A conta digital Modal Mais é o braço digital do banco Modal, que foi fundado em 1995 no Rio de Janeiro e que também tem sede em São Paulo e nas Ilhas Cayman. Especializado em investimentos, seu foco, agora, é oferecer opções para pequenos e médios investidores em uma plataforma digital. 

No entanto, aproveitando a onda de popularização das fintechs, o Modal Mais também aderiu às contas sem taxa, a exemplos de outros bancos digitais, como o Banco Inter e o Original. 

Continua após a publicidade


A ideia é oferecer o serviço para reunir, em uma mesma plataforma, a praticidade de uma conta corrente para realizar pagamentos e transações, acesso a cartão de débito da bandeira Visa, crédito pessoal, além de opções de investimento. 

Com isso são mais de meio milhão de clientes em todo o país, desde a oficialização do lançamento da conta digital Modal Mais, em 2018. 

Neste artigo vamos contar mais sobre como funciona a conta digital do Banco Modal e o que ele oferece aos clientes como diferencial. 

Qual é o foco da conta digital Modal Mais

A conta digital Modal Mais oferece vantagens já conhecidas -— e bastante comuns — para quem já está familiarizado com o universo das fintechs. Isso inclui a abertura de uma conta corrente sem taxas ou tarifas, um cartão de débito de uma bandeira reconhecida e aceita mundialmente (Visa), além da possibilidade de crédito pessoal. 

A abertura e o controle da sua conta pode ser feito, também, por meio de um aplicativo instalado no smartphone a partir de um cadastro e envio da documentação pela própria ferramenta, dispensando a necessidade de enviar papéis e documentos pelo correio ou de ter que se dirigir a um escritório físico.. 

No entanto, o banco gosta de marcar diferença de outras opções no mercado, até mais conhecidas, como os bancos Inter e o Original, que focam mais naqueles clientes em busca de crédito e das facilidades de quem usa muito sua conta corrente, como a emissão de boletos e transferências para outros bancos, sem cobrança, por exemplo. 

Nesse sentido, a proposta da conta digital Modal Mais é buscar um outro nicho de clientes, aproveitando sua experiência de mais de 20 anos no mercado de investimentos: atrair investidores, desde aqueles iniciantes que estão começando a explorar as inúmeras possibilidades de investimento até os mais experientes, que já estão acostumados com os termos e as ferramentas. 

O banco aposta que essa facilidade da plataforma digital e a ausência de taxas atraiam clientes que têm como interesse não só ter a praticidade de uma conta digital online, mas também que queiram realizar investimentos. 

8 opções de investimento da conta digital Modal Mais

1. Renda fixa

Uma das possibilidades de investimento é nas opções de renda fixa. Essa escolha costuma atrair pessoas com perfil mais conservador, que não querem deixar seu dinheiro parado, mas que também não desejam arriscar. A renda fixa dá mais segurança, já que você prevê a rentabilidade do dinheiro investido e, com isso, reduz a possibilidade de algum tipo de perda. 

A conta digital Modal Mas oferece possibilidade de investimento em renda fixa por meio do CDB (Certificado de Depósito Bancário), LC (Letra de Câmbio), LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).

2. Tesouro Direto

A conta digital Modal Mais oferece a possibilidade de investimento seguro em tesouro direto com aplicação mensal a partir de R$ 30 e taxa zero. O Tesouro Direto é uma iniciativa do governo federal, em parceria com a Bolsa B3, para incentivar a compra e venda de títulos públicos federais por meio da internet para pessoa física. Mais de 5 milhões de pessoas investem em Tesouro Direto no Brasil.

3. Fundos de investimento

Outra possibilidade, dessa vez mais focada em clientes com perfil menos conservador é a dos fundos de investimento. Essa opção tem a vantagem de diversificar seus investimentos, ou seja, você não fica dependendo de uma única fonte. Com o fundo de investimento, você autoriza a instituição a investir o seu dinheiro na compra de determinadas ações como objetivo de ter um retorno financeiro maior. 

4. COE

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) é uma possibilidade de investimento que mescla títulos de renda fixa e de renda variável. Ou seja, com isso, de um lado, esse tipo de investimento garante uma rentabilidade previsível, por meio de renda fixa (como CDB, LC, LCI e LCA), e busca maximizar suas possibilidades de rendimento com títulos de renda variável, como ações de empresas na bolsa de valores, por exemplo.

5. Debêntures incentivadas

As debêntures são títulos emitidos por empresas de diversos setores para financiar investimentos em infraestrutura. A principal vantagem desse tipo de investimento é que ele é isento do pagamento de Imposto de Renda. Ele também costuma ter um rendimento superior ao da poupança e do Tesouro Direto.

6. Mercado de ações e opções

Por se tratar de um banco digital mais voltado para quem tem interesse em investir (ou que já investe), uma outra opção de investimento oferecida a partir da conta digital Modal Mais é a possibilidade de poder investir diretamente nas ações das empresas de capital aberto, que estão listadas na B3. São mais de 300 companhias com título aberto na bolsa de valores. 

7. Minicontratos BM&F

Com essa possibilidade, você pode negociar minicontratos de índice e de dólar na compra e venda de títulos que só serão liquidados em uma data futura com os preços de hoje.

8. Ofertas públicas IPO/OPA

Por fim, sendo cliente da conta digital Modal Mais você também poderá participar da abertura e fechamento de capital das maiores empresas do Brasil. O IPO (sigla, em inglês para Initial Public Offering) é uma espécie de inauguração de uma empresa no mercado de ações. Ou seja, a partir daquela data, a companhia passa a vender ações no mercado e você pode investir em títulos dessa empresa.  

Vantagens e desvantagens de ter uma conta digital Modal Mais

O banco Modal iniciou seu processo de transformação digital para se tornar uma fintech que aliasse sua experiência no mercado de investimentos com a praticidade de uma plataforma digital em que abrir uma conta, gerenciá-la e fazer investimentos você uma tarefa simples, que se adequasse a necessidade de maior eficiência e descomplicação que a vida dos clientes exige. Mais de meio milhão de pessoas se tornaram clientes da Modal Mais nos dois primeiros anos de operação. 

Dentre as vantagens da conta digital Modal Mais podemos destacar as inúmeras e diferentes possibilidades de investimento e sua facilidade de consulta e operação no dia a dia, por meio do aplicativo. Em vez de ter que ir até o banco, conversar com o gerente sobre as melhores opções para investir seu dinheiro, você consegue fazer essa operação por meio do seu smartphone. 

Mas o banco digital Modal Mais destaca que você também pode contar com o apoio de um suporte para te ajudar a orientar e definir com maior clareza os tipos de investimento que fazem mais sentido para o seu perfil. 

O banco digital também oferece proteção garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para investimentos em renda fixa e saldo em conta corrente (até o limite de R$ 250 mil). Isso significa que, se o banco quebrar, você receberá o dinheiro que tiver investido em renda fixa e na conta corrente. 

As desvantagens da conta digital Modal Mais ficam por conta de diversas reclamações de usuários sobre problemas no cadastro e no uso da plataforma digital

Se você pensa em abrir uma conta digital Modal Mais, procure também conversar com amigos e conhecidos que são clientes da plataforma para ter mais opiniões de quem já é usuário e, assim, listar os pontos positivos e negativos. 

E se quiser se manter atualizado sobre as novidades das fintechs e contas e bancos digitais, assine agora mesmo a newsletter do iDinheiro e receba semanalmente um conteúdo especial, feito para você sobre o que realmente importa para o seu dinheiro.