O segmento de seguros tem tido um crescimento notório no Brasil. Apesar de não ser o país com mais contratação, este setor vem aumentando nos últimos tempos, tendo nomes de destaque como a Porto Seguro Seguros, que oferece várias possibilidades desse tipo de contratação.

Vamos saber mais sobre essa opção de seguradora a seguir. Mas antes, como muitos ainda acreditam que contratar os seguros são um gasto desnecessário, vamos destacar a importância e os benefícios desse tipo de contratação. Confira. 

Continua após a publicidade


Importância e benefícios dos seguros 

O seguro é um produto financeiro com uma história bem antiga. Muitas pessoas têm medo e insegurança dos perigos e incertezas do que possa acontecer referente a bens e ativos conquistados como casas e automóveis, por exemplo. Como forma de proteger a si mesmo e seus patrimônios, bem como os membros de uma  família, foi criado uma forma de prevenir os prejuízos financeiros que podem ser causados: os seguros. 

Uma batida de carro, um curto-circuito na rede elétrica de um imóvel ou uma doença inesperada podem trazer grandes danos econômicos e o seguro serve para que não tenhamos tanta dor de cabeça com isso. As formas de seguro vem sendo modificadas e aperfeiçoadas com o tempo e, hoje, contamos com uma linha muito vasta, nos mais variados segmentos.

A contratação de um seguro é muito importante para quem deseja ter uma proteção e garantia de que não haja grandes prejuízos decorrentes de acidentes, roubos e etc., sendo assim um investimento em uma vida com mais tranquilidade. Existem várias modalidades de seguros que podem ser feitas, desde seguros de patrimônios e ativos até seguros de saúde e de vida e que podem funcionar de formas variadas.

Mas em geral, todos os seguros seguem um padrão de reembolso. Existe um valor máximo em que as seguradoras estão dispostas a cobrir de acordo com cada ocorrido. No caso de seguros de bens e ativos, geralmente o reembolso é o valor da manutenção ou até mesmo o valor total do bem em caso de roubo ou perda total. Tudo isso estará definido no contrato, ou seja, na apólice do seguro. 

Em casos de seguro de vida, existem os valores para custear despesas médicas ou até uma indenização em casos de invalidez ou morte. O seguro visa evitar prejuízos ao segurado e os valores são firmados mediante a contrato assinado entre as duas partes, o que chamamos de apólice, como mencionado anteriormente.

Como funcionam os seguros?

Quando a pessoa não quer correr o risco de perder algum patrimônio, ela paga um valor anual antecipado para uma seguradora, mediante a apólice. O valor é calculado de acordo com o risco e o patrimônio segurado  pode ser um carro, uma casa, ou mesmo a própria vida. Caso ocorra algum sinistro o segurado recebe o valor de indenização mencionado na apólice.

Reembolsos

Cada seguro tem um valor de parcela e de reembolso de acordo com o ativo assegurado e também de acordo com a possibilidade de um sinistro acontecer. Por exemplo, se você for contratar um seguro para um carro, será avaliado o valor e qual a possibilidade de acontecer um acidente causado por você ou terceiro; a possibilidade de você necessitar de uma manutenção ou guincho e ainda a probabilidade de roubo. Além disso, a seguradora avalia as condições de uso, tipos de cuidados e a finalidade do bem (seja trabalho ou lazer). 

De igual forma, se você pretende contratar um seguro para imóveis, empresa ou seguro de vida, é feita uma avaliação da possibilidade de você acionar o seguro e solicitar receber a indenização.  Quanto maior for a possibilidade de você utilizar o seguro, maior ficará o valor a ser pago.

O lucro das seguradoras vêm dos clientes que não acionaram o seguro, ou seja, pagaram pelos serviços e não precisaram utilizar. Assim, é possível garantir que a empresa tenha seu patrimônio e ainda arque com os prejuízos de quem solicitou os serviços da apólice.

Tipos de seguros 

Existem vários tipos de seguros e todos eles contam com uma variedade de serviços com os quais o segurado pode contar de acordo com as opções selecionadas e previamente contratadas.

Leia atentamente a apólice!

A apólice do seguro contém todas as informações necessárias para o segurado e a empresa do seguro. É através dela que os direitos das duas partes são mantidos perante uma documentação assinada.

Neste documento contém o tipo de seguro contratado e qual a sua finalidade, o bem segurado e suas informações como valor e estado de conservação (quando seguro de vida, a apólice contém as informações pessoais do segurado). Neste mesmo documento contém os tipos de sinistros que a seguradora cobre e qual o valor máximo de indenização. Por isso, é de extrema importância que se preste bastante atenção na contratação para que você tenha certeza de que estará enquadrado nos serviços desejados.

As empresas de seguro também exigem que o segurado arque com uma pequena porcentagem do risco, ou seja, na hora de acionar os serviços, é preciso que seja pago um valor chamado de franquia.

Empresas de seguro

As instituições responsáveis por conceder seguros são as empresas de setor financeiro autorizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável não só pela autorização, mas também pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, garantindo todos os direitos do consumidor.

A maioria dos bancos oferece uma linha de seguros para pessoa física e jurídica, cada um com suas especialidades e facilidades. Também existem empresas que trabalham apenas neste setor, oferecendo uma variedade de seguros e serviços que poderão ser escolhidos pelo segurado.

Porto Seguro Seguros: principais benefícios e o que oferece

A Porto Seguro Seguros é uma empresa do ramo financeiro que tem garantido a liderança em seguros no Brasil. A seguradora atua em várias frentes de seguro: Auto, Patrimonial, Saude e odonto, Seguro de vida, Cartão de crédito e consórcio. 

Apesar de ser uma seguradora com uma forte presença no setor automobilístico, a empresa tem se diversificado e a participação de outros segmentos tem crescido muito nos últimos tempos e, de acordo com o mercado, continuará em crescimento durante os próximos anos, apesar do atual cenário pandêmico vivido no mundo.

Qualidades e vantagens da empresa 

De acordo com os números divulgados pela seguradora, nos últimos anos a quantidade de seguros vendidos tem aumentado e, assim, é possível diminuir o valor das apólices contratadas, facilitando cada vez mais a aquisição desse tipo de serviço. 

Os dados também demonstram a capacidade de eficiência da seguradora, mostrando que desde 2009 a empresa apresenta porcentagens positivas de lucro e que suas receitas são mais do que suficientes para pagar todas as despesas (incluindo os sinistros e despesas operacionais), tornando-a uma das seguradoras com mais destaque no país, apresentando um bom desempenho na bolsa de valores. 

A Porto Seguro Seguros oferece uma variedade de serviços dentro de seus setores e tem investido cada vez mais em frentes mais diversificadas. Com todas as modalidades oferecidas pela empresa, provavelmente será possível encontrar o que você necessita e que se encaixe no seu perfil e realidade. 

Mas lembre-se: pesquise as propostas em várias instituições do mercado, comparando e optando por aquela que lhe oferecer oferecer mais benefícios a curto e longo prazo. 

O que a Porto Seguro oferece

Além de oferecer uma vasta linha de seguros dentro dos ramos de patrimônio e de saúde, a empresa também oferece uma linha previdenciária, cartões de crédito, consórcios e opções de financiamentos, todos com aumento dos resultados no mercado financeiro, o que garante segurança ao consumidor.

Quem contrata o seguro garante assistência 24 horas com guinchos e serviços automotivos em todo o país, além de descontos exclusivos. A Porto Seguro Seguros também oferece serviços para residências, assistência técnica para computadores e serviços de saúde. Hoje, a  empresa conta com um atendimento rápido que visa dar maior conforto e comodidade ao segurado no momento do sinistro.

Se você precisar de ajuda na hora de escolher o seguro adequado, você pode procurar um corretor de seguros, este profissional irá facilitar a parte burocrática da contratação, te apresentar todas as opções disponíveis da seguradora e te auxiliar a contratar os melhores serviços de acordo com suas necessidades.

Para saber mais sobre todas as opções oferecidas pela Porto Seguro, acesse: https://wwws.portoseguro.com.br/. Além disso, no site você também pode fazer uma cotação on-line ou ainda entrar em contato com um corretor, acessando: https://corretor.portoseguro.com.br/corretoronline/

Aqui no iDinheiro temos uma categoria exclusiva para os seguros, na qual você pode acessar todas as informações que precisa para fazer a melhor escolha. Confira: https://www.idinheiro.com.br/seguros/.

Não esqueça também de assinar a nossa newsletter e receber toda semana em seu e-mail um conteúdo exclusivo sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.