O banco BS2 é mais um exemplo da metamorfose pela qual passaram bancos antigos e tradicionais para se transformarem em empresas financeiras modernas e tecnológicas. O principal produto dessa transformação é a conta digital BS2.

A transformação digital do antigo banco Bonsucesso, sediado em Belo Horizonte, se deu em 2017, na esteira da abertura de outras instituições e fintechs, como o Banco Inter, o Nubank e o Banco Original, que passaram a competir com os bancos tradicionais ao oferecer soluções mais simples, baratas e menos burocráticas para serviços bancários de clientes comuns, como isenção de taxas, possibilidade de transferências para outros bancos ou emissão de boletos, por exemplo. 

Continua após a publicidade


O BS2 aproveitou a experiência e estrutura do banco Bonsucesso, que nasceu como uma financeira ligada ao mercado de vendas de automóveis, para oferecer uma série de serviços, tendo sido pioneira na oferta de abertura de uma conta digital online e em tempo real. 

Neste artigo vamos contar tudo sobre a conta digital BS2, quais as vantagens e desvantagens e o que o banco oferece aos seus clientes. Confira!  

Como abrir sua conta digital no BS2

O processo de abertura da conta digital BS2 é totalmente online e é bem provável que você consiga abrir a sua conta na hora. Ao contrário dos bancos tradicionais, que exigem que você compareça a uma agência, leve uma série de documentos, como comprovantes de renda e endereço, por exemplo, o banco BS2 oferece um processo 100% digital. 

Você deve baixar o aplicativo do Banco BS2, disponível na App Stores ou Google Play, realizar um cadastro e tirar uma foto da sua carteira de identidade ou CNH e enviar pelo próprio app. Seu perfil passa por uma análise e, se tudo der certo, a conta é aberta na hora. 

O que mais tem atraído clientes a abrir uma conta no BS2 são a isenção de uma série de serviços básicos bancários, como a emissão de boleto de cobrança e a transferência entre contas BS2 e até para clientes de outros bancos.O cliente também não paga qualquer anuidade, como ocorre em outras instituições financeiras. 

O BS2 também oferece uma opção interessante, que é a possibilidade de saque gratuito em bancos 24 horas. Isso evita que o cliente tenha que manter uma conta em outro banco tradicional só para conseguir ter acesso a terminais de autoatendimento para sacar dinheiro. Esse também é um diferencial com relação a outras fintechs, que costumam cobrar uma taxa para cada saque realizado.

Segundo informações do próprio banco, o BS2 fechou o ano de 2019 com uma carteira de  cerca de 300 mil clientes.

Cartão de débito Visa

Depois de fazer o cadastro e receber a confirmação da abertura da sua conta digital BS2, você poderá usufruir das vantagens da sua conta. O banco BC2 fez uma parceria com a Visa para oferecer o cartão de débito físico, que você pode usar nas compras em estabelecimentos comerciais ou cadastrar em aplicativos que aceitem a função débito, por exemplo. 

Você também recebe um cartão de crédito virtual, que pode ser usado para compras online. O cartão é semelhante a um cartão de crédito comum, com os números, nome, data de validade e código de segurança, que são necessários para realizar uma transação. 

A conta digital BS2, no entanto, ainda não oferece a possibilidade de um cartão de crédito físico, que também poderia ser utilizado em compras presenciais. No entanto, a ideia faz parte do plano da instituição financeira, que deve lançar o cartão de crédito Visa Infinity para suprir essa necessidade dos seus clientes.

Outros serviços

Ao abrir sua conta digital BS2, você tem acesso a outros serviços que podem te ajudar a poupar tempo e dinheiro, em caso de necessidade. 

Câmbio

As opções de câmbio oferecidas pelo banco BS2  incluem a possibilidade de comprar dólar ou euro diretamente pelo app e receber em sua casa, de forma segura. Você também pode fazer a cotação na hora, também por meio da plataforma. 

Outra vantagem é a possibilidade de solicitar o cartão multimoeda BS2 Mastercard. Ele funciona como um cartão pré-pago e que pode ser usado como débito ou crédito em estabelecimentos comerciais fora do país e também para saque. É uma ótima opção para quem quer manter o controle de gastos nas férias. 

Ainda na função “câmbio”, a conta digital BS2 permite que você faça remessas ao exterior, para pessoas físicas e jurídicas, com autorização do Banco Central. Pelo MoneyGram também é possível enviar ou receber pagamentos de contas de outros países em menos de 10 minutos.  

Investimentos

Se a sua ideia de ter uma conta digital é poder, a partir dela, gerenciar seus investimentos, o banco BS2 lista uma série de opções de fundo de investimento disponíveis e ainda classifica cada uma delas conforme o seu risco – se mais alto ou mais baixo. Detalhes como taxa de administração e de performance, rentabilidade, dentre outros, também constam no próprio site do banco.  

10 vantagens e desvantagens da conta digital BS2

Vantagens

  • Plataforma única para gerenciar conta corrente e investimentos;
  • Abertura de conta Pessoa Física e Pessoa Jurídica online;
  • Emissão ilimitada de boletos;
  • Transferências gratuitas para outros clientes BS2 e de outros bancos;
  • Abertura de conta internacional com saldo em dólar;
  • Tarifa zero para abertura e manutenção da conta;
  • Recarga de celular pelo aplicativo;
  • Cartão virtual para compras online; 
  • Canais de atendimento digital;
  • Possibilidade de investimentos (renda fixa e variável, tesouro direto e fundos de investimento);

Desvantagens

  • Não oferece cartão de crédito físico;
  • Não oferece cheque especial para emergências financeiras;
  • Não pode ser feita por residentes no exterior;
  • Não permite abertura de conta corrente conjunta;
  • Sem empréstimo pessoal;
  • Ausência de programas de fidelidade;
  • Não oferece possibilidade de pagamento sem código de barras;
  • Não conta com DDA (Débito Direto Autorizado);
  • Cartão não possui tecnologia de pagamento por aproximação;
  • Atendimento não é 24 horas;

Conta digital pessoa jurídica

Uma das grandes críticas de empresários, empreendedores e até MicroEmpreendedores Individuais (MEIs) é a dificuldade e a burocracia na hora de abrir contas PJ em bancos tradicionais. 

Em geral, é solicitado que a empresa preencha uma pré-solicitação para abertura da conta (o que pode ser feito pela internet). O procedimento poderia ser concluído com esse cadastro, certo? Mas não é o que acontece. Também é preciso que um dos sócios-administradores compareça ao banco para assinar a papelada. 

Todos os sócios também precisam ter conta corrente pessoa física no mesmo banco. Caso não tenham, devem providenciar, o que significa mais burocracia. Além disso, o gerente do banco deve fazer uma visita pessoalmente ao endereço indicado pela empresa, para verificar se ela, de fato, existe. 

No caso do BS2 é possível criar uma conta digital PJ totalmente online (segundo o banco, isso pode ser feito em 30 minutos), com procedimento bem parecido ao da conta digital BS2 para pessoa física. 

Características

A conta corrente para empresas também permite que você faça emissão de boletos, TEDs e pagamentos, como ocorre na versão para pessoa física. Além disso, o BS2 também desenvolveu uma plataforma específica para empresas, o BS2 Empresas, onde é possível gerenciar seu negócio e realizar as transações. 

De acordo com o BS2, a ideia é transformar a plataforma em um Market Place de soluções para Pessoa Jurídica e passar a oferecer crédito para empreendedores por meio do próprio sistema.

Outro benefício é a maquininha BS2 Pay para os empreendedores facilitarem a venda de produtos e serviços. Essa integração ajuda demais a manter o controle das operações em um único lugar, em vez de ter que recorrer a diversas empresas diferentes. 

4 pilares da conta digital BS2 para PJ

No caso do atendimento à empresas, o Banco BS2 tem atuação em quatro pilares, alguns deles cuja expertise se remete aos tempos de Banco Bonsucesso, fundado ainda na década de 90, muito antes dessa explosão de bancos digitais tomar conta do mercado financeiro brasileiro. 

Aquisição de direitos creditórios: a compra de precatórios federais e estaduais é uma opção de investimento que o BS2 herdou do antigo Banco Bonsucesso, que oferece essa opção desde 2012. 

BS2 Empresarial: oferece soluções de capital de giro para médias empresas;

Câmbio: soluções de câmbio para atacado e varejo;

Meios de Pagamentos: operação de adquirência.

Neste artigo mostramos todas as opções disponibilizadas pelo banco BS2 para que você abra sua conta digital BS2, seja você pessoa física ou jurídica. Além das facilidades para uma abertura de conta rápida e simples, há outras opções disponíveis no app que podem te ajudar no dia a dia.

Agora, uma última dica: assine a Newsletter do iDinheiro e receba, toda semana, um conteúdo exclusivo sobre o que importa para o seu dinheiro.