Guias, Seguros

Seguros: conheça os tipos de seguro, como contratar e quais as melhores opções

Lucas Tavares
Lucas Tavares
seguros

Entenda como funcionam os seguros, as proteções em caso de sinistro e saiba o que […]

Entenda como funcionam os seguros, as proteções em caso de sinistro e saiba o que é preciso fazer para ter essa proteção para você e os seus bens.

Ao planejar o seu futuro e da sua família, é bem provável que venham à cabeça algumas preocupações relacionadas aos imprevistos que podem acontecer e impactar diretamente na sua rotina. Seja problemas financeiros, seja questões de saúde, por exemplo, o ideal é se preparar para tentar minimizar todos os problemas que uma situação não planejada podem trazer para você.

Continua após a publicidade

Foi pensando nessa redução de riscos que foram criados os seguros, que atualmente atendem às mais diferentes modalidades e oferecem a tranquilidade que você precisa para se concentrar no trabalho, no lazer e em outros momentos importantes da sua vida.

Com tantas opções no mercado, é bem provável que, em algum momento, você se sinta perdido com tantas informações. Para ajudar você a entender melhor sobre o que são os seguros, a finalidade de cada um e os benefícios que eles podem trazer, preparamos este post completo.

Continua após a publicidade

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda tudo o que você precisa para contratar o seguro ideal!

Tudo sobre seguros

É bem provável que, em alguma ocasião, um vendedor ou gerente do banco tenha oferecido a você a opção de contratar um seguro. Mas afinal, você realmente sabe todos os detalhes sobre esse tipo de produto? É o que explicaremos a seguir.

Para que servem os seguros?

Os seguros são uma alternativa para que você possa proteger tanto seus patrimônios materiais, como automóveis e imóveis, quanto as pessoas que mais ama — ou até a sua própria vida.

Contratando esse produto com a seguradora, você paga um valor conhecido como “prêmio” e transfere para a contratada os impactos que podem ser gerados a partir de um determinado dano. Ou seja, se você passar por alguma situação complexa diretamente relacionada ao que foi segurado, não precisará se preocupar com prejuízos financeiros.

Continua após a publicidade

Como funcionam os seguros?

Depois que o produto é oferecido a você, é hora de assinar o contrato, conhecido como apólice. Nas cláusulas, deverão constar, basicamente:

  • o período definido da contratação;
  • o valor do prêmio a ser pago pelo segurado;
  • e quais serão as responsabilidades que a seguradora se compromete a assumir caso aconteça um sinistro, ou seja, um acidente que cause algum prejuízo a você.

O prêmio que você deve pagar à seguradora varia de acordo com o produto contratado. Seguros de bens mais caros, como automóveis de luxo, também terão prêmios de valores bem mais altos do que de um celular, por exemplo.

Para fazer o cálculo desse valor, você precisa fornecer à seguradora os seus dados pessoais, bem como as informações relativas ao bem a ser protegido.

Vale destacar que, em algumas situações, será necessário que você pague uma quantia além do prêmio quando o sinistro ocorrer: a franquia. Ela é uma divisão das responsabilidades que a seguradora acorda com seus clientes em caso de acidentes.

Continua após a publicidade

É preciso atenção na hora de assinar a apólice para entender se ela será dedutível, em que a seguradora paga o valor do prejuízo que ultrapassa a franquia, ou se é simples, em que a seguradora indeniza integralmente os valores que ultrapassarem a franquia.

Quais são os tipos de seguros?

Assim como já destacamos, existem variados tipos de seguro disponíveis no mercado. Os mais tradicionais, que foram os primeiros a surgir, estão relacionados à bens como carros, motos, casas e apartamentos. Mas, nos últimos anos, outros produtos passaram a ser oferecidos aos consumidores, como o seguro para equipamentos eletrônicos, como celulares e notebooks.

Nos próximos tópicos, explicaremos a você um pouco mais sobre esse assunto!

Seguros de vida

É bem provável que uma das suas preocupações seja deixar a sua família protegida financeiramente caso aconteça alguma fatalidade ou mesmo quando você não estiver mais presente. É para ajudar nesses momentos que existem os diferentes tipos de seguro de vida.

Como funcionam os seguros de vida? 

O seguro de vida é aquele em que você seleciona os beneficiários para receber um valor pré-determinado, chamado de indenização, em alguns casos como:

Continua após a publicidade

  • falecimento do segurado;
  • doenças graves e que, normalmente, exigem tratamentos mais caros;
  • diárias em hospitais por longas internações;
  • invalidez permanente.

Essas coberturas variam muito de acordo com a seguradora contratada, bem como as condições e os valores que você pode pagar no momento da contratação.

Por que contratar um seguro de vida?

A contratação desse tipo de produto evita que seus familiares e pessoas mais próximas tenham que passar por dificuldades no pagamento de despesas relacionadas aos sinistros mencionados. São situações que, geralmente, impactam diretamente no emocional de todos e os seguros são um modo de reduzir um pouco os problemas — pelo menos no lado financeiro.

Onde contratar seu seguro de vida?

Por ser uma das modalidades mais comuns de seguro, é possível encontrar esse produto em praticamente todas as instituições bancárias e empresas seguradoras do Brasil. Alguns exemplos são a Bradesco Seguros e a Allianz Seguros.

Como escolher o melhor seguro de vida?

O seguro de vida ideal é aquele em que você consegue aliar uma maior gama de sinistros cobertos, com um valor de indenização que realmente possa ajudar nesses difíceis momentos e, é claro, com um prêmio que você possa pagar. Para encontrar esse ponto de equilíbrio, o ideal é fazer simulações e comparar o que as seguradoras tem a oferecer.

Continua após a publicidade

Seguro viagem

Independentemente do motivo da viagem, ninguém quer ter dor de cabeça enquanto está longe de casa, não é mesmo? Por isso, um seguro viagem é imprescindível — principalmente para quem vai passar um período mais longo de tempo ou está indo para países que exigem o seguro como critério de entrada.

Para que serve o seguro viagem?

Essa modalidade também conta com proteção aos mais variados tipos de situação que podem acontecer com um viajante, como:

  • perda, extravio ou danos à bagagem;
  • cancelamentos;
  • despesas médicas, odontológicas e hospitalares;
  • invalidez;
  • traslados funerários.

O seguro viagem pode ser contratado não só para viagens internacionais como também para as nacionais. Para quem não tem um plano de saúde com cobertura em todo o país, por exemplo, a contratação deste produto é uma excelente alternativa.

Onde contratar seu seguro viagem?

No momento de fechar o seu pacote de viagens com uma agência, é bem provável que ela já tenha alguma seguradora parceira e que ofereça benefícios e descontos para você. Mas se preferir contratar à parte, empresas como a MAPFRE Seguros e SulAmérica Seguros oferecem boas opções.

Continua após a publicidade

Como escolher o melhor seguro viagem?

A escolha do seu seguro viagem está diretamente relacionada ao destino que você viajará. Países europeus que seguem o Tratado de Schengen, por exemplo, exigem que a cobertura seja de, no mínimo, 30 mil euros. Mas caso esteja fazendo uma viagem dentro do Brasil, a cobertura não precisa ser tão completa.

O mais importante é que você não faça viagens, principalmente as de longa duração, sem se prevenir!

Seguro de carro ou seguro automotivo

Adquiriu o veículo que tanto sonhava? Então é hora de contratar uma proteção! Os seguros automotivos também são muito conhecidos e utilizados no Brasil, principalmente para prevenir quanto a furtos e roubos. Conheça mais sobre esse produto!

Para que serve o seguro automotivo?

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Públicas (Sinesp), apenas entre janeiro e fevereiro de 2020 foram registradas quase 29 mil ocorrências de roubo de veículos em todo o Brasil. 

Continua após a publicidade

Esse alto número deixa clara a importância de contratar um seguro automóvel, buscando minimizar os prejuízos causados por essa e também por outros tipos de situações, como furto ou acidente de trânsito.

Onde contratar seu seguro de carro?

Também por ser uma modalidade muito procurada, o seguro auto pode ser contratado com diversos bancos e seguradoras. Algumas empresas são mais especializadas nesse tipo de produto: é o caso da Azul Seguros.

Como escolher o melhor seguro de carro?

O primeiro passo antes de contratar o seu seguro automotivo é analisar como é a sua rotina com o seu veículo e quais são as suas necessidades. Alguns pontos a serem analisados são:

  • onde você costuma estacionar;
  • em quais horários estará com o carro;
  • quem e quantos serão os motoristas;
  • riscos em que o veículo estaria mais exposto;
  • e, é claro, o quanto você pode pagar.

> Uma dica é consultar os rankings que sites especializados costumam divulgar, anualmente, sobre quais são as melhores opções de seguros do mercado. <

Continua após a publicidade

É importante destacar que o seguro de carro, moto e outros veículos costuma ser um dos que você mais precisará de planejamento e pesquisa para contratar a opção ideal. Isso porque os preços podem variar muito de acordo com a cobertura, a franquia e alguns detalhes que as seguradoras precisam analisar.

Apenas para que tenha uma ideia, até mesmo a idade e o tempo de CNH são critérios que contam para a diminuição ou aumento do valor do prêmio a ser pago por você. Por isso, o ideal é fazer diversas simulações para comparar qual delas oferece as maiores vantagens.

Outros tipos de seguro

Em 2019, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) registrou um crescimento de cerca de 11% do mercado de seguros.

Nos últimos anos, além dos problemas de segurança no Brasil, algumas novas oportunidades de proteção para imprevistos também surgiram — o que levou ao lançamento de novos tipos de apólices para facilitar o seu dia a dia. Veja algumas delas!

Continua após a publicidade

Seguro para celular

Com o mundo cada vez mais digital, se torna ainda mais difícil ficar sem um smartphone. Os seguros para celular disponíveis costumam cobrir danos físicos, elétricos, por água ou líquido, além de furtos e roubos. Esse é um produto que costuma ser contratado para aparelhos mais caros, porém algumas seguradoras aceitam proteger celulares a partir de R$ 500 e que tenham até 1 ano de uso.

Seguro para pets

Seu bichinho de estimação é como um membro da família para você? Então saiba que eles também já podem ser contemplados com um seguro para pets. Assim como nos planos de saúde para humanos, é possível contratar apenas serviços ambulatoriais, mas também o pacote mais completo, que cobre despesas com internações e tratamentos, como fisioterapia.

Seguro residencial

Para quem deseja proteger a casa ou apartamento não só contra furtos e roubos, mas também contar com assistência 24 horas de serviços como chaveiros, encanadores e reparos de eletrodomésticos, o seguro residencial é uma excelente opção. É possível encontrar desde planos mais básicos, que atendem à pequenas necessidades do dia a dia, até aqueles destinados apenas para casas de veraneio.

Como comparar seguros online?

Basicamente, existem duas maneiras de fazer a comparação entre os diferentes produtos das seguradoras. A primeira delas é entrar nos sites oficiais das seguradoras e fazer uma simulação online ou, até mesmo, já solicitar a sua cotação. Assim que receber os dados, basta montar uma pequena planilha e colocar os prós e contras lado a lado.

Continua após a publicidade

A segunda opção é utilizar alguns sites especializados em comparação de seguros. O Compara Online, por exemplo, é um site que reúne alguns dos principais seguros de automóveis, viagens e vida do Brasil e permite não apenas comparar, como também contratar o produto que você escolher.

Também vale a pena, durante a sua pesquisa, consultar portais como o Reclame Aqui para acompanhar a reputação das seguradoras. Não esqueça também de conferir se a empresa é autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) a oferecer os planos e seguros para você.

Quais as maiores seguradoras do Brasil?

Agora que você já sabe como funcionam os seguros, é hora de conhecer algumas das principais empresas no Brasil que oferecem opções para proteger seu automóvel, casa e outros bens. Confira!

Azul Seguros

Especialista em seguro para automóvel, a Azul Seguros é uma empresa pertencente ao grupo da Porto Seguro. Os preços disponíveis pela seguradora são alguns dos mais baratos do mercado, porque eles são focados em coberturas mais básicas — o que é uma excelente opção para quem não tem muito dinheiro para investir em um seguro, mas também não abre mão da proteção veicular.

Continua após a publicidade

Bradesco Seguros

Dentre as seguradoras do mercado, a Bradesco Seguros é uma das que mais oferecem produtos diferentes para você e, por isso, se tornou a líder no Brasil no segmento. Além dos pacotes para pessoas físicas, a Bradesco também conta com produtos voltados para empresas.

Caixa Seguradora

Ligada à Caixa Econômica Federal, a seguradora divide seus produtos em quatro categorias: família, bens, sonhos, futuro e saúde, todas com opções para pessoas físicas e jurídicas. Além da cotação online, no site da Caixa Seguradora você pode utilizar o chat para tirar todas as suas dúvidas sobre o seguro que deseja contratar.

Liberty Seguros

A marca, que é americana, oferece no Brasil as opções de seguro residencial, auto, de vida e algumas opções exclusivas para empresas. Na Liberty Seguros, você ainda tem acesso a um clube de benefícios, com diversas vantagens e descontos para os segurados em estabelecimentos e serviços parceiros.

Seguradora Lider

Apesar do nome ser bem famoso, você não vai conseguir contratar produtos com a Seguradora Lider. Isso porque ela não oferece seguros privados, mas sim, é administradora do Seguro DPVAT — que é a proteção à todos os brasileiros para acidentes de trânsito.

Continua após a publicidade

HDI Seguros

A empresa alemã HDI Seguros está no Brasil desde 1980 e conta com produtos que cobrem sinistros à residências, automóveis e empresas. Um dos grandes destaques da seguradora é o serviço HDI Bate-Pronto, que promete vistoria imediata do veículo para que o conserto seja mais rápido — o que é uma ótima opção para quem depende do carro para muitas tarefas, principalmente para trabalhar.

Sompo Seguros

A Sompo Seguros é uma seguradora muito tradicional do mercado, que oferece produtos para automóveis, residência e de vida, além de planos de saúde para empresas.

SulAmérica Seguros

Apesar de ser mais conhecida pelos planos de saúde, a SulAmérica Seguros também conta com produtos para proteger automóveis, casas e vida. Com corretores de seguros independentes, a seguradora compõe o maior grupo do Brasil com esse tipo de negócio.

MAPFRE Seguros

Além de oferecer seus serviços por meio da sua marca própria, a MAPFRE Seguros tem parcerias com grandes financeiras, como a BV, para oferecer seguros para carros e motos, vida e previdência, além dos produtos residenciais.

Continua após a publicidade

Allianz Seguros

Conhecida por seus produtos financeiros, a Allianz também conta com uma seguradora. A carteira de opções é bem variada e você pode contratar diretamente com um dos corretores independentes.

Unimed Seguros

É bem provável que você já tenha ouvido falar da Unimed por causa dos planos de saúde, correto? O que nem todo mundo sabe é que eles também contam com a seguradora, que oferece proteção em casos de sinistros em viagens, em casa ou apartamento, além de seguro de vida e outras opções relacionadas à saúde e bem-estar.

Zurich Seguros

Os seguros automóvel, residencial, viagem e vida são as principais opções da Zurich Seguros voltadas para pessoa física. Eles também contam com proteção para aparelhos eletrônicos e pequenos imprevistos financeiros, como perda ou roubo de cartão.

> Dúvidas Frequentes:

  • Qual o seguro mais barato?

Esses valores vão depender de qual tipo de seguro você está contratando e de alguns detalhes importantes, como a sua localidade e a cobertura que você precisa para o seu bem ou para você.

Continua após a publicidade

  • Quanto custa o seguro de uma casa?

O prêmio do seguro varia de acordo com o valor da sua residência e com os tipos de serviços presentes na apólice. Segundo especialistas, o valor médio pago no Brasil é de R$250.

  • Qual idade o seguro fica mais barato?

A idade é um quesito que determina o valor do prêmio no seguro auto. Acima dos 25 anos, as taxas são um pouco mais baratas, já que as pessoas passam a ser consideradas fora da faixa etária de maior risco de acidentes de trânsito — 18 a 24 anos.

Contar com um bom seguro para se prevenir e evitar que os problemas sejam ainda maiores quando um imprevisto acontecer é sempre o melhor caminho. Assim, você pode se tranquilizar e dedicar seu tempo — e principalmente, seu dinheiro! — para planejar outras ações na sua vida.

Assine a Newsletter do iDinheiro e receba toda semana conteúdo exclusivo sobre o que importa para o seu dinheiro!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *