Conheça as opções de empréstimo Alfa, como funcionam, como contratar e como escolher o melhor para você.

Quando, por algum imprevisto ou para colocar nossa vida financeira em dia, necessitamos tomar um empréstimo, é fundamental contar com uma empresa confiável. A instituição financeira precisa ter boa reputação e, de preferência, atuar há bastante tempo no mercado. 

Continua após a publicidade


Uma das instituições financeiras que atendem a essas requisitos é a Alfa Financeira, empresa pertencente ao Conglomerado Financeiro Alfa, fundado em São Paulo ainda na década de 1920. 

Depois de fazer uma avaliação minuciosa, você terá total consciência da situação das suas finanças e pode decidir se tomar um empréstimo é uma boa opção para o seu bolso. Em caso positivo, só falta escolher a instituição financeira que irá contratar. Continue a leitura do artigo e descubra tudo sobre o empréstimo Alfa.

Opções de empréstimo oferecidos pela Alfa Financeira

Atuando no segmento há tantos anos, hoje a empresa oferece diversos serviços financeiros. Um deles é o empréstimo. Saiba mais sobre ele a seguir. 

Empréstimo consignado 

O empréstimo consignado é a modalidade de crédito concedida a servidores públicos federais, estaduais, municipais, militares ativos, inativos e pensionistas, aposentados e pensionistas do INSS. Também é oferecido a colaboradores de empresas privadas conveniadas a Financeira Alfa. O pagamento das parcelas é feito de maneira direta, com a realização de desconto na folha de pagamento, devidamente autorizado pelo cliente. 

Além de ser mais simples, o empréstimo consignado traz outros benefícios. O principal deles é o fato de as taxas de juros praticadas serem bem mais em conta, em relação a outras modalidades de crédito. 

Isso acontece porque as taxas de juros funcionam da seguinte maneira: quanto maiores as garantias oferecidas, mais baixas são as taxas. As taxas de juros altas também se devem a necessidade de proteção das instituições financeiras em caso de inadimplência. E a garantia que o cliente irá honrar o pagamento das parcelas do empréstimo consignado é altíssima, já que o valor é descontado diretamente em seu contracheque. 

Confira as condições específicas do Empréstimo Consignado

Nessa modalidade o cliente conta com prazos e condições especiais para o pagamento, além de liberação do valor na sua conta corrente de maneira rápida e sem burocracias. A Alfa Financeira também não exige que sejam adquiridos outros produtos nem que o cliente possua conta no Banco Alfa para a concessão do crédito. 

Confira a seguir as principais informações para a concessão do empréstimo alfa para cada perfil. 

Aposentados e pensionistas do INSS 

Aposentados e pensionistas do INSS contam com prazo de três a 84 meses para pagamento, de acordo com as regras do órgão público. 

As taxas de juros são de 1,80% ao mês e 23,87% ao ano. 

Funcionário de Empresa Privada

A Alfa Financeira possui convênio com diversas empresas privadas. O empréstimo consignado da Alfa Financeira pode ser uma ótima solução para tirar algum projeto importante do papel ou quitar dívidas adquiridas em outras instituições financeiras. A taxa de juros é bem interessante: a partir de 1,50% por mês. 

Depois de aprovado, o valor entra na conta corrente sem burocracias e maiores exigências, conta com atendimento personalizado da equipe da Alfa Financeira e tampouco é necessário que quem solicita o empréstimo possua conta no Banco Alfa. 

Caso você seja funcionário de uma empresa e esteja interessado em fazer um empréstimo consignado na Alfa Financeira, verifique se a empresa para a qual você trabalha está na lista das empresas parceiras. 

Servidores Públicos 

A Alfa Financeira também oferece condições especiais para servidores públicos federais cuja folha de pagamento é processada pelo SIAPE. 

Para realizar um empréstimo consignado na Alfa Financeira, o servidor tem o valor liberado na conta logo após a aprovação, não necessita ser correntista do Banco Alfa e conta com atendimento personalizado da equipe. As taxas de juros são de 2,05% ao mês e 27,57% ao ano, e o prazo para pagamento é de três a 96 meses. 

Para os servidores públicos das esferas Municipal e Estadual; que atuam no Poder Legislativo e no Poder Judiciário e para os militares das Forças Armadas, as taxas de juros variam entre 1,50% ao mês e 34,48% ao ano, e o prazo para pagamento é de três a 96 meses. 

Portabilidade de crédito

Caso você já tenha contratado um empréstimo pessoal com alguma outra instituição financeira, pode solicitar a portabilidade de crédito. 

A portabilidade funciona da seguinte forma: você pode pegar uma dívida com outro banco ou financeira e transferir para outra, com taxas mais baixas. A portabilidade de crédito é realizada por meio do cancelamento do contrato, e quitação antecipada da dívida.

Todo o processo de portabilidade de crédito feito com a Alfa Financeira é negociado com o cliente e realizado de maneira totalmente transparente. 

Para realizar a portabilidade, você deve ter em mãos o número do seu contrato com o banco ou financeira com a qual você realizou o empréstimo, o saldo devedor atualizado, a quantidade total de parcelas e o número de parcelas restante. Todas essas informações você deve buscar contatando a instituição financeira com a qual você tomou o empréstimo. 

Caso sejam cumpridas todas as regras da Resolução 4292/2013 do BACEN (que normatizou a operação), após a realização da análise cadastral, aprovação de crédito e margem consignável disponível, a portabilidade pode ser efetuada em até cinco dias úteis contados a partir da formalização do pedido. 

Você pode solicitar uma simulação por meio do site da Alfa Financeira, preenchendo os campos e encaminhando o formulário. 

Cuidados ao contratar um empréstimo Alfa

Antes de assinar o contrato, certifique-se de ter compreendido todas as condições e não deixe de contatar o colaborador caso tenha alguma dúvida. 

Outro ponto muito importante é que, ainda que a Alfa Financeira seja uma instituição confiável e que conta com boa reputação no mercado, é importante se prevenir contra fraudes. Infelizmente, há pessoas que se fazem passar por colaboradores de empresas sérias para aplicar golpes e roubar os dados dos clientes. 

Para evitar ser vítima de alguma fraude, faça a simulação e preencha seus dados unicamente no site da Alfa Financeira, e, caso tenha alguma dúvida, converse com os colaboradores apenas pelos canais oficiais da instituição. Fique atento, também, ao fato de que a Alfa Financeira não solicita nenhum tipo de pagamento antecipado para a realização de análise do perfil de crédito.