 13 categorias a seguir.

  1. Desenvolvimento
  2. Negócios
  3. Finanças e contabilidade
  4. TI e software
  5. Produtividade no escritório
  6. Desenvolvimento pessoal
  7. Design
  8. Marketing
  9. Estilo de Vida
  10. Fotografia e vídeo
  11. Saúde e Fitness
  12. Música
  13. Ensino e estudo acadêmico

Além das categorias, para encontrar um conteúdo que faça sentido para você, é possível filtrar por idioma, popularidade ou avaliação, por exemplo.  

Udemy vale a pena?

Sim, podemos dizer que a Udemy vale a pena. A plataforma é considerada um dos maiores marketplaces de cursos online do mundo, sendo ótima para quem deseja adquirir novos conhecimentos de qualquer lugar e a qualquer momento, sem precisar se deslocar até uma sala de aula.

Continua após a publicidade

Como a plataforma funciona?

Todo curso da Udemy oferece, ao menos, 30 minutos de conteúdo em vídeo, divididos em cinco módulos. Mas, claro, esse é o mínimo, e boa parte dos cursos (ao menos os de mais qualidade), tem um tempo maior de duração. 

Além disso, é possível ter acesso a materiais didáticos, testes, simulados e outros materiais que tornam o aprendizado mais rico. 

Também é possível verificar quem é o instrutor do curso, qual o plano de aula e uma descrição que explique o que você irá encontrar naquele curso. Tudo isso de uma forma bem intuitiva e simples. 

A Udemy também fornece certificado para os alunos que concluírem o curso por inteiro. 

Mas, além de ser aluno, você também pode usar a plataforma como instrutor colocando seu conteúdo para vender dentro da ferramenta e assim, atingindo um número maior de pessoas. 

Continua após a publicidade

Como ser um instrutor em cursos da Udemy

Além de poder fazer cursos gratuitos ou pagos, uma outra forma de explorar os recursos da Udemy é tornar-se um instrutor e ministrar, você mesmo, um curso sobre um assunto que domina. 

No entanto, é preciso seguir algumas regras. Todo curso da Udemy deve ter, ao menos, 30 minutos de conteúdo em vídeo divididos em cinco aulas ou módulos de aprendizado.

Já para aumentar as chances de conseguir uma venda, é importante lançar mão de outros recursos educacionais, como exercícios, questionários, tarefas e simulados. 

Além disso, a Udemy mantém uma política de avaliação (que pode ser baixada aqui) e alguns critérios que devem ser seguidos para que o curso seja aprovado, como: vídeo em HD (720p ou 1.080p), áudio de qualidade e sincronizado com o vídeo. 

Continua após a publicidade

Do mesmo modo, também é desejável criar um título e subtítulo atraente, uma pequena descrição e determinar o púbico-alvo para o qual o curso será direcionado. 

Assim, quando um aluno compra um curso, o dinheiro é repartido entre a plataforma e o instrutor e, para isso é preciso fazer uma conta no PayPal ou Payoneer. Os pagamentos são feitos mensalmente, conforme o número de produtos adquiridos. 

É possível criar um curso sobre praticamente qualquer assunto, mas, antes de se planejar, você deve verificar os assuntos proibidos pela plataforma.

Dentre eles, estão cursos relacionados à sexo explícito ou relacionados a atividades sexuais. Nudez é permitida quando o assunto estiver relacionado ao curso em si, como no caso das artes, anatomia, dentre outros. 

Continua após a publicidade

Quais são os melhores cursos da Udemy?

De acordo com a Udemy, a plataforma reúne mais de 130 mil cursos online e novas opções são adicionadas todos os meses. São cerca de 50 milhões de usuários.

É possível encontrar cursos sobre praticamente todos os assuntos e de áreas bem diferentes, embora haja uma oferta maior de conteúdo na área de tecnologia, programação e design, por exemplo.

