O Nubank, é uma startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, com grande atuação como operadora de cartões de créditos, da NuConta, Nubank Rewards, e atualmente com o empréstimo pessoal.

Isto mesmo, o Nubank começou os testes com alguns clientes com o seu novo serviço, o empréstimo Nubank. Caso você tenha interesse em conhecer este serviço, então continue lendo este artigo!

Continua após a publicidade


O que significa empréstimo para o Nubank?

Antes de explicar como funciona o empréstimo no Nubank, é interessante que seja esclarecido o seu significado. Normalmente, as pessoas procuram por empréstimo quando não possuem dinheiro necessário para alguma situação emergencial, quitar uma dívida, ou até mesmo para realizar o sonho da casa própria, estudo ou um carro novo.

A pessoa que procura por um empréstimo pessoal precisa ter em mente que esta contratação inclui taxas de juros, IOF, seguro, registros, tributos, por exemplo. É importante que todas essas despesas sejam especificadas no contrato do empréstimo.

 Mesmo que muitas pessoas sintam desconfortáveis ao assumir um empréstimo, é preciso ter em mente que muitas instituições financeiras possuem segurança e transparência durante todo o processo de contratação, além da praticidade para efetuar os pagamentos.

Portanto, hoje em dia é muito mais fácil e tranquilo assumir esta responsabilidade para conseguir realizar o tão sonhado desejo da casa própria, ou quitar aquela dívida que está sempre ficando em atraso.

Como fazer empréstimo pessoal no Nubank

Confira abaixo o passo a passo para fazer um empréstimo pelo Nubank. Você vai perceber que o procedimento é muito simples, e pode ser realizado pelo seu celular.

1.  Você vai precisar ter o app do Nubank instalado no seu celular. Abra o aplicativo, faça o seu login.

2.  Na parte inferior da tela você encontrará a opção “Empréstimos”. Clique e verifique qual o valor pré-aprovado para o empréstimo.

3.  Assim que tiver verificado o valor pré-aprovado, clique em “Novo Empréstimo”.

4.  Em seguida, seleciona o objetivo do seu empréstimo e toque em “Continuar”.

5.  Neste momento, você vai precisar escolher o valor, o número das parcelas e o vencimento da primeira prestação. Lembrando que a taxa de juros e o valor final são atualizados automaticamente no sistema, sempre que algo for alterado.

6.  Agora, você pode clicar em “Ver condições”. Para ver os detalhes das taxas cobradas, você pode clicar em “Custo detalhado”.

7.  Caso você esteja de acordo com os valores apresentados para o empréstimo no Nubank, clique em “Contratar empréstimo”.

8.  Para finalizar, vai aparecer o contrato. Leia e, em seguida, clique em “Confirmar contratação”.

Pronto! Você acabou de solicitar o empréstimo com o Nubank. E em poucos minutos o dinheiro estará na sua conta, pronto para ser utilizado. Fácil, não é mesmo?

Vale ressaltar que dinheiro do empréstimo pode ser sacado em caixas da rede Banco24horas, transferido para outros bancos ou usado para pagar contas. Ou seja, você decide como deseja utilizar este empréstimo.

Outro ponto que é interessante destacar é sobre as parcelas. Você pode dividir em até 24 vezes o pagamento do empréstimo, sendo que o primeiro vencimento da parcela é para até 90 dias. E a taxa de juros tem variação conforme a quantidade de parcelas escolhida no momento da contratação.

A simulação do empréstimo Nubank

Antes de contratar o empréstimo, você pode fazer a simulação e identificar qual o melhor valor e quantas parcelas é o desejado para o seu momento financeiro.

Durante a simulação você vai perceber que é possível postergar o pagamento da primeira parcela em até 90 dias. E o restante do valor pode ser parcelado em até 24 vezes. Portanto, é da escolha do cliente a quantidade de parcelas mensais.

Caso seja do interesse do cliente, antecipando algumas parcelas, o Nubank oferece um desconto sobre o valor da dívida, de forma proporcional aos juros cobrados.

Taxa de juros mensais do empréstimo no Nubank

Como o cliente tem a oportunidade de personalizar o seu empréstimo, as taxas também costumam ser diferente de um cliente para outro, e de um empréstimo para outro.

É devido a esta situação que a ferramenta para simulação acaba sendo muito útil, visto que toda a situação fica bem clara e transparente para o cliente.

O Nubank procura sempre manter os juros e IOF sempre abaixo do mercado. Essas taxas também são conhecidas como Custo Efetivo Total (CET) e precisam que sejam especificadas no contrato do empréstimo.

Nos empréstimos no Nubank, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é de 0,38% sobre o valor total mais uma porcentagem de 0,0082% por dia. Este cálculo é feito levando em consideração ao prazo do pagamento.

Coronavírus e IOF zerado

Publicado no Diário Oficial da União, o Nubank resolveu não cobrará o imposto IOF para as pessoas que realizarem empréstimo, financiamento, cheque especial ou crédito rotativo até outubro de 2020.

A intenção do IOF zerado é para amenizar o impacto do coronavírus COVID-19 na saúde financeira dos brasileiros.

Cancelamento do empréstimo Nubank

Caso você tenha se arrependido ou mudado de ideia sobre a realização do empréstimo, é possível solicitar o cancelamento do contrato em até 7 dias.  Para o cancelamento ser bem-sucedido, é preciso que se tenha disponível na NuConta o valor total do empréstimo, somado às taxas de IOF – imposto que incide na transação.

Principais dúvidas sobre o empréstimo Nubank

Eu tenho acesso ao empréstimo pessoal?

Atualmente, o empréstimo pessoal do Nubank está em fase de testes. Portanto, nem todos os clientes possuem acesso. Para certificar, basta ver se a opção para empréstimo está aparecendo nos atalhos da tela inicial. Caso não esteja aparecendo, então você vai ter que aguardar mais um pouco.

O botão empréstimo na coloração cinza indica que esta opção não está habilitada para você.

A primeira parcela do empréstimo vence quando?

Você tem até 90 dias para pagar a primeira parcela. Esta data é estipulada durante a contratação do empréstimo.

Existe um prazo máximo para finalizar o pagamento do empréstimo?

Sim. Existe! Você tem até 24 meses para quitar a dívida do empréstimo Nubank.

Posso fazer portabilidade do empréstimo?

Sim. Você pode fazer portabilidade do seu empréstimo para uma outra instituição financeira. Caso seja do seu interesse, é preciso que entre em contato com a instituição para onde você deseja fazer a transferência.

No entanto, é preciso ficar ciente de duas regras: o valor total do novo empréstimo não pode ser maior que o saldo que ainda precisa pagar. E o novo prazo de pagamento também não pode ser maior que o limite atual.

Enfim, para fazer a portabilidade, é preciso que as condições da nova instituição sejam melhores que a atual. Portanto, analise bem as duas propostas.

Atrasei o pagamento do empréstimo. E agora?

Se o pagamento não foi realizado até a data de vencimento, então você está com empréstimo em atraso e será cobrado juros e multa fixa de 2%.