Os bancos com menor expressão nacional mas bons desempenhos financeiros podem guardar soluções interessantes para seus clientes, sabia? É algo a se pensar sobre o Safra Financiamentos.

O Safra opera essas soluções em suas redes, canais próprios, mas também com uma rede de parceiros da Safra Financeira, seu negócio focado exclusivamente em financiamentos e consignados.

Continua após a publicidade


Mas, se você não tem conta por lá, como ter acesso às suas condições de financiamento, oportunidades de negociação, dentre outros?

Antes de pensar nisso, o ideal é saber um pouco mais sobre o Banco Safra e como ele operacionaliza seus financiamentos, certo? Então, o guia que preparamos para este post é o ideal para você. Confira.

O que é Safra financiamentos?

Apesar de não estar entre os três primeiros nomes de bancos que a maioria dos brasileiros listaria como os mais conhecidos, o banco Safra tem uma longa trajetória no mundo financeiro.

A família Safra já atuava no ramo financeiro em 1800, em Aleppo, mas seus descendentes só vieram para o Brasil em 1953, começando uma trajetória de aquisição de outros bancos e chegando na atualidade com presença nacional e internacional consolidada.

Então, primeiro ponto fundamental: a Safra Financeira, que é responsável pelas negociações de financiamento e créditos consignados com a rede parceira, é confiável e sólida no mercado.

Quem pode contratar financiamentos e consignados com a  Safra financiamentos?

Não é preciso ser correntista do banco Safra para contratar suas operações de financiamento ou consignado, basta atender os requisitos para a liberação do crédito solicitado.

Requisitos para financiamento de veículo

O Auto Safra é a modalidade de financiamento de veículo oferecido pela financeira e, assim como funciona outras soluções de crédito, passa por uma análise de crédito e apresentação documental antes da aprovação do valor.

Na apresentação documental, é necessário fornecer dados e imagens do documento de idade que comprovem a maioridade, CPF, CNH, comprovante de residência e de renda recente, caso não seja correntista do banco. Outras informações podem ser solicitadas nesse processo.

Requisitos para o crédito consignado

Também é um serviço da Safra Financeira a liberação de crédito consignado para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos ou funcionários da iniciativa privada de empresas que tenham parceria com o banco Safra para essa modalidade de serviço.

Além dos documentos formais para a contratação do crédito, para os consignados é preciso levar um registro que comprove seu vínculo com a instituição que concede o diferencial.

Ainda assim, esse também é um crédito que depende da análise do banco e do percentual de comprometimento dos ganhos do clientes. No caso dos aposentados, por exemplo, a parcela do empréstimo não pode ultrapassar 30% do seu benefício no contracheque.

Dessa maneira, se ele possui outros empréstimos consignados, a nova parcela, somada com as restantes, não podem ultrapassar 30% do seus ganhos de aposentadoria. Porém, se ele tiver outro tipo de crédito no mercado, esse valor não vai interferir na sua margem de consignação.

Dica do iDinheiro

Como crédito consignado tem garantia e é debitado diretamente na fonte, os bancos oferecem taxas de juros menores. Na simulação da Safra Financiamentos, a taxa de juros para funcionários de empresa privada é a partir de 1,50% ao mês.

Quem tem empréstimos em outras modalidades pode procurar alternativas mais econômicas. Nesse caso, ele solicitaria o crédito mais barato para quitar o mais caro e, terminar sua obrigação financeira com um comprometimento mensal menor. 

Como funciona a Safra Financeira?

É importante entender que as condições da Safra Financeira podem ser diferentes daquelas oferecidas para os correntistas dos banco e, isso acontece principalmente por causa dos demais relacionamentos financeiros, como investimentos, regularidade de pagamentos etc.

Assim, aqui vamos concentrar no funcionamento da Safra Financeira, começando pela explicação da formação de sua rede.

Concessionárias, revendedoras e lojas de veículos, em geral, têm parcerias com financeiras para estimular e facilitar a venda de seus produtos.

As financeiras, por sua vez, aumentam seu número de operação de financiamento ao conseguirem abordar os clientes no ponto de venda, onde ele já demonstrou estar disposto a comprar aquele produto. Em muitos casos, além do crédito negociado, a empresa acaba conquistando um novo correntista.

