O Bradesco Financiamentos é um braço do banco dedicado a oferta de soluções de financiamento de veículos e crédito consignado de forma personalizada e com as melhores condições.

Essa é a forma como o Bradesco define sua área de financiamentos, que tem missão, valores e visão focados em ser a empresa preferida do mercado considerando suas condições, atendimento, segurança, agilidade e demais características que definem um bom financiador.

Continua após a publicidade


Como um dos grandes bancos do mercado brasileiro, o Bradesco tem potencial para praticar boas tarifas e juros nos seus financiamentos.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa opção e avaliar se ela é a que você precisa para realizar seus objetivos financeiros?

O que é o Bradesco financiamentos?

Bradesco Financiamentos é uma empresa do grupo Bradesco dedicada a comercialização de financiamento de veículos e crédito consignado em uma rede credenciada avançada, ou seja, que vai além de suas agências bancárias, canais digitais ou de autoatendimento.

O Bradesco Financiamentos, como já foi falado, é focado em dois produtos de crédito do banco: 

  • o consignado para aposentados, pensionistas, servidores públicos, forças armadas e empresas conveniadas por meio das lojas e correspondentes bancários; e 
  • o financiamento de veículos, utilitários e motos, novos ou usados, na rede conveniada, ou seja, lojas, concessionárias e revendas habilitadas para serem correspondentes bancárias nessa modalidade de contrato.

Ou seja, apesar de oferecer serviços que estão na carteira de crédito do Banco Bradesco para seus correntistas, a Bradesco Financiamentos não necessariamente disponibiliza as mesmas condições de juros e contratação porque existe um intermediário na negociação.

Se você é cliente do Bradesco e encontrou um veículo dos sonhos em uma revenda que oferece soluções de financiamento pelo mesmo banco, vale à pena consultar o gerente da sua conta sobre a igualdade das condições.

Isso porque, para a Bradesco Financiamento, sua relação comercial começaria a partir daquele momento, mas, para o banco, seu histórico de movimentações, investimentos e uso de produtos é outro, o que, aliás, pode interferir na concessão de crédito de forma positiva ou negativa.

Neste post, vamos detalhar sobre esses dois tipos de créditos oferecidos pela Bradesco Financiamentos, mas, antes, precisamos definir quem pode contratar seus serviços.

Quem pode contratar um financiamento Bradesco?

Essa é uma pergunta importante, afinal de contas, a contratação do crédito consignado ou financiamento de veículo não seria feita em uma das agências do banco, certo?

Pois é isso mesmo que você está pensando, não é preciso ser correntista do banco para contratar serviços da Bradesco Financiamento em seus correspondentes.

Porém, a análise e aprovação de crédito acontecem do mesmo jeito e, sua saúde e comprometimento financeiro no mercado também será levado em conta.

Requisitos para contratação de crédito consignado pelo Bradesco Financiamentos

O consignado para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos e das forças armadas possuem suas particularidades de contratação. Ele descontado diretamente na fonte, ou seja, no contracheque.

Para solicitar o crédito consignado é preciso apresentar um documento legal de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante do benefício que garantiria o vínculo do consignado.

Essas informações serão utilizadas para a simulação do crédito, pré-análise, análise e aprovação.

A parcela é debitada na fonte e o crédito liberado pode ser transferido para uma conta bancária indicada pelo solicitante ou, como Ordem de Pagamento, que é uma autorização para saque em uma agência bancária específica.

Empresas que fecham convênio com o Bradesco também podem oferecer empréstimo consignado para seus funcionários com regras diferentes. Algumas permitem que a negociação seja feita em sua área de Recursos Humanos, outras, orientam a ida até um correspondente bancário indicado.

Ainda assim, o processo será o mesmo. Apresentação de documentos, análise, concessão do crédito e desconto das parcelas no contracheque.

Requisitos para contratação de financiamentos de veículos

Para o financiamento de veículos, é preciso escolher uma loja que seja credenciada no grupo Bradesco e, depois de escolher o carro, utilitário ou moto, apresentar a documentação necessária. São eles:

  • documentos legal de identidade indicando ser maior de 18 anos;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF;
  • comprovante de residência recente.

Para o caso do financiamento de caminhões, outros documentos comprobatórios podem ser solicitados no processo.

Com esses dados e a informação sobre o veículo desejado, é possível fazer uma simulação no sistema chamado Autoline ou na loja correspondente, e prosseguir com a análise de crédito e aprovação do financiamento.

Nesse caso, os pagamentos são feitos por carnê ou boleto, que podem ser colocados em débito automático dependendo dos serviços oferecidos pelo banco do contratante do financiamento.

Quais os tipos de crédito podem ser obtidos no financiamento Bradesco?

A Bradesco Financiamentos trabalha com duas frentes principais, como já foi mencionado. E, além dos requisitos da contratação, é preciso conhecer outros detalhes desses produtos de crédito para considerar sua escolha.

Crédito Consignado do Bradesco Financiamentos

Cada perfil de crédito tem condições de contratação diferenciada, ou seja, o juros cobrados, número de parcelas, limite disponível, dentre outras características do contrato, dependerão de um conjunto de informações que são colhidas na pré-análise e análise de crédito.

Além dessas condições personalizadas, vale lembrar que, como operação financeira, esse tipo de contratação tem:

  • cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • multas por atraso;
  • juros por atraso e de mora;
  • possibilidade de negativação do nome por falta de pagamento.

O consignado oferecido no Bradesco Financiamentos pode chegar até a 84 parcelas, o valor mínimo de contratação é de R$250,00 e o máximo dependerá da margem consignável do contrato do cliente.

No caso dos aposentados pelo INSS, essa margem é de 30% para empréstimos consignados e 5% para cartão consignado, mas, para outros contratos, inclusive os de empresa privada que oferecem essa modalidade para seus colaboradores, pode ser diferente.

Também é importante lembrar que o fato de ter um empréstimo consignado em curso não impede a solicitação de outro, mas a margem estará reduzida.

Dica sobre a taxa de juros

As taxas de juros dos empréstimos consignados costumam ser as mais baixas praticadas no mercado financeiro porque possuem garantia de pagamento, ou seja, o valor da parcela vai ser debitado diretamente na fonte de recurso dos clientes.

Por isso, se você tem um empréstimo contratado em outra modalidade, vale a pena consultar suas condições no consignado e trocar uma linha de crédito por outra.

Nessa movimentação, você usa um empréstimo para quitar o outro e, pode ficar com um número de parcelas menores e mais baratas.

É uma boa estratégia para diminuir o comprometimento do seu orçamento mensal.

Financiamento de Veículos

Já o financiamento Bradesco para veículos é mais amplo e não tem um público-alvo específico, apenas, quem está querendo comprar um carro novo ou usado.

É o seu caso? Então, atenção algumas informações importante.

Para usar o Bradesco Financiamentos é preciso ir a uma das lojas credenciadas ou fazer a consulta do seu carro ideal no site da empresa. Depois, é feito a simulação do financiamento, a indicação da modalidade em que ele será financiado, análise dos documentos e aprovação.

O financiamento Bradesco tem parcerias com os programas das montadoras Ford Credit, Jeep Bank e Harley-Davidson Financial Services.

O financiamento Bradesco de veículos pode ser feito por leasing ou CDC e os pagamentos são gerenciados por carnê ou boletos enviados para o endereço cadastrado.

O que é o leasing?

Leasing é um arrendamento mercantil, ou seja, durante os pagamentos, o veículo fica em nome da Bradesco Financiamentos.

Para o Banco Central, o leasing é uma operação exclusiva e não considerada um financiamento, mas, por ficar em nome da financeira, e, portanto, configurar uma garantia a mais, seus juros costumam ser menores.

Já o CDC, ou Crédito Direto ao Consumidor, o que diminui o grau de relacionamento do banco com o contrato e, portanto, pode ter juros maiores.

No entanto, por essas características, o CDC tem um desconto maior na antecipação das parcelas, enquanto o leasing nem tanto.

Se você deseja ficar com o veículo por mais tempo, o leasing pode ser a melhor opção, mas, se acredita que pode antecipar parcelas, quitar o contrato e vender o bem, o CDC pode ser mais eficiente.

Assim como acontece nos créditos consignados, as taxas de juros e números de parcelas vão depender da análise de crédito do interessado, assim como o percentual do valor de entrada e encargos das operações financeiras.

Por fim, assim como acontece no financiamento Bradesco, é possível fazer a portabilidade do contrato para qualquer instituição financeira se isso facilitar a sua vida e organização financeira.

Aliás, como você tem cuidado dela? Quais são suas principais dúvidas na gestão do seu orçamento mensal?

Gostaria de receber mais dicas e informações sobre opções do mercado financeiro que podem te ajudar, como no caso do Bradesco Financiamentos?

Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba toda semana uma seleção de conteúdos inteligentes sobre sua gestão financeira pessoal.