Todos os anos, a Udemy divulga uma lista das áreas mais procuradas por alunos. Em 2020, a lista mundial, conhecida como Top 10 Skills, foi formada por: 

  1. Tensorflow;
  2. Chatbot ;
  3. Microsoft Azure;
  4. OpenCV;
  5. Redes neurais;
  6. Linux;
  7. Ethereum;
  8. Splunk; 
  9. QGIS; 
  10. KOTLIN;

No Brasil, a lista apresenta algumas novidades, confira:

  1. Microsoft Power BI;
  2. Edição de vídeo;
  3. Pintura digital/Digital painting;
  4. Express framework;
  5. Testagem de software;
  6. Inteligência artificial;
  7. Programação de sistemas;
  8. Hibernat;
  9. Adobe Lightroom;
  10. Design gráfico. 

Cursos gratuitos

A Udemy costuma fazer uma curadoria entre todos os cursos disponíveis na plataforma e separar opções interessantes e gratuitas. A lista pode ser acessada neste link e você pode filtrar os cursos por tema, categoria e idioma. 

Continua após a publicidade

São mais de 100 opções em português e separamos as melhores aqui: 

Marketing digital

  • Introdução ao Inbound Marketing
  • Marketing Digital para Iniciantes 
  • Workshop Marketing Digital – Pequenos e Médios empresários

Esses são ótimos cursos para quem já trabalha ou deseja trabalhar na internet para ganhar uma renda extra.

Programação

  • Como estudar programação de computadores
  • Introdução à programação de computadores
  • Conceitos de Programação em Shell Inscript

Treinamento para professores

  • Tecnologias Google para a Educação
  • Tecnologias Microsoft para a Educação

Com a necessidade das aulas remotas, muitos professores perceberam que precisavam desenvolver novas habilidades e aprender o uso de ferramentas digitais.

Investimentos e trading

  • Tesouro Direto: guia prático para potencializar seus ganhos
  • O que você precisa saber sobre Fundos de Investimento
  • Investimento em renda fixa: Iniciante

Cursos de finanças também contemplam diferentes níveis de conhecimento sobre o tema. Alguns são mais avançados e outros atendem perfeitamente os investidores iniciantes que, até o momento, preocupam-se apenas com o rendimento da poupança hoje.

Cursos pagos

Design Gráfico

  • Curso Design Gráfico COMPLETO – 7 Cursos do Zero ao Avançado

Programação

  • Curso de Programação em Python – do básico ao avançado
  • Curso Web Moderno com JavaScript 2019 COMPLETO + Projetos

Dados

  • O curso completo de Banco de Dados e SQL, sem mistérios!
  • Power BI Completo – Do Básico ao Avançado

Marketing digital

  • Curso Completo de Marketing Digital -23 Cursos em 1
  • Curso Completo de Instagram Marketing

Cursos de marketing digital e redes sociais também são muito interessantes para quem deseja trabalhar online pelo celular afinal, são muitas oportunidades.

Continua após a publicidade

Como fazer login na Udemy?

Para comprar ou ter acesso a um curso gratuito é preciso se cadastrar na plataforma, preenchendo dados básicos, como nome completo, email para contato e senha. 

A partir daí, você pode criar um perfil público na plataforma, adicionando foto, minibio e os links de suas redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Twitter. 

Vale lembrar que a Udemy é uma plataforma profissional, já que tem como objetivo principal oferecer ensino à distância.

Dessa forma, é interessante que você forneça informações sobre sua atuação profissional — principalmente se tem o interesse de, um dia, também utilizar a plataforma para divulgar seus próprios cursos. 

Continua após a publicidade

Além disso, também é possível adicionar um meio de pagamento, pelo qual você poderá pagar pelos cursos que não são gratuitos.

É possível usar cupons de desconto nos cursos?

Sim! Na verdade, a plataforma e seus parceiros oferecem cupons de desconto para reduzirem o preço de aquisição de um curso ou mesmo, na forma de crédito, que o usuário utilizada para comprar um ou mais cursos.

Aliás, se você quiser, o cupom é um ótimo presente para dar para seus amigos, parentes, colegas ou funcionários da sua empresa, se for o caso.

Como funciona o certificado Udemy?

Praticamente todos os cursos oferecidos na plataforma Udemy fornecem um certificado após sua conclusão.

Então, se você está matriculado em um curso, fique de olho, pois quando todos os itens forem concluídos, aparecerá um troféu verde na aba superior e você pode, então, fazer o download do certificado. 

Continua após a publicidade

O certificado traz informações importantes, como: 

  • nome do aluno;
  • nome do curso;
  • total de horas cursadas;
  • data;
  • assinatura do instrutor;
  • logomarca da Udemy.

Depois de baixado, você pode anexar o certificado em seu perfil no LinkedIn ou em outra plataforma profissional que desejar. 

Como é a reputação da Udemy no Reclame Aqui?

A Udemy tem uma reputação classificada como “ótima” no Reclame Aqui. Todas as reclamações de usuários são respondidas pelos responsáveis na plataforma e o índice de resolução de problemas beira os 90%.

Em média, o tempo de resposta para cada demanda é de 7 horas, o que é considerado um retorno rápido. 

Desde 2017, usuários postaram mais de 3 mil reclamações e 100% delas obtiveram uma resposta. Ao longo desse período, a nota obtida pela Udemy no Reclame Aqui é de 8,6 em 10. 

Continua após a publicidade

No entanto, em 2020, esses indicadores aumentaram. A nota obtida entre janeiro e dezembro foi 8,9. 

É preciso notar que nem todas as reclamações são clasificadas de modo específico. No entanto, em meio às principais reclamações dos usuários da Udemy na plataforma, estão:

  • problemas na finalização de compra; 
  • reembolso ou estorno de compra feita;
  • outros problemas com pagamento do serviço.

Como aproveitar o melhor da plataforma?

Por ser uma marketplace de cursos online, a Udemy oferece milhares de opções aos usuários. Dessa forma, ao mesmo tempo em que você pode ter acesso a cursos excelentes, de professores com boa didática e que tem um material preparado para oferecer um conteúdo de qualidade, há outros que não têm essa preocupação. 

Portanto, para aproveitar o melhor da plataforma, a principal sugestão é procurar por cursos bem avaliados pelos outros alunos e, principalmente, se vierem como indicação de uma pessoa que você conhece e confia.

Continua após a publicidade

É essencial fazer uma boa pesquisa prévia. Separe os cursos que te interessam primeiro e procure saber mais sobre o professor ou a escola que estão oferecendo o serviço.

Ao mesmo tempo, entre em contato com eles para saber mais detalhes e tirar suas dúvidas. Se o atendimento for bom, é um ótimo sinal. Se não, é um motivo para desistir antes de ter comprometido seu orçamento com ele.

Perguntas frequentes

  1. É possível pedir reembolso Udemy?

    Sim, você pode pedir reembolso de qualquer curso comprado na plataforma dentro de um prazo de 30 dias.

  2. Como pedir reembolso Udemy?

    Para pedir o reembolso é preciso entrar na página do curso, dentro da aba “Meus Cursos” e clicar em “Solicitar reembolso” (ou “Request a fund”, se a plataforma estiver em inglês). 

  3. A Udemy pode negar um pedido de reembolso?

    A Udemy pode se negar a reembolsar os usuários nos seguintes casos: o usuário baixou ou consumiu parte considerável do curso antes de solicitar o reembolso, se houver solicitações de reembolso em excesso na conta do usuário e se tiverem várias solicitações de reembolso para o mesmo curso. Além disso, não são aceitos pedidos de reembolso feitos por alunos que tiveram as contas banidas ou que violaram os termos da plataforma.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

  1. Curso De

    Sou a Cíntia Morais, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.