Existem uma série de motivos que levam alguém a pedir um empréstimo. Seja para realizar o sonho da casa própria, tirar a ideia de um negócio do papel, pagar dívidas, se preparar para uma situação de emergência ou qualquer outra razão, um empréstimo pode ser uma excelente saída.

E na hora de solicitar um empréstimo é muito importante fazer isso com segurança, sendo uma das melhores formas por meio de um banco renomado, como é o caso do empréstimo Santander

Continua após a publicidade


Acesse a seguir as principais informações sobre os empréstimos oferecidos pelo banco Santander e compare com as demais opções do mercado. 

O que é um empréstimo e quais as suas modalidades?

Fazer um empréstimo é obter crédito através de alguma instituição financeira, podendo ser solicitado para diversas finalidades. Nesse contexto, além dos tipos de empréstimos de acordo com a finalidade, existem também diversas modalidades, entre elas: cheque especial, crédito pessoal, empréstimo consignado, financiamentos. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.  

Cheque especial

O cheque especial é uma das formas mais populares e simples de ser contratada. É um crédito automático, um empréstimo pré-aprovado, disponibilizado pelos bancos para casos em que a pessoa precise do valor urgentemente e não o tenha na sua conta. 

Para a sua contratação não é necessário ter nenhuma garantia, muito menos ter que ir até o banco negociar as condições da proposta, por outro lado, as taxas de juros são mais altas, podendo chegar em torno de 400% ao ano.

Crédito pessoal 

O crédito pessoal é voltado para pessoas físicas e não exige que a pessoa justifique o motivo para o pedido de crédito. É bastante procurado por quem não possui um bem ou imóvel para dar como garantia e busca um tipo de crédito simples, com menos burocracias, e com a possibilidade de pagamento personalizado.

Dentro do crédito pessoal existem os consignados, mais comumente oferecidos a aposentados e pensionistas, que desconta a parcela direto da folha de pagamento; o crédito não consignado, que não exige bens como garantia e é pago nas formas definidas pelo cliente na hora da contratação e também o crédito pessoal com garantia de veículo ou imóvel.

Empréstimo consignado

Já o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo voltada exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS; militares; trabalhadores assalariados de empresas privadas (submetidos ao regime CTL, ou seja, com a carteira de trabalho assinada) e aos servidores públicos. 

Nessa modalidade acontece o pagamento das parcelas de maneira automática, por meio do desconto na folha de pagamento. Por ter um baixo risco de inadimplência, essa modalidade também costuma ter juros mais baixos e propostas mais atrativas, porém até que a dívida seja quitada uma parte da renda mensal estará comprometida. 

Financiamentos 

Por fim, uma última modalidade de empréstimo existente que merece ser citada é o financiamento. Ele é bastante conhecido como uma opção para comprar um imóvel, trocar de veículo ou cursar o ensino superior. 

Por meio dele o banco te empresta ou paga o valor total para a aquisição do bem ou serviço desejado e o cliente pode usufruir deste de maneira automática enquanto paga em parcelas menores, porém o financiamento precisa de algumas comprovações e garantias para ser aprovado, e também está sujeito à taxa de juros. 

Um pouco sobre o Banco Santander

O Santander é um banco tradicional consolidado no mercado. Foi fundado em 1857 na Espanha e cresceu por meio da compra de outros bancos ao redor do mundo. No Brasil, o banco começou a atuar nos anos de 1982 e atualmente é o terceiro maior do país. 

Possui soluções para os mais diversos públicos, desde pessoas físicas até agricultores ou empresas, independentemente do porte ou situação econômica, incluindo empréstimos para as mais variadas finalidades. 

Tudo sobre empréstimo Santander

Como qualquer outra instituição financeira, o Banco Santander também oferece a possibilidade de empréstimos e outras modalidades de crédito para seus clientes. E cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens. 

Atualmente, o banco possui as seguintes linhas de crédito:

  • Para você: Créditos Pessoais, Consignados, Antecipações e CDC;
  • Para comprar sua casa: Crédito Imobiliário e Consórcio de Imóveis;
  • Para comprar seu veículo ou máquina: Consórcios e Financiamentos
  • Para empreendedores: Microcrédito;
  • Para renegociação de dívidas

Saiba mais sobre as principais linhas de empréstimo Santander a seguir. 

Para você

Essa é a modalidade ideal para pessoas físicas, para a realização de planos e projetos pessoais diversos.

O banco oferece diversas modalidades de créditos pessoal: Crédito Pessoal, Crédito Consignado, Crédito Carro ou Imóvel como Garantia, Antecipação 13° salário ou Imposto de Renda, Super Crédito, CDC e Empréstimo SIM, além da Proteção Premiada.

Na Proteção Premiada, o crédito é definido a partir de uma análise do perfil do cliente e o prazo de pagamento é de até 60 meses. Com o Super Crédito, o cliente tem até 36 meses para pagar o valor definido, conforme análise do seu perfil e ainda garante um limite adicional no cartão de crédito. 

No Crédito Pessoal com garantia de Imóvel o prazo para pagamento pode ser de até 20 anos e tem como requisito imóveis com valor superior a 70 mil reais, sendo emprestado o equivalente a 60% do valor do bem. O limite mínimo de empréstimo é de R$ 30 mil e o máximo de R$ 2 milhões.

Existe também a possibilidade de dar um veículo como garantia, sendo que este deve estar em boas condições e ter menos de 5 anos de uso. Nesse caso, o financiamento pode ser de até 5 anos e 70% do valor de mercado do veículo.

Sobre as outras possibilidades de empréstimo, é possível conhecer melhor cada uma diretamente no site ou em uma agência do banco Santander. 

Vale ressaltar que o valor das parcelas é acrescido do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e os demais juros estabelecidos no contrato. Por isso, atente-se a taxa de juros mensal e anual cobrada pelo banco para avaliar se realmente valerá a pena a solicitação do empréstimo.  

Para comprar a sua casa

Para imóveis existe a possibilidade de Consórcio de Imóveis ou de Crédito Imobiliário. No Consórcio o cliente faz parte de um grupo de pessoas interessadas na compra de uma casa ou apartamento, sem a necessidade de dar um valor de entrada e pagando parcelas sem juros até que seja contemplado nos sorteios ou nos lances. 

Já no Crédito Imobiliário é possível financiar até 80% do valor do imóvel, pagando em até 35 anos, podendo também financiar despesas cartorárias e ITBI (Impostos de Transmissão de Bens Imóveis) e podendo também utilizar o valor do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Para comprar seu veículo ou máquina

Esse empréstimo é voltado para o financiamento de máquinas, carros ou motos. Existe a possibilidade de financiar até 100% do valor dos veículos, novos ou usados, pagando em até 60 meses ou optar por um consórcio. 

Para equipamentos e máquinas agrícolas também existem modalidades de consórcio ou financiamento, sendo que esse último permite o parcelamento em 48 vezes  e é uma excelente forma de expandir o negócio de forma planejada e segura.

Para empreendedores e empresas

Como soluções de empréstimos e financiamentos voltados para a criação, estruturação e crescimento de um negócio, o Banco Santander oferece empréstimos a partir de diferentes objetivos. 

Para gestão do fluxo de caixa, com característica emergencial, existe a Conta Garantida e o Santander Master, que possuem caráter rotativo, com menos burocracias e são ideais para curto ou médio prazo em compras à vista, descasamento de fluxo de caixa e outros imprevistos.

Para antecipar valores a receber existe a possibilidade de Antecipação de Vendas com Cartão, Descontos de Cheques ou Duplicatas e Confirming. 

Para fornecedores e clientes há a possibilidade de pagar ou receber à vista e também existem soluções para apoiar a expansão do seu negócio e contribuir com o aumento do capital de giro.

Como funciona um empréstimo com o Banco Santander?

O empréstimo Santander pode ser feito tanto por correntistas quanto por não correntistas do referido bando, por pessoas físicas ou jurídicas, dentro de cada uma das modalidades oferecidas que citamos anteriormente. 

Para que o crédito seja aprovado é necessário entrar em contato com o banco, apresentar a documentação e os comprovantes necessários e aguardar uma avaliação de perfil e da capacidade de pagamento. A partir dessa avaliação são definidas as condições do crédito e as características do contrato para que então ele possa ser assinado e o dinheiro liberado. 

As condições e características do crédito e do contrato variam conforme o perfil e a necessidade de cada cliente. Além disso, existem os tipos de empréstimos (explicados no tópico anterior), diferentes formas de pagamento (débito em conta, boleto bancário ou desconto em folha de pagamento), tempo para se iniciar o pagamento e o prazo para a sua conclusão, garantias, taxas de juros pré ou pós fixada, sistema de amortização do empréstimo, entre outros. Tudo isso deverá ser analisado antes da tomada de decisão.

Saiba mais sobre o mundo dos empréstimos aqui. E, para mais informações, assine a Newsletter do iDinheiro e receba toda semana um conteúdo exclusivo sobre o que importa para manter a saúde da sua vida financeira.