Mesmo que você não seja um cliente, pode contratar um empréstimo do Banco Safra. A instituição financeira — que tem a reputação de atender clientes com maior poder aquisitivo — vem fazendo um movimento de se aproximar de outros perfis de consumidores. Tanto é que tem uma linha de crédito para negativados.

Além dessa possibilidade, o Banco Safra tem empréstimos consignados, para empresas e outras categorias. Para explicar tudo o que você precisa saber sobre as linhas de crédito, criamos este post. Que tal saber mais?

Continua após a publicidade:

O Banco Safra

O Banco Safra tem mais de 175 anos de história. Começou com a família Safra, que criou uma casa bancária e fazia o câmbio de moedas. No entanto, essa primeira instituição estava localizada em Aleppo, na síria.

A família chegou ao Brasil em 1953, devido ao crescimento vertiginoso do País após a 2ª Guerra Mundial. Em 1967, foi fundada a Safra Financeira pela compra do então Banco Nacional Transatlântico. Essa instituição recebeu o nome de Banco de Santos.

Continua após a publicidade

Em 1972, novas aquisições foram feitas e o Banco Safra efetivamente se estabeleceu. Dois anos depois, a empresa começou a trabalhar com a gestão de investimentos, tendo sido criada uma corretora de valores em 1987. Nesse mesmo ano, a instituição expandiu suas operações para os Estados Unidos, tendo implementado uma sede em Nova York.

Atualmente, o Grupo J. Safra conta com mais de 33 mil colaboradores no mundo e está presente em mais de 163 cidades. Elas estão localizadas em:

  • Estados Unidos;
  • América Latina;
  • Caribe;
  • Europa;
  • Oriente Médio;
  • Ásia.

Os serviços oferecidos pelo Banco Safra

A instituição tem serviços financeiros voltados para pessoas físicas e jurídicas. O portfólio é bastante completo em ambos os casos e inclui:

  • conta-corrente;
  • cartões de crédito e débito;
  • operações de câmbio;
  • seguros;
  • soluções de pagamento para empresas;
  • investimentos;
  • financiamento de veículos;
  • empréstimos;
  • carteira digital.

A carteira digital, ou e-wallet, é um ambiente em que todas as transações financeiras e bancárias, as senhas do usuário, o dinheiro e os cartões ficam armazenados. É como uma carteira tradicional, mas está disponível em formato eletrônico pelo smartphone. Assim, é possível utilizar esse recurso para fazer pagamentos e compras.

Os empréstimos do Banco Safra

Em relação às linhas de crédito, o Banco Safra trabalha com:

  • empréstimo consignado: é voltado a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas que estejam credenciadas à Safra Financeira. O desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento. Como há menos riscos na operação, as taxas de juros são mais baixas;
  • crédito com garantia: é específico para quem tem um imóvel, um veículo, um investimento ou um aval e deixa esse bem atrelado ao empréstimo. Assim, se houver falta de pagamento, esse item pode ser repassado para o banco;
  • financiamento de veículos: é específico para comprar carros, embarcações ou aeronaves;
  • cheque especial e empresarial: é um crédito pré-aprovado e disponível na conta-corrente;
  • capital de giro: é específico para manter o funcionamento das empresas;
  • compror: é uma modalidade de pagamento à vista de fornecedores para ter descontos. A quitação da dívida com o Banco Safra pode ser ampliada;
  • vendor: é a chamada antecipação de recebíveis, ou seja, você vende os títulos de venda a prazo para o Safra e recebe o dinheiro à vista, com o desconto de uma taxa.

A diversidade de opções é uma das vantagens dos empréstimos do Banco Safra. Ainda assim, existem detalhes a considerar. Veja quais são as particularidades das linhas de crédito. 

Continua após a publicidade

Quais são as condições e as taxas?

Cada uma das modalidades tem características específicas. Por exemplo, o crédito consignado costuma ter taxas menores e o desconto das parcelas é feito na folha de pagamento. Nas outras opções, isso não acontece.

O ponto negativo é que as condições e as taxas de juros não estão visíveis no site. A orientação do Banco Safra é conversar com o gerente. Portanto, falta essa transparência. 

Por outro lado, a instituição financeira promete ter cobranças mais baixas do que outros bancos tradicionais — inclusive, algumas informações não oficiais dão conta de que a taxa cobrada seria de menos de 2% ao mês para o empréstimo pessoal. Esse é o ponto que justifica entrar em contato e fazer uma simulação.

Quais são os canais para contratar o serviço?

A única forma de contratar um empréstimo do Banco Safra, qualquer que seja a modalidade, é conversando com o gerente da sua conta. Outra opção é entrar em contato com a instituição financeira.

Continua após a publicidade

No site, é possível enviar uma mensagem e conferir os telefones para cada uma das opções. O número da Safra Financeira é 0300-151-1234.

Qual é a reputação do Banco Safra no mercado?

Apesar de ser uma instituição sólida e renomada, a nota do Banco Safra no Reclame Aqui é ruim. O índice geral, conforme consulta realizada em 10 de julho de 2020, é de 4,3, de um total de 10.

De 14.576 reclamações, apenas 9.476 foram respondidas, o que resulta em um índice de 65%. Apenas 28,1% voltariam a fazer negócios e o nível de solução chegou a 50,4%. A nota do consumidor foi de 3,16.

Quando considerados os últimos seis meses, os números são melhores. A nota é de 6,2, com 5.864 reclamações e 5.564 respondidas. O índice de respostas é de 94,9% e 42,9% voltariam a fazer negócios. A solução chega a 67% e a nota do consumidor sobe para 4,71.

Continua após a publicidade

Ainda que tenha melhorado, o resultado da empresa é ruim. Assim, o atendimento pode ser positivo nas agências, mas o online deixa a desejar. Entre os principais problemas estão:

  • dificuldade em realizar acordo;
  • mau atendimento;
  • dificuldade na portabilidade do empréstimo;
  • demora na execução;
  • problemas com internet banking, empréstimo e conta.

Algum público pode se beneficiar com o empréstimo do Banco Safra?

Pela diversidade de opções, as linhas de crédito do Banco Safra são acessíveis para qualquer pessoa. Os principais beneficiados são os elegíveis ao empréstimo consignado e as empresas, que têm opções específicas para suas condições.

Há facilidades extras em relação à concorrência?

A diferença é a taxa de juros competitiva, prometida pelo banco. No entanto, como destacado, falta transparência. Por isso, é importante fazer uma boa avaliação antes de contratar o seu crédito.

Com essas informações, o empréstimo do Banco Safra se torna mais acessível. Ainda assim, sempre compare com outras instituições financeiras e fintechs antes de fechar negócio.

Quer continuar se atualizando sobre linhas de crédito e outras informações úteis para sua vida financeira? Siga o perfil do iDinheiro no Twitter e no Instagram.

Publicidade