Conhecido hoje por oferecer a conta digital Sofisa, o banco Sofisa foi fundado em 1961, na cidade de São Paulo, com foco no varejo. Vinte anos mais tarde a instituição passou a atuar mais diretamente em oferecer operações de crédito para pequenas e médias empresas brasileiras. 

Desde 2011, portanto, 50 anos depois de sua fundação, o banco Sofisa passou a oferecer serviços digitais por meio de uma plataforma específica, a “Direto”. Isso ocorreu apenas um ano depois que o Banco Central autorizou que bancos criassem e oferecessem a seus clientes as chamadas contas digitais. 

Continua após a publicidade


Esse pioneirismo fez que  o Sofisa se tornasse o primeiro banco digital do Brasil. Naquela época, a plataforma “Direto” era uma opção simples e rápida para pequenos investidores que queriam investir em CDB.

Hoje, a plataforma Direto se transformou em um produto bancário muito mais amplo, que oferece não só a conta digital Sofisa, mas uma série de outros serviços, que vão desde as operações do dia a dia típicas de um banco até as mais complexas, como o gerenciamento de investimentos.

E é sobre isso que vamos contar um pouco mais neste artigo. 

O que é a conta digital Sofisa?

Assim como ocorre em outros bancos, como o Next, o Inter e o Original, a conta digital Sofisa pode ser aberta de forma totalmente online. Basta baixar o aplicativo do Sofisa, que está disponível para Android e iOS e preencher os dados do cadastro, que não leva cinco minutos. 

Para efetivar sua conta, você deve também tirar uma selfie e é possível que tenha que tirar uma foto de algum comprovante de endereço. Depois disso é só esperar. O Sofisa faz uma análise de crédito e envia uma resposta em até sete dias úteis.

São dois tipos de conta disponíveis para você escolher: a simples e a completa. Ambas são gratuitas e não há cobrança de taxas de administração ou manutenção. Outros pontos em comum, são: possibilidade de receber créditos, fazer  transferências e depósitos via cheque, pagamentos, recarga de celular via app e uso de cartão para compras em estabelecimentos comerciais e saques. 

As diferenças ficam a cargo do envio e recebimento de dinheiro via TED. Na conta simples, isso só é permitido se forem de outras contas da mesma titularidade. Ou seja, você só pode transferir de uma conta em outro banco para a conta digital Sofisa e vice-versa. No caso da conta completa, é permitido receber e enviar e receber TED de outras contas de outros bancos, inclusive de pessoa jurídica. 

Confira outras vantagens da conta digital Sofisa completa:

  • Transferência entre contas digital Sofisa;
  • depósito via boletos;
  • depósito via cheques de terceiros;
  • portabilidade de salário; 

O que é possível fazer pelo aplicativo da conta digital Sofisa?

Tanto a conta simples como a conta completa são gerenciadas por meio de um mesmo aplicativo, em que você pode gerenciar tudo o que estiver relacionado à sua conta. 

  • Movimentação em tempo real para realizar de operações financeiras;
  • Simulador de investimentos que te ajudam a encontrar a melhor opção para o seu perfil;
  • Gerenciamento de cartão virtual pré-pago para ser usado em compras online;
  • Consulta a rendimento da carteira de investimentos;
  • Realização das principais movimentações financeiras, como pagamentos, transferências, agendamentos, depósitos, dentre outros;

Cartão Sofisa direto

Depois de aberta a conta digital Sofisa, você pode pedir o cartão pelo próprio app. Aí é só esperar chegar. O cartão Sofisa direto funciona como um cartão de crédito com débito em conta. Isso pode parecer estranho, mas funciona assim: quando você faz uma compra em um estabelecimento, paga no crédito à vista, mas o valor é debitado da conta digital Sofisa na mesma hora. 

Assim como a conta, o cartão Sofisa direto também não possui cobrança de anuidade. 

  • Função liga e desliga: você pode desativar o cartão quando não quiser usá-lo por um determinado período; 
  • Notificações de uso: o app te informa logo que ocorre uma compra (o que facilita se houver algum erro ou compra não autorizada, por exemplo); 
  • Possibilita compras pela internet;
  • Rendimento diário: o dinheiro depositado na conta digital Sofisa fica rendendo enquanto está lá, paradinho;
  • Autorização para compras internacionais;
  • Saques gratuitos: você pode realizar saques no Banco 24 Horas (mas são limitados a quatro por mês);
  • Pontuação no programa Surpreenda, da Mastercard, que é a bandeira do cartão Sofisa;

Fazendo investimentos com a conta digital Sofisa

A conta digital Sofisa, antes de ser uma conta digital propriamente dita era uma plataforma online para ajudar clientes que investiam em CDB. Com o passar do tempo, outros serviços foram agregados à ferramenta, que se tornou mais completa. 

No entanto, a possibilidade de investimento em CBD continua. Assim como outras duas alternativas, que podem, claro, ser realizadas pelo próprio aplicativo. 

O CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, um título de renda fixa emitido por banco que oferece uma rentabilidade maior que a poupança, mas é tão seguro quanto. 

Outra opção são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), que são tipos de investimento de renda fixa, que também garantem rendimentos maiores que o da caderneta de poupança.   

Uma diferença importante entre o CDB e as opções de LCI e LCA é a tributação. No caso do primeiro você paga o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e também deve declarar os rendimentos no Imposto de Renda, o que pode resultar em uma cobrança entre 15% e 22,5% dos rendimentos obtidos no ano, dependendo do período de aplicação. 

Outra forma de investimento que pode ser feito pela conta digital Sofisa é por meio dos fundos de investimento. São quase 20 tipos diferentes de fundos, com características diferentes entre si. 

Os Fundos de Investimento, que antes eram opções apenas para os grandes investidores, também passaram a ser adotados pelos pequenos investidores em busca de maior rentabilidade. Eles são geridos por instituições e gestores financeiros que acompanham o mercado financeiro e servem também como forma de diversificar a carteira de investimentos. 

Mas, para optar pelos fundos, é preciso, antes, conhecer o seu perfil.

Descubra seu perfil de investidor

Para o Sofisa, existem quatro tipos de investidores: 

  • Conservador: quem quer proteger o dinheiro com investimentos de baixo risco;
  • Moderado: se você quer buscar eventuais riscos, buscando retorno a médio prazo 
  • Arrojado: é o investidor que está disposto a correr riscos maiores, já que está buscam um retorno melhor no longo prazo;
  • Agressivo: para quem entende das oscilações de mercado, aceita correr riscos grandes porque seu objetivo é ter retornos expressivos em longo prazo; 

E é possível descobrir qual deles melhor te representa pela plataforma do cartão digital Sofisa. No aplicativo há um item chamado de Rota Financeira, em que um robô orientado por inteligência artificial te ajuda a descobrir o seu perfil e encontrar uma opção (entre as mais de 7 mil possibilidades) que se encaixe nos seus objetivos.

Empréstimo com garantia de imóvel

O DNA do Banco Sofisa está na concessão de crédito para pequenas e médias empresas. E isso também está presente na conta digital Sofisa. A principal vantagem do empréstimo oferecido pelo aplicativo é a possibilidade de simular, em tempo real, o valor que você deveria pagar pelas parcelas, a taxa de juros, dentre outros. 

Nesse caso, você dá o seu imóvel (apartamento ou sala comercial, por exemplo) como garantia e pode obter empréstimos que variam de R$ 60 mil a R$ 2 milhões (limitado a 50% da avaliação do imóvel) com uma taxa de juros que começa em 1,05% ao mês mais inflação (medida pelo IPCA) e com prazo de pagamento que pode variar entre 36 e 180 meses.. 

Outra vantagem é que esse processo de contratação de empréstimo pode ser realizado totalmente online, pela própria plataforma do cartão digital Sofisa.

Neste artigo, mostramos como é que o Sofisa passou de um banco tradicional fundado na década de 60 e especializado no varejo se tornou o primeiro banco digital do país, com o lançamento de uma plataforma online para quem investia em CDB e que se tornou, mais tarde, na conta digital Sofisa.

Também mostramos as vantagens desse serviço, os benefícios e até outros produtos que podem ser acessados pela conta, como a Rota Financeira, que ajuda o investidor a buscar uma melhor alternativa para o seu perfil de investidor. 

Agora, uma última dica: se você quer continuar sabendo tudo sobre o que importa para o seu dinheiro não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro para receber, toda semana, um conteúdo exclusivo e pensado em você diretamente na caixa de entrada do seu email. Até a próxima!