A Facta Empréstimos é uma empresa de créditos que possui mais de 20 anos de atuação no mercado. Fundada em 1966 em Porto Alegre (RS), a financeira oferece, desde então, às pessoas físicas e às empresas que possuem pendências financeiras, opções de crédito consignado.

Neste contexto, conhecida por trabalhar com o método consignado – pagamento indireto, em que as parcelas são reduzidas da folha de pagamento ou da conta corrente – a empresa possui três linhas de empréstimos.

Continua após a publicidade


Conheça mais sobre as opções de créditos da Facta Empréstimos a seguir.

Facta Empréstimos Consignados

O empréstimo consignado é recomendado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Social do Seguro Social). A Facta visa, com esta opção, disponibilizar o crédito consignado ao público com a possibilidade de fazer parcelas em até 96 vezes. 

Além disso, a empresa garante o oferecimento do empréstimo sem consulta no Serasa e SPC. No entanto, para isso, é necessário que os clientes tenham certa estabilidade e, por este motivo, a opção do empréstimo consignado é ideal para servidores, pensionistas e aposentados.

Diferenciais e taxas do Empréstimo Consignado

Vale ressaltar, a priori, que é de extrema importância comparar os valores de taxas de juros entre todos os bancos, haja vista que qualquer aumento nas taxas pode causar grande impacto.

As taxas da Facta Empréstimos foram divulgadas a partir de análises feitas pelo Banco Central em 2020.

Para os aposentados e pensionistas que adquirem o empréstimo consignado Facta, a taxa de juros empregada é de, aproximadamente, 1,77% ao mês. Além disso, deve-se ter conhecimento, também, que as parcelas do consignado não podem ultrapassar 30% do que é ganho pelos aposentados e pensionistas do INSS.

Já para os servidores públicos que optam pelo empréstimo consignado Facta, a taxa de juros cobrada por mês é de 3,94% e, também, deve ser comparada com os outros bancos. Segundo a financeira, esta opção pode ser contratada por, além dos servidores em geral, militares do exército, servidores da marinha e da aeronáutica. E, também, neste caso, a parcela de pagamento do consignado não pode ultrapassar 30% da remuneração dos servidores.

Facta Empréstimos Consignados Privados

De acordo com a Facta, o empréstimo consignado privado é exclusivo para os funcionários de empresas que possuam convênio com a financeira. O crédito é oferecido  pelos empresários como benefício para os colaboradores.

Diferenciais do Empréstimo Consignado Privado

A Facta Empréstimos aponta que, se o funcionário possui estabilidade financeira, este contribuirá com a produtividade da empresa. Pensando dessa forma, a financeira afirma garantir benefícios aos colaboradores, como, por exemplo, taxas competitivas e atendimento 24h direto com um gerente exclusivo.

Como supracitado, a parcela de pagamento do empréstimo não deve ultrapassar o limite de 30% referente ao que ganha o cliente. Entretanto, no caso do empréstimo consignado privado, esse limite varia de acordo com o convênio entre as empresas e a Facta, assim como o número de parcelas.

Cartão de Crédito Consignado

Conforme afirma a Facta, o cartão de crédito consignado é oferecido exclusivamente aos servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Esta opção foi desenvolvida, segundo a financeira, para facilitar o pagamento das faturas mensais do cliente.

Como apontado anteriormente, o pagamento do consignado é descontado de forma direta da conta corrente daquele que o solicitou, assim, a financeira fica mais protegida contra a inadimplência e ainda diminui as preocupações dos clientes que não precisam mensalmente fazer pagamentos em bancos, lotéricas ou pela internet.

Assim, a partir do desenvolvimento de opções em três linhas de empréstimos, a empresa busca atender os servidores públicos, aposentados, pensionistas do INSS e os colaboradores de empresas privadas, sendo estes os que possuem alguma estabilidade financeira.

Canais de contração dos serviços

As contratações de empréstimos Facta podem ser feitas pelo site, telefone ou nas lojas físicas.

A proposta de contratação pode ser feita pelo site da Facta Empréstimos por um formulário presente na plataforma. Além da solicitação de atendimento, também feita por um formulário na aba “Fale conosco”. Basta acessar o site: http://www.facta.com.br/

Há, também, a opção de atendimento por telefone, que pode ser realizado através do número 0800 602 1818. Em caso de renegociação, se já for cliente da Facta Empréstimos, o número é (51) 3021-7806, que, também, oferece atendimento via WhatsApp.

Além disso, a empresa de créditos possui uma página na rede social Facebook, nomeada “Facta Empréstimos”, em que oferece a opção de mensagens via inbox.

E, por fim, a contratação, além da retirada de demais informações, pode ser feita nas lojas físicas da Facta, presentes nas capitais e cidades de 20 estados do país.

Facta Empréstimos: Reconhecimento da empresa

O Índice de Basileia é um importante indicador que mede a proporção entre o próprio dinheiro e o valor de dívidas das empresas a outras entidades. Sendo assim, uma ótima forma de conhecer os riscos antes de fazer investimentos com bancos, corretoras e financeiras. O percentual ideal que uma empresa deve apresentar é de 11% ou mais.

Neste contexto, a Facta Empréstimos, no segundo trimestre de 2019, apresentou um percentual de 16,66%, estando, portanto, dentro do limite requerido pelo Banco Central.

Ademais, mesmo possuindo mais de 20 anos de atuação no mercado, a Facta Empréstimos não é uma das mais conhecidas e prestigiadas em comparação com outras empresas de créditos. Assim como o restante das empresas desse segmentos, como Crefisa e Agiplan, há casos negativos referentes às contratações de clientes, sendo os mais apontados, em plataformas de reclamações e de feedback, a não entrega dos contratos aos clientes e os lançamentos sem solicitações.

Neste contexto, é de suma importância não só estudar a empresa de créditos e os benefícios que são oferecidos por ela, mas também é preciso fazer comparações e pesquisas aprofundadas com outros bancos e financeiras, a fim de conhecer suas cobranças de taxas, possíveis acréscimos e outros tópicos presentes na contratação.

Assim, se bem analisadas as opções, serão evitados os riscos ao solicitar seu empréstimo e maior serão os benefícios.