Se você gosta de acompanhar novidades no universo financeiro, com certeza já ouviu falar no cartão de crédito Neon. 

Pertencente à startup de mesmo nome, o usuário que solicitar o Neon cartão, terá acesso a um das melhores plataformas do mercado, com anuidade grátis e um produto de manuseio simples através de plataformas digitais.

Continua após a publicidade


Avesso a qualquer tipo de burocracia, após fazer sua conta digital, em um único cartão, você poderá ter disponível a opção de pagamento para débito e crédito.

Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como utilizar ou quais são seus verdadeiros benefícios desta função..

Portanto, se você quer saber tudo sobre o Neon cartão, o iDinheiro vai te ajudar a descobrir se ele é, realmente, uma boa opção para você.

Cartão Neon – Por que usar?

Se você está pensando em utilizar o cartão de crédito Neon, certamente, já deve ser correntista da startup financeira e conhecer todo o seu funcionamento. 

Além de toda a facilidade que um banco digital é capaz de proporcionar nos dias de hoje, contar com um cartão de crédito que siga a mesma filosofia já é um ponto extremamente positivo.

Usando o cartão Neon, você poderá ter todos os benefícios de um cartão de crédito, parcelar suas compras nos estabelecimentos favoritos e ser isento de qualquer anuidade, assim como na sua conta corrente.

Outro fator relevante do porquê usar o cartão Neon, é que, por ser correntista do banco, o cartão de crédito pode ser liberado, mesmo se o seu nome estiver negativado ou com alguma restrição em outro banco.

Como adquirir o cartão de crédito Neon?

Para solicitar o seu Neon cartão, primeiramente, deverá ser correntista do banco digital e movimentar sua conta com frequência, criando assim, um relacionamento com a fintech.

Ao fazer sua conta corrente, a opção crédito pode estar pré aprovada. Se isso acontecer, basta clicar na opção “ativar”. Desta forma, seu cartão de débito, passará a ter a opção de crédito em conjunto.

Agora, se o crédito ainda não tiver sido liberado em sua conta, você poderá fazer a solicitação dentro do aplicativo do banco Neon, selecionando a opção “Crédito”.

Análise de crédito do cartão Neon – Como funciona?

Mesmo não fornecendo muitos detalhes, a análise de crédito para a utilização desta função é realizada de acordo com o seu histórico financeiro dos últimos cinco anos.

Além disso, a instituição faz uma pesquisa para saber qual é o seu perfil como cliente financeiro utilizando referências como:

Essa análise costuma durar cinco dias. Dentro deste prazo, a instituição financeira leva em consideração diversos fatores, além dos que mencionamos anteriormente, para depois autorizar o cartão, ou não.

Porém, em caso de reprovação, você poderá fazer uma uma nova tentativa após o prazo de 30 dias corridos da negativa.

Quais as taxas do cartão Neon?

Mesmo que o cartão Neon não tenha anuidade, é importante que você conheça todas as taxas envolvidas antes de escolher o seu cartão de crédito.

Afinal, mesmo que você tenha a isenção total da “mensalidade” do cartão, caso você não pague a fatura na data de vencimento, precisará arcar com uma série de taxas e juros.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas das tarifas divulgadas pelo Neon.

  • Juros do crédito rotativo: 13,9%;
  • Multa de atraso de fatura: 2%;
  • Juros de mora sobre o valor em atraso: 2%;
  • Taxa de parcelamento de fatura: 12,9%;
  • Compras e saques internacionais: 4% (Tarifa do Neon);
  • Custo Efetivo Total (CET) em caso de atraso: 420,79% ao ano;
  • IOF de compras internacionais: 6,38%.

Se quiser conhecer com mais profundidade as taxas exercidas pelo cartão de crédito Neon, clique aqui e confira mais informações sobre o assunto.

Vantagens do cartão de crédito Neon

Por ser um banco tecnológico, o cartão de crédito da startup também seguem essa vertente. Ideal para quem gosta de soluções financeiras simplificadas, o cartão Neon oferece alguns benefícios bem interessantes, como:

  • Anuidade gratuita;
  • Saques em terminais 24h;
  • Informações à disposição através do aplicativo exclusivo;
  • Débito automático da fatura;
  • Parcelamento de compras;
  • Permite compras em lojas físicas internacionais;
  • Cartão virtual para compras online;
  • Permite compras através de lojas virtuais internacionais;
  • Participação no programa de fidelidades Visa.

Desvantagens do cartão Neon

Apesar de ser uma instituição moderna e que apresenta diversas ferramentas para simplificar a vida do consumidor, apontamos alguns pontos que podem ser vistos como “desvantagens” no ponto de vista de quem precisa de um cartão de crédito Neon. 

Listamos alguns para você conhecer, abaixo:

  • Precisar criar uma conta digital do banco, obrigatoriamente;
  • Aprovação de crédito mais lenta;
  • Caso seja negado, prazo de nova solicitação maior em relação a outros cartões.

Existe limite pré aprovado para o cartão Neon

Como falamos anteriormente, se você for solicitar um cartão de crédito Neon, provavelmente já seja correntista do banco. Portanto, ter um histórico de movimentação junto à startup é um ponto positivo ao seu favor na hora da liberação desta função.

Apesar do canal oficial não confirmar esse valor, alguns veículos de comunicação afirmam que o limite mínimo pré aprovado para o cartão Neon é o de R$ 540, e que o valor varia bastante de acordo com o perfil financeiro do usuário.

Lembrando também, que o cartão de crédito costuma ser um dos mais populares entre os bancos digitais, por justamente permitir que algumas pessoas com nome negativado ou restrições financeiras, possam fazer uso das soluções ofertadas.

Agora, se você não estiver satisfeito com o seu limite e o interesse for de aumentá-lo, bastará acessar o aplicativo e, na aba “crédito”, selecionar a opção “Configurações”, e depois “Limite” e fazer o seu pedido.

Como consultar a fatura do cartão Neon

Para ter um controle maior sobre seus gastos, você poderá consultar o aplicativo do cartão de crédito para se manter informada sobre os gastos antes do fechamento da fatura.

Após o fechamento, você poderá checar seus gastos de duas formas:

  • Envio da fatura através de e-mail;
  • Aplicativo da conta digital, na opção “Faturas” e verificar o valor total a ser pago.

Como pagar a fatura do cartão de crédito Neon?

A fatura do cartão de crédito Neon pode ser paga de duas maneiras diferentes, de acordo com a preferência do consumidor. 

Débito em conta

Caso você prefira fazer o pagamento com o saldo da sua conta corrente digital Neon, o sistema poderá fazer a liberação do limite do cartão no mesmo dia, já que a fatura estará automaticamente paga. 

Para fazer isso, bastará seguir os passos abaixo:

  • Tocar na aba “Crédito”;
  • Escolher a opção “Pagar Fatura”;
  • Selecionar o campo “Pagar agora”;
  • E por fim, pressionar “Pagar com a Conta”.

Boleto Bancário

A outra opção disponível é quitar o seu débito com o cartão de crédito através de boleto bancário, que pode ser pago em qualquer lotérica ou instituição financeira.

Mesmo recebendo a cópia da fatura com o boleto por e-mail, você poderá gerar uma fatura manual, se necessário. 

Para isso, é só seguir o passo:

  • Selecionar a opção “Crédito”;
  • Acessar o campo “Pagar Fatura”;
  • Pressionar “Pagar Agora”;
  • E escolher “Gerar Boleto”.

Consigo adiantar o pagamento da fatura?

Sim. O cartão de crédito Neon disponibiliza a opção de adiantamento de pagamento de fatura.

Para conseguir pagar seu Neon cartão antes do prazo, basta acessar o aplicativo oficial e seguir o procedimento abaixo:

  • Selecione a opção “Crédito”;
  • Escolha “Fatura Atual”
  • Logo em seguida, selecione “Adiantar Pagamento”.

Consigo adiantar o parcelamento de uma compra específica? 

Sim. O cartão de crédito Neon foi pensado para ser usado de maneira simples e descomplicada. 

Portanto, se você precisar antecipar o pagamento de alguma parcela específica, basta entrar em contato com a central de atendimento através do chat, dentro do próprio aplicativo, e pedir a antecipação específica.

Qual o melhor dia de compra do cartão Neon?

Sabemos que o padrão de quase todos os cartões de crédito é o de oferecer um “melhor dia de compra”.

Na prática, esse dia não existe, afinal, você conseguirá efetuar compras sempre que for necessário. 

Porém, se quiser ganhar um prazo maior para o pagamento de determinado produto ou serviço, escolha o dia posterior ao fechamento da fatura.

O cartão Neon é uma boa escolha?

Agora que você conhece todas as vantagens e características do cartão Neon, ficará mais fácil avaliar todos os pontos antes de fazer sua solicitação.

Entretanto, se você preza pela modernidade, agilidade de atendimento, ou possui algum tipo de restrição no seu nome, talvez a solicitação do cartão de crédito Neon deva ser considerada. 

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba toda semana conteúdo exclusivo sobre o que importa para o seu dinheiro.