Ou seja, essa parceria é muito vantajosa para as lojas, bancos e financeiras, assim como para os clientes, afinal de contas, alguns deles não possuem créditos pré-aprovados nas instituições financeiras que possuem conta corrente ou, no mínimo, aumentam suas possibilidades e podem optar pelo contrato com mais benefícios e economias.

A lógica comercial do consignado é o mesmo. Quando a Safra Financeira fecha uma parceria com uma empresa para fornecer empréstimos em consignação, normalmente negocia outros serviços, como o pagamento da folha de funcionários, por exemplo.

Além disso, ela capta, de uma só vez, um grupo de potenciais clientes que vão ficar atraídos pela oferta de crédito com taxas diferenciadas, ou seja, a Safra Financeira vai conquistar seu lucro pelo volume de consignados realizados.

Mas, por que estamos expondo esses fatos? 

Dica do iDinheiro

Analise as ofertas de crédito consignado ou financiamento com o mesmo critério estratégico das grandes empresas e bancos, ou seja, buscando mais de um benefício para você.

Não se trata apenas de comprar um carro ou contratar um crédito para resolver uma pendência financeira e, sim, um contrato com as condições mais vantajosas para você.

Como funciona o financiamento de veículos na Safra Financiamentos?

Quem está interessado no financiamento Safra pode usar o site da financeira para conhecer seu perfil de carro ideal e ser diferenciado para uma das lojas que fazem seu financiamento.

É claro que o processo natural, procurar sua concessionária ou revendedora de confiança também é possível, porém, ela pode ter parceria com outra financiadora.

Não é preciso ser correntista do Safra para realizar a operação e o financiamento pode ser aprovado em até 60 parcelas.

Depois do crédito aprovado, a apresentação dos documentos e conferências dos dados para a transferência do valor, o financiamento é concluído e o cliente inicia o pagamento por boleto ou carnê, no caso de não correntistas ou, no débito em conta corrente.

Como funciona o consignado na Safra Financiamentos?

O crédito consignado das empresas parceiras da Safra Financiamentos oferecem essa solução para seus colaboradores como forma de benefício, assim como é o caso dos aposentados e pensionistas do INSS.

Cada um desses grupos pode ter condições de contratação diferenciada, afinal de contas, uma parte do risco da operação é da empresa do colaborador.

Com isso, alguns créditos consignados de empresas podem ter taxas de juros menores do que a dos aposentados pelo INSS.

De acordo com a tabela comparativa publicada no site da Safra Financiamentos, a taxa de juros para consignados privados é a partir de 1,50% ao mês, enquanto para os aposentados do INSS é de 1,60% ao mês.

Tudo sobre Banco Safra Financiamentos

Fonte: reprodução/site Safra Financiamentos (04/07/2020)

Nesse quadro comparativo da Safra Financiamentos, inclusive, temos outras informações que reforçam a importância de investigar oportunidades de crédito mais baratas.

Algumas pessoas usam o cartão de crédito sem acompanhar o valor das faturas e, em dado momento, percebem que não vão conseguir pagar integralmente a próxima cobrança.

Para sanar o problema de forma simples, recorrem ao parcelamento da fatura que, em muitos cartões de crédito, têm a mesma taxa de juros que o crédito rotativo. Ou seja, deixam de pagar a multa e o juros de mora, mas parcelam o valor com um dos juros mais altos do mercado.

Dica do iDinheiro

Para evitar que isso aconteça, o ideal é programar suas compras, acompanhar suas faturas e não comprometer seu orçamento mensal, não é mesmo?

Mas, se isso acontecer, evite tomar qualquer decisão sem antes refletir nas alternativas, como a contratação de um empréstimo consignado na mesma quantidade de parcelas que você pagaria em uma eventual contratação de parcelamento da fatura.

Além de mais econômico, seu histórico de uso do cartão de crédito não terá um registro de parcelamento que, eventualmente, pode te desabonar em uma avaliação de crédito, certo?

Aguçar sua visão para as linhas de crédito e as empresas que atuam no mercado financeiro é essencial para entender que não existe filantropia, todos estão ganhando na negociação e, o mais importante, você, como cliente, é a parte determinante para o sucesso econômico da operação.

Por isso, assuma a postura de negociador e busque a melhor condição de financiamento para você, seja com a Safra Financiamento, seja em qualquer outra instituição.

Já está sentindo as rédeas das suas finanças no seu controle? Então, continue estudando como otimizar sua economia. Assine a newsletter do iDinheiro e receba uma seleção de conteúdos sobre o que é importante para o seu dinheiro.