A Caixa Econômica Federal, disponibilizou para os beneficiários de programas sociais do governo sua conta digital, a Poupança Social Digital. Este serviço é gratuito e tem sido um grande suporte para as pessoas que não possuem conta em banco e precisam receber o auxílio do governo.

Para os interessados sobre este novo serviço digital da Caixa, continue lendo este nosso artigo!

Continua após a publicidade


Tudo sobre a Poupança Social Digital da Caixa

Os interessados pela conta digital da Caixa não precisam comparecer em uma agência da Caixa para fazer a abertura de conta. Todo o processo é realizado através do site ou aplicativo. Você só precisa informar todos os dados exigidos no sistema, e sem seguida escolher a opção ‘criação de uma nova conta’.

Pensando na praticidade, você pode instalar o aplicativo Caixa Tem no celular que possui o sistema operacional Android ou iOS. Assim, você pode consultar o saldo sempre que sentir necessidade.

Atualmente o aplicativo recebeu uma nova atualização, possibilitando aos seus clientes o saque do auxílio ‘coronavoucher’. As únicas pessoas que não tem a necessidade de criar uma conta Digital da Caixa para receber este novo auxílio são os beneficiários do Bolsa Família, visto que ambos adotam as mesmas regras e políticas para o recebimento.

Para esclarecer melhor esta situação, vamos supor que você recebe o Bolsa Família e atualmente se enquadrou para o recebido deste novo auxílio. Então não será preciso fazer nada pois o novo auxílio será transferido automaticamente para a conta que você já recebe o Bolsa Família. Assim, basta conferir no extrato os valores creditados. Super simples, não?

Como se cadastrar no aplicativo Caixa Tem – passo a passo

É muito simples e rápido o cadastramento no aplicativo Caixa Tem. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Instale o aplicativo Caixa Tem no seu celular.
  2. Abra o aplicativo e seleciona a opção ‘Sou Beneficiário’.
  3. Informe o seu CPF e sem seguida, clique em continuar.
  4. Você vai receber um código com 6 números, via SMS, no número de celular que está utilizando para cadastrar o aplicativo. Digite este código no aplicativo, e clique em continuar.
  5. Caso você já tenha feito o cadastro no Login Caixa em outros aplicativos, como o FGTS ou Habilitação Caixa, então você pode utilizar a mesma senha para este acesso. Senão, clique em cadastrar.
  6. Preencha o formulário com os seus dados pessoas, e clique em continuar.
  7. Crie a sua senha. Lembre-se de memorizá-la.
  8. Para ativar a sua conta, você precisa acessar a conta do e-mail que utilizou para o cadastro. Você vai receber um e-mail com assunto Login Caixa. Dentro deste e-mail possui um link, com a seguinte frase “Link para verificação de endereço de e-mail”. Clique para concluir a verificação.
  9. Volte para o aplicativo Caixa Tem e faça o seu login com o CPF e a senha.
  10. Pronto, agora você consegue acessar o seu auxílio emergencial.

Os serviços oferecidos na Poupança Social Digital

  1. Os clientes da Poupança Social Digital da Caixa, contam com um pacote de serviços básicos gratuitos por mês. Esses serviços, são:
  2. Transferências para contas da Caixa ilimitadamente;
  3. Três transferências por mês para conta de depósitos para outros bancos;
  4. Dois extratos por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
  5. Consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.

Prezando pelo isolamento social, a Caixa Econômica federal ainda não disponibilizou a opção de saque em terminais de autoatendimento e nas unidades lotéricas. Assim que normalizar a situação da epidemia no Brasil, os beneficiários da conta Digital vão poder realizar até 2 saques sem cartão.

Para os adeptos em compras online, a Poupança Social Digital oferece um cartão de débito virtual, onde o cliente consegue realizar compras online, e até transferências bancárias.

Esta conta poupança digital não possui tarifa mensal de manutenção. No entanto, o cliente precisa ficar atento para não ultrapassar o pacote de serviços básicos, para não ser cobrado conforme a tabela de Tarifas vigentes.

O rendimento da Poupança Social Digital

Antes de aprender como funciona o rendimento da caderneta, você precisa entender uma coisa: o rendimento da poupança hoje é muito baixo. E com a atual situação econômica do Brasil, é bem provável que ele continue assim.

Observação:

Isso não quer dizer que você não deva usar a poupança, mas que a utilize com a finalidade de armazenar uma quantia de dinheiro, e posteriormente investir em aplicações mais rentáveis.

O rendimento da poupança segue taxas determinadas pelo Banco Central (BC) e, por isso, ele é igual para todos os bancos. Logo, você abrindo uma conta Poupança Social Digital na Caixa Econômica, a sua remuneração vai seguir os mesmos critérios dos outros bancos, que são:

  • A poupança rende 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR), quando a taxa de juros está abaixo ou igual a 8,5% ao ano.
  • A poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR), quando a taxa de juros está acima de 8,5% ao ano.

Atualmente, a taxa Selic caiu para 2,25% ao ano. Isto indica que o cálculo utilizado para o rendimento da poupança continua sendo: 70% da taxa Selic somado à Taxa Referencial.

Portanto, as pessoas que utilizam a poupança precisam conhecer investimentos que apresentam uma melhor rentabilidade, além de oferecer a mesma segurança.

As principais dúvidas sobre a conta Digital Caixa:

Neste espaço, selecionamos as principais dúvidas sobre a Poupança Social Digital da Caixa Econômica.

1. Eu preciso da Poupança Social Digital para receber o auxílio emergencial?

Caso você já possua uma conta em seu nome, então você pode informa-la no aplicativo Caixa para receber o auxílio nesta conta.

2. Eu posso transformar a minha poupança da Caixa em Poupança Social Digital?

Não. Não é possível. No entanto, vai ser possível fazer o inverso. Isto é, transformar a Poupança Social Digital em Poupança Caixa.

3. A Poupança Social Digital e a Poupança Comum são a mesma coisa?

Não. Em primeiro lugar, você não pode acumular mais de R$3.000,00 no saldo da Poupança Social Digital. Caso o saldo exceda este valor mais de duas vezes dentro de um período de um ano, então a conta é bloqueada.

Outro ponto que diferencia as duas contas é sobre as transações realizadas. A conta digital não pode te um somatório de transações realizadas a crédito em cada mês superior a R$3.000.  Caso isto aconteça, a conta também pode ser bloqueada.

E para finalizar, a poupança social digital não emite um cartão físico para uso. Isto só é possível com a poupança comum.

4. Eu posso fazer ou receber depósitos na Poupança Social Digital?

Sim. Esta conta permite este tipo de movimentação, e não existe restrição quanto à origem dos créditos

5. Preciso pagar taxa de manutenção para esta conta?

Não. Não existe taxa de manutenção para esta poupança digital. A Caixa disponibilizou para esta conta um pacote com serviços básicos gratuitos. O cliente precisa ficar atento para não ultrapassar o uso desses serviços, pois desta forma será cobrado conforme a Tabela de Tarifas vigente.

6. Quando o auxílio emergencial terminar, eu tenho que encerrar esta conta?

Não existe a necessidade para encerrar a conta, e você pode continuar utilizando-a para outras finalidades.

7. A remuneração da Poupança Social é igual à Poupança da Caixa?

Sim. A remuneração desta conta segue a mesma regra utilizada para todas as modalidades de poupança.