Talvez você não saiba, mas é possível contratar empréstimo na Riachuelo. A loja de departamentos oferece essa possibilidade para quem já tem um dos cartões da empresa. Assim, a possibilidade de crédito está disponível por meio da financeira Midway.

A pergunta que surge é: vale a pena contratar um empréstimo na Riachuelo? Essa resposta depende das suas necessidades. Ainda assim, neste artigo, vamos apresentar as características dessa alternativa de crédito para você tomar a decisão certa. Vamos lá? 

Continua após a publicidade:

A Riachuelo

A Lojas Riachuelo foi criada ainda em 1947, em Natal (RN). Quatro anos depois, uma confecção foi implementada em Recife (PE) e a partir daí começou a se expandir. Em 1956, foi fundado o Grupo Guararapes Confecções, que tinha pequenas lojas e focava a venda de tecidos baratos.

A Riachuelo propriamente dita começou em 1979, com o início das vendas de roupas prontas. Atualmente, a empresa está entre as três maiores redes de varejo do Brasil. São mais de 300 lojas com 40 mil colaboradores.

Continua após a publicidade

A Midway Financeira foi criada pelo Grupo Guararapes em 2008 e hoje tem 31 milhões de clientes. A instituição alega ser a maior emissora de cartões private label, ou seja, aqueles emitidos por lojas. Também diz estar entre os 10 maiores emissores de cartões bandeirados de todo o Brasil.

Os serviços oferecidos pela Riachuelo

A Riachuelo, em si, trabalha com a venda de roupas, acessórios, eletrônicos, produtos para casa e outros itens. No entanto, o Grupo Guararapes ampliou sua participação no mercado e hoje também oferece:

  • cartões de crédito Riachuelo, e também a modalidade com as bandeiras Visa e Mastercard;
  • empréstimos;
  • seguros bolsa protegida, acidentes pessoais amigável, residencial premiável, celular premiável e conta paga premiável, que arca com o saldo devedor dos cartões Riachuelo em caso de imprevistos;
  • assistência 24 horas para automóvel, moto e residencial.

Os empréstimos da Riachuelo

Existem 2 planos de empréstimos disponíveis na Riachuelo. Eles são:

  • saque fácil, que é um crédito pré-aprovado que permite ter acesso até R$ 6 mil diretamente nos caixas da Riachuelo;
  • empréstimo pessoal.

Veja, a seguir, as particularidades de cada uma das modalidades de crédito da Riachuelo. 

Quais são as condições e as taxas?

O Saque Fácil oferece dinheiro rápido para situações de imprevisto. O pagamento é feito em até 15 vezes com parcelas fixas. A primeira prestação pode levar até 80 dias para ser cobrada. No entanto, as duas condições têm asteriscos. Ou seja, a Riachuelo deixa claro que pode mudar a qualquer momento o valor do limite disponível e as condições de parcelamento.

Para o empréstimo pessoal, o valor máximo de contratação passa para R$ 7 mil e o dinheiro é depositado na sua conta-corrente. O pagamento também é feito em 15 vezes fixas, com a primeira parcela em até 80 dias.

Continua após a publicidade

Portanto, as condições são as mesmas. O que muda é o total contratado. Em relação às taxas de juros, não existem informações. Falta transparência nesse quesito. No entanto, em pesquisa no site do Banco Central, está descrito que a taxa de juros média é de 15,51% ao mês, ou seja, fica próxima à cobrada pelos cartões de crédito.

Quais são os canais para contratar o serviço?

A contratação dos empréstimos Riachuelo pode ser feita diretamente pelas lojas ou pela Central de Relacionamento. No primeiro caso, basta ir até uma unidade próximo de sua casa. Também é possível conferir os endereços no site.

Caso prefira a Central de Relacionamento, é preciso entrar em contato por telefone ou chat. Os  números e o atendimento em tempo real estão disponíveis direto pelo site da Midway Financeira.

Qual é a reputação da Riachuelo no mercado?

A empresa é mais conhecida por suas lojas. No entanto, quando falamos de empréstimos, o que vale é a Riachuelo e a Midway Financeira. Inclusive, existem perfis separados para as unidades de venda de roupas e as soluções para crédito no Reclame Aqui.

Continua após a publicidade

No que se refere ao perfil Lojas Riachuelo e Midway Financeira, a reputação é positiva. A nota geral, que considera de 10 de julho de 2017 ao mesmo dia de 2020, é de 8,3. No total, existem 45.488 reclamações, tendo sido respondidas 44.662 — índice de resposta de 98,2%.

Do total de pessoas que reclamaram, 70,9% voltariam a fazer negócio. O índice de solução atinge 89,3% e a nota do consumidor é de 7,36.

Considerando apenas os 6 primeiros meses de 2020, o total de reclamações foi de 10.854, com índice de resposta de 97,9% e solução de 87,2%. Do total, 69,1% voltariam a fazer negócio. A nota do consumidor foi de 7,18.

O Reclame Aqui ainda aponta os principais problemas citados pelos consumidores. Eles são:

  • cobrança indevida;
  • divergência de valores;
  • mau atendimento;
  • colocação do nome na lista de negativados do SPC e Serasa.

Algum público pode se beneficiar com o empréstimo Riachuelo?

Somente quem tem algum cartão da Riachuelo pode contratar o empréstimo. Por isso, esse é o único público que pode se beneficiar. Caso você não tenha o recurso, precisará contratá-lo e, ter um relacionamento para só depois solicitar o crédito necessário.

Continua após a publicidade

Há facilidades extras em relação à concorrência?

Como o empréstimo da Riachuelo está atrelado ao cartão de crédito da loja, a facilidade existe somente para esse público. Por já existir uma relação entre o cliente e a Midway Financeira, há menos burocracia na hora da contratação.

Além disso, o saque fácil é uma grande vantagem para aqueles momentos em que você precisa de dinheiro rápido. Por outro lado, qualquer empréstimo na Riachuelo deve ser bem pensado, já que a taxa de juros tende a ser elevada.

Com essas informações, você já tem condições de escolher a melhor linha de crédito para as suas necessidades. Como todas as opções existentes no mercado, há vantagens e desvantagens no empréstimo da Riachuelo. Por isso, vale a pena fazer comparações para contratar o melhor para sua vida financeira.

Achou este artigo interessante? Assine a newsletter do iDinheiro e receba mais conteúdos relevantes direto no seu e-mail.

Publicidade