Bancos, Guias

Tudo que você precisa saber sobre o Banco Sicredi

Lucas Tavares
Lucas Tavares
banco sicredi
O banco Sicredi sustenta o título de primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. São 117 […]

O banco Sicredi sustenta o título de primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. São 117 anos desde sua criação e muitas soluções criadas para ajudar seus clientes no desenvolvimento financeiro pessoal e dos seus negócios.

Será que toda sua tradição e soluções de financeiras de cunho coletivo são essenciais para o que você precisa de uma instituição financeira?

Continua após a publicidade

Para ajudar a chegar até essa resposta, fizemos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre o banco Sicredi. Confira agora mesmo.

O que é o banco Sicredi?

Com mais de 4,6 milhões de associados, o banco Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que atua em território nacional para atender pessoas físicas e jurídicas.

Continua após a publicidade

São mais de 300 produtos e serviços financeiros focados nos cooperados, suas empresas e até mesmo no agronegócio que, ao criarem suas contas no banco Sicredi, estão comprando uma cota da cooperativa.

Sabe o que isso significa? Que seus cooperados também são donos do banco Sicredi, e, por isso, têm voz ativa nas decisões do negócio e em seus resultados.

Quem pode ter conta no banco Sicredi?

O banco Sicredi é a união de várias cooperativas, mas também possui agências e canal online que permite que seus clientes abram suas contas diretamente na instituição.

Ele oferece serviços para pessoas físicas, jurídicas e que atuem no agronegócio, cada uma com uma linha de soluções diferentes e, claro, processos de abertura de contas distintos.

Continua após a publicidade

Para a abertura de conta de pessoa física pelo site, basta indicar a cidade, selecionar a agência de preferência e preencher algumas informações para o contato do Banco Sicredi.

Esse mesmo processo pode ser feito diretamente na agência ou uma de suas cooperativas que, nesse caso, darão continuidade nas etapas de abertura de contas solicitando outros comprovantes e documentos.

Por isso, tenha acesso fácil aos seus:

  • documento original de identidade com foto;
  • CPF;
  • comprovante de endereço recente;
  • comprovante de renda recente;
  • recursos para investimento como capital inicial, que varia conforme cooperativa;

Outros documentos podem ser solicitados, principalmente para a contratação de alguns de seus produtos e serviços. 

Para realizar investimentos no banco Sicredi, por exemplo, é preciso preencher um formulário para análise do perfil de investidor. Esse documento é obrigatório não só para o Sicredi, como para qualquer outro banco.

Continua após a publicidade

Quais são os principais serviços do banco Sicredi?

Como já informamos, o banco Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços para seus cooperados e, eles são distribuídos nos seus três principais públicos. Porém, é importante dar destaque a alguns deles.

Conta corrente

A conta corrente do banco Sicredi oferece todas as soluções convencionais, como movimentação por cartão de débito, débito em conta, extrato mensal e cheque especial, que é liberado conforme análise de crédito do cooperado.

Cartão de crédito

As opções de cartão de crédito do banco Sicredi são variadas, com opções de pagamento por aproximação, exclusivo para movimentação de poupança ou os mais sofisticados, como o Platinum e o Black, que além de limites maiores, também oferecem upgradings em programas de pontuação da bandeira.

Crédito

Como é um banco feito de cooperativas e para seus cooperados, a ideia é que suas soluções de crédito sejam ferramentas para contribuir para seus desenvolvimentos, e não, para obter lucro para a instituição.

Continua após a publicidade

Eles terão as mesmas características, ou seja taxa de juros, data de vencimento e cobranças de multas e juros no caso do atraso ou não pagamento. Porém, suas condições podem ser mais vantajosas do que nos bancos convencionais.

Confira como a lista de opções de crédito do banco Sicredi é enorme:

  • antecipação de Imposto de renda, décimo terceiro salário ou da produção do empresário;
  • Aposentado Mais, que é um consignado especial para os aposentados;
  • empréstimo com garantia de veículo;
  • carta fiança, que é uma garantia do banco dos compromissos assumidos pelo cooperado;
  • crédito com garantia de aplicação financeira;
  • crédito com garantia de imóvel;
  • crédito educação;
  • cheque especial;
  • crédito fácil, que é uma linha de pré-aprovados que o cooperado pode contratar sem a necessidade de solicitar ao banco Sicredi;
  • crédito para imóvel, para financiamento imobiliário de até 90% do valor do imóvel;
  • crédito rotativo na conta corrente;
  • crédito pessoal, que é o empréstimo de um valor se a necessidade de informar seu uso;
  • financiamento de veículos;
  • crédito turismo, para financiar viagens, hospedagens, transporte ou pacotes turísticos;
  • consignado do INSS;
  • consignado de empresas privadas parceiras;
  • crédito para construção e reforma;
  • desconto de recebíveis;
  • financiamento de eletroeletrônicos;
  • empréstimo em moeda estrangeira;
  • financiamento para energia solar;
  • financiamento para equipamentos de informática;
  • financiamento para máquinas e equipamentos;
  • financiamento para pagamento de impostos como IPTU e IPVA em parcela única;
  • microcrédito para consumos emergenciais do dia a dia;
  • Procapsicredi, que é uma linha para a compra de mais cotas-partes da cooperativa do banco Sicredi;
  • BNDES caminhoneiro, para gastos com a manutenção do caminhão.

Cada um deles terá um processo de contratação diferente, mas, o importante é que essa linha tão variada permite personalizar a contratação de acordo com a necessidade do cooperado, diminuindo os gastos do processo e, portanto, os custos do crédito.

Investimentos

Os opções de investimentos do banco Sicredi também são variadas. Além da poupança, é possível adquirir cotas de fundos de investimentos de renda fixa, multimercados e de ações.

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também estão disponíveis para a contratação. Se elas estiverem em acordo com o perfil do investidor, podem ser adquiridas no banco Sicredi.

Continua após a publicidade

Consórcio

Consórcio é uma modalidade de compra programada. Nela, o cliente precisa se organizar para começar a pagar as parcelas antes da efetiva compra pois, para que ela aconteça, o consorciado deve ser contemplado por sorteio ou ter dado o maior lance do período.

As parcelas pagas vão abatendo do valor final, o que faz com que todos os consorciados sejam contemplados até o final do plano. É importante dizer que, apesar de não ter taxa de juros, os consórcios cobram taxa de administração.

No banco Sicredi, as opções são variadas. Você pode comprar consórcios de: veículos, imóveis, náutico, caminhões, tratores, utilitários, serviços, motocicletas e móveis planejados.

Seguros

Seguros de vida, automóvel, residencial e até de responsabilidade civil, direcionados para profissionais como médicos e dentistas no exercício de suas funções, também são produtos que fazem parte do portfólio do banco Sicredi.

Continua após a publicidade

Eles são sugeridos conforme o perfil do cliente, garantindo que suas coberturas, se acionadas, realmente tragam os benefícios que o cooperado precisa naquele momento.

Esses produtos são oferecidos em parceria do Banco Sicredi com outras instituições e seguradoras.

Outros serviços e produtos

Também existem outros produtos e serviços direcionados para públicos específicos, como empreendedores individuais que precisam de maquinetas de cartão de crédito. Previdência privada, certificados digitais, câmbio de moedas estrangeiras, dentre outros, também podem ser contratados no banco Sicredi.

Ou seja, sua história como o banco de cooperativa permitiu que ele criasse um grande volume de serviços e produtos, assim como fez com que eles fossem considerados competitivos no mercado, não é mesmo?

O crescimento dos bancos cooperados no Brasil mostra como esse modelo de negócio atrai novos cooperados por seus benefícios e alinhamento com seus interesses financeiros.

Quer saber como o mercado está favorável para o banco Sicredi e outras instituições financeiras cooperativas? Leia mais sobre como o cooperativismo de crédito cresce no Brasil.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *