O número de empréstimos em todo o Brasil cresceu exponencialmente devido às facilidades que as instituições financeiras estão oferecendo aos consumidores. Uma dessas opções é o empréstimo Itaú, oferecido por uma das principais instituições bancárias do país. 

Para você que está precisando recorrer a um empréstimo e quer saber como funciona o empréstimo Itaú, separamos aqui algumas informações essenciais sobre os empréstimos dessa instituição: o que realmente significa essa aquisição de crédito, quais as principais características dos empréstimos oferecidos pelo Itaú, além de tipos de serviços que ela oferece.

Continua após a publicidade


Continue aqui e entenda tudo sobre empréstimo Itaú para que você possa comparar com as demais opções do mercado e fazer a escolha mais adequada ao seu perfil. 

O que é empréstimo?

Muitas pessoas escutam falar sobre empréstimo, mas não sabem explicar realmente o que é e como funciona. Você já escutou definições como “o banco te dar dinheiro” ou “o banco te empresta uma verba”? É normal escutar do senso comum esse tipo de definição mais simplificada e generalista. 

Porém, é preciso entender o que exatamente significa essa contratação, para além dessa explicação mais superficial. De acordo com o Banco Central do Brasil, esse serviço é uma via de mão dupla: a instituição financeira cede uma quantia para você, para que em determinado tempo, estipulado entre ambas as partes, esse valor seja pago acrescido dos juros estabelecidos em contrato. 

Para essa modalidade, cada instituição apresenta suas próprias características e formas de funcionamento, incluindo o valor dos juros e os prazos de pagamento. Além de oferecer tipos de empréstimos diferenciados, com o objetivo de atender às diversas necessidades dos consumidores. 

Empréstimo Itaú: principais informações

Esse tipo de serviço é muito comum no Brasil e no mundo todo. Contudo, antes de tomar qualquer decisão é preciso analisar bem a sua situação financeira e as condições impostas pela instituição com a qual você pretende fechar o contrato. 

Verifique a taxa de juros, o prazo para pagamento, as modalidades de empréstimo disponíveis, opções de parcelamento, entre outros aspectos essenciais para realizar um bom negócio. 

Confira as principais informações sobre os empréstimos do Itaú: 

1. Tempo para início de pagamento

Muitas instituições que oferecem empréstimos exigem que no mês seguinte à contratação ou até em 15 dias se inicie o pagamento das parcelas. No Itaú há a opção de iniciar o pagamento a partir do quarto mês. Entretanto, para usufruir dessa extensão no período de quitação do empréstimo é preciso pagar uma taxa extra. 

2. Programa “Sob medida”

Alguns bancos possuem programas a fim de atender necessidades mais específicas dos clientes. No Itaú há o programa chamado “Sob medida”. Ele funciona para você que está precisando desse tipo de serviço, mas não consegue por fatores como nome negativado, renda abaixo do estipulado, entre outros.

Vale a pena ressaltar que esse modelo está atrelado ao cartão de crédito, cheque especial ou crédito pessoal. Para aqueles que optarem pelo crédito consignado, não há como adotar esse serviço.

3. Parcelamento para aposentados e pensionistas do INSS

O empréstimo Itaú também tem uma oportunidade interessante para quem é aposentado ou pensionista do INSS. Para esses grupos, o Itaú oferece a opção de parcelamento estendido, podendo chegar a 84 meses. 

Quais tipos de empréstimo o Itaú oferece?

Agora que já sabemos como funcionam alguns aspectos relacionados aos empréstimos Itaú, precisamos entender quais são os tipos de empréstimos que eles dispõem aos consumidores, facilitando na sua escolha na hora de conversar com o seu gerente.

É importante salientar que para cada modelo ser aceito é necessária a consulta com o superior da agência bancária, a fim de que ele explique e detalhe quais são as oportunidades disponíveis para você. Somente dessa maneira você saberá se pode ou não fazer a solicitação da quantia desejada.

Empréstimo pessoal

Para iniciarmos temos uma das principais modalidades de empréstimos desse banco: o empréstimo pessoal. Este é um modelo facilitado de empréstimo, que inúmeras agências bancárias oferecem aos cidadãos – já que essa modalidade está diretamente ligada ao banco e pode ser contratada tanto em uma loja física quanto numa loja virtual.

Esse tipo de empréstimo é bastante popular por possuir característica como parcelamento otimizado, tempo maior para pagamento e juros baixos. Além disso, a contratação pode ser personalizada, como falamos no serviço “sob medida”, por exemplo, encaixando-se nas suas necessidades e perfil.

O empréstimo pessoal no Itaú pode ser solicitado apenas por pessoas físicas, maiores de 18 anos e sem restrições no CPF. Além disso, para conseguir aderir a essa linha de crédito é preciso ser correntista no banco, com um limite pré-aprovado. Para que o dinheiro seja liberado será analisado o histórico de relacionamento do cliente com o banco, assim como o seu perfil financeiro e o score de crédito no mercado. Após a aprovação da solicitação o dinheiro entra na conta imediatamente. 

É importante saber também que além do empréstimo pessoal tradicional existe também o empréstimo pessoal com garantia. Nessa opção os juros são mais baixos, pois ao contratar você dará algum bem (imóvel, veículo..) como garantia. 

Simulação do empréstimo pessoal 

Antes de fechar contrato, além de verificar todas as informações sobre a modalidade escolhida, é recomendado realizar uma simulação. Assim, você poderá analisar se o valor das parcelas realmente cabe no seu orçamento mensal. No caso do Itaú, ela pode ser feita nos canais de atendimento ou ainda pelo internet banking e caixas eletrônicos. 

Para fazer a simulação você precisará preencher um formulário informar em quantas parcelas deseja pagar o seu crédito; qual o valor solicitado; se deseja seguro, entre outros itens. 

Você pode realizar a sua simulação de um empréstimo Itaú aqui

Financiamento de veículos

Além disso, o empréstimo Itaú também oferece a oportunidade para quem deseja financiar o seu carro através do banco. Agora, além de garantir o seu veículo, o banco auxilia no pagamento do bem através da cobrança de uma taxa mensal junto à prestação dessa compra – sujeito a alterações de acordo com o valor solicitado.

Uma das vantagens de quem adota esse modelo de empréstimo está na oportunidade de pagar a primeira prestação somente após 120 dias da solicitação. 

Crédito Imobiliário

Por último, temos o crédito imobiliário. Quem nunca sonhou com a sua casa própria? Esse serviço funciona de duas maneiras: como crédito imobiliário, dando ao consumidor uma quantia específica para comprar o seu imóvel; ou como crédito de garantia, entrando em contato diretamente com o vendedor e pagando-o um valor para que ele reserve a compra para o cliente Itaú.

Independente da forma que se é realizado, a pessoa que opta por esse serviço pode começar a pagar o banco em até 120 dias. Além disso, aqueles que tiverem algum problema para quitação do empréstimo podem solicitar carência após 60 dias de atraso. 

Empréstimo consignado 

Essa modalidade é destinada aposentados e pensionistas do INSS que recebem seus benefícios em uma conta Itaú. Como nesta modalidade as parcelas são descontadas automaticamente após o recebimento do benefício, ela possui uma das menores taxas de juros, pois o risco de inadimplência é diminuído. 

Taxas de juros 

Um dos principais elementos que devem ser analisados antes de realizar a contratação de um empréstimo é a taxa de juros. Cada instituição pratica um valor diferente e cabe a você optar por aquela que, junto às demais características da modalidade de empréstimo desejada, lhe trará mais benefícios. 

Confira as principais taxas de juros praticadas pelo Itaú: 

Empréstimo pessoal: 4,50% a.m. e 69,59% a.a.

Empréstimo consignado: 3,00% a.m. e 43,28% a.a.

Acesse a tabela completa com as taxas do Itaú aqui

Conclusão

Os empréstimos podem ser uma excelente alternativa para a resolução dos seus probelmas financeiras, mas destacamos novamente que é preciso analisar bem todas as opções para não tomar a decisão errada e acabar piorando a sua situação. 

Hoje há inúmeras opções no mercado, entre bancos tradicionais, como o Itaú, e fintechs (startups do setor financeiros que utiliza a tecnologia para oferecer serviços e apresentar soluções financeiras), cabe a você analisar a sua situação e o seu perfil e escolher aquela que mais se encaixa e que mais lhe trará vantagens e benefícios. 

E você pode acessar aqui para saber mais detalhes e informações sobre os tipos de empréstimo Itaú.

E aqui você pode saber mais sobre o universo dos empréstimos e ter acesso às últimas notícias sobre o tema. Já para receber todas as informações que você precisa para manter a sua saúde financeira assine a Newsletter do iDinheiro que toda semana apresenta conteúdo exclusivo no seu e-mail.