Bancos, Guias

Tudo que você precisa saber sobre o Banco Mercantil

Lucas Tavares
Lucas Tavares
banco mercantil

O banco Mercantil é originalmente mineiro, fundado em 1943. Nos seus mais de 70 anos, […]

O banco Mercantil é originalmente mineiro, fundado em 1943. Nos seus mais de 70 anos, a instituição cresceu, expandiu seu negócio e é uma das referências de qualidade quando o assunto é o atendimento de beneficiários do INSS.

Mas, calma, ele não é exclusivo para esse público e pode ter a solução bancária ideal para sua necessidade, afinal de contas, atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas em diversas áreas de negócios.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Então confira as informações que reunimos neste post para te ajudar a entender as soluções que o banco Mercantil oferece para seus correntistas.

O que é o Banco Mercantil?

O banco Mercantil é uma instituição financeira de atuação nacional que oferece os serviços tradicionais como conta corrente, crédito, câmbio de moedas, investimentos, cartões de crédito e previdência privada.

Continua após a publicidade

Sua rede é composta por agências próprias, autoatendimento, internet banking, aplicativo do banco e correspondentes bancários, ou seja, a acessibilidade do Mercantil é ampla.

Mas, seus benefícios e serviços não param por aí, afinal de contas, atendem clientes PF e PJ, e, para isso, trazem soluções personalizadas para cada perfil de correntista do banco.

Como abrir conta no banco Mercantil?

Para abrir uma conta corrente no banco Mercantil, basta ir até uma de suas agências ou acessar o aplicativo da instituição. Em seguida, os seguintes documentos deverão ser enviados:

  • documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • comprovante de endereço emitido nos últimos 90 dias;
  • comprovante de renda emitido nos últimos 90 dias;

O processo de abertura de contas é rápido ele pode ser concluído com alguns produtos de crédito pré-aprovados. Porém, é importante observar que os limites e disponibilidade de produtos vão melhorando conforme o relacionamento do correntista com o banco.

Continua após a publicidade

Em outras palavras, quanto mais usar a conta, seus serviços e contratar seus produtos, maior será a base