Bancos, Guias

Tudo que você precisa saber sobre o Banco Sicoob

Lucas Tavares
Lucas Tavares
banco sicoob

Que tal abrir uma conta corrente no banco Sicoob? Saiba que ele é o maior […]

Que tal abrir uma conta corrente no banco Sicoob? Saiba que ele é o maior sistema financeiro cooperativo do país, certamente tem bons benefícios a oferecer. Certo?

Mas, será que você é elegível para abrir uma conta na instituição? Existe um público restrito ou é aberto a todos que se interessarem?

Continua após a publicidade

Acha que são muitas perguntas? Tudo bem, porque o objetivo deste post é tirar todas as dúvidas que você pode ter em relação ao banco Sicoob. Confira agora mesmo?

O que é o banco Sicoob?

O banco Sicoob é formado pelo conjunto de cooperativas de crédito e empresas de apoio especializadas. Como instituição financeira, oferece produtos e serviços financeiros tradicionais, como conta corrente, crédito, investimentos, cartões etc.

Continua após a publicidade

Porém, diferentemente do modelo das instituições financeiras tradicionais, o banco Sicoob oferece taxas de juros e condições de contratação abaixo do mercado, já que, seus clientes também são cooperados.

Assim, o cooperado também influencia nas estratégias comerciais e pode, até mesmo, receber parte dos resultados da instituição depois que eles forem utilizados para o desenvolvimento regional.

O banco Sicoob tem números expressivos. São 294 municípios atendidos, 4,6 milhões de cooperados e 2,7 mil pontos de atendimentos espalhados no Brasil.

Gostou da filosofia e compartilha de suas ideias? Então, será que você pode fazer sua conta corrente no Banco Sicoob?

Continua após a publicidade

Como abrir conta no banco Sicoob?

Pessoas físicas, jurídicas e do agronegócio podem abrir conta em diversas cooperativas. Para saber qual é mais apropriada para seu perfil, basta fazer uma pesquisa no aplicativo Faça Parte do banco Sicoob.

Nele será possível mapear as cooperativas da sua região e alinhadas com seu perfil, como a Sicredi, que é direcionada para médicos e profissionais da saúde.

Para abrir a conta em algumas delas, portanto, é preciso ter um vínculo profissional compatível e apresentar os documentos necessários, ou seja:

  • documento original de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • comprovante de renda atualizado;
  • comprovante de endereço atualizado;

A abertura de conta pode ser feita em uma das cooperativas integrantes do banco Sicoob ou, concluída pelo app Faça Parte.

Continua após a publicidade

É importante entender que, assim como abertura de contas em bancos tradicionais, esse também é um processo de análise de crédito e, portanto, sujeito a aprovação.

Mas, as semelhanças param por aí.

Como funciona a conta do cooperado?

Ao escolher uma das cooperativas, você também deve analisar seus resultados financeiros e optar por aquela que deseja fazer sua integralização, que é cobrada a partir da emissão e quitação de um boleto.

O valor de integralização varia conforme a cooperativa e, como dá para perceber, você passa a ser um dos donos dela. O dinheiro utilizado para fazer sua integralização é depositado na conta capital que é aberta em seu nome.

Esse recurso é utilizado pela cooperativa para fazer seus negócios mas, continua rendendo para você. Aliás, se for do seu interesse, é possível adquirir mais conta-partes.

Continua após a publicidade

Como trata-se de uma cooperativa, a ideia não é obter lucro a partir dos produtos e serviços oferecidos, pelo contrário. Quanto mais serviços e produtos você utiliza, maior será sua participação nos resultados divididos entre os cooperados periodicamente.

Então, existe uma relação mais forte entre a instituição e seus clientes que vai além de taxas mais atrativas e que vão fomentar a carreira ou negócio do cooperado. É uma relação de ganha-ganha.

Quais são os principais serviços do banco Sicoob?

Os serviços podem ser diferentes considerando as cooperativas e também a análise de crédito de cada cliente. Porém, podemos listar os principais.

Conta para movimentação

Além da conta capital que é aberta para todos os cooperados, o banco Sicoob ainda oferece a conta corrente de movimentação, conta salário e conta especial.

Continua após a publicidade

A conta corrente oferece as soluções tradicionais com a movimentação do cartão de débito, transferências e, de acordo com a aprovação, crédito rotativo.

Cartão de crédito

Em diversas modalidades, limites e segmentos. Podem ser digitais, com isenção de anuidade e terem programas de benefícios diferentes. Cada cooperativa e perfil de cliente vai receber uma oferta diferente.

Linhas de crédito

As linhas de crédito são um destaque no banco Sicoob, afinal de contas, pela característica da instituição, suas cobranças podem ser mais baixas que o padrão do mercado.

Entre as opções, são oferecidos o crédito pessoal, consignado, microcrédito, financiamento imobiliário, dentre outros.

Investimentos

Os investimentos podem ser feitos em Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), fundos de investimentos, Letra de Crédito do Agronegócio e poupança, com taxas de administração especiais.

Continua após a publicidade

Seguros, consórcios, previdência privada, débito automático e os demais serviços tradicionais das instituições financeiras. 

Quais são os benefícios do banco para o correntista?

Os serviços e produtos oferecidos pelo banco Sicoob são similares aos das demais instituições financeiras, por isso, é fácil comparar taxas de juros e condições de contratação.

Esse, aliás, é um dos motivos que os bancos de cooperativas se destacam, ou seja, oferecem condições de contratação e taxa de juros mais baixas.

Outro ponto muito importante é que o relacionamento do cooperado com o banco Sicoob também é valorizado, ou seja, quanto mais serviços, produtos e movimentações são realizadas, maiores são os retornos para a conta capital do cliente.

Além disso, se você fizer um comparativo com a cobrança dos bancos públicos e privados para a manutenção da conta, o valor investido na conta capital volta na forma de investimento.

Continua após a publicidade

Isso acontece pois, como é válido lembrar, o cooperado tem uma participação de dono na cooperativa. E, como um dos proprietários, ele deseja que seu negócio tem saúde financeira também, certo?

Por isso, a inadimplência nessas instituições costumam ser mais baixas, o que é mais um motivo para o crédito de cooperativas continuar crescendo no Brasil.

Deu para conhecer a dinâmica do banco Sicoob? É muito importante conhecer as soluções disponíveis no mercado, afinal de contas, com a ampliação da oferta e variedade, é possível escolher a mais tecnológica, rentável, de baixo custo, com maior pacote de serviços etc.

Tudo vai depender das suas necessidades e objetivos. E, por falar neles, você está planejando suas finanças de acordo com o cenário econômico? Então, fique de olho em suas novidades e oportunidades assinando a newsletter do iDinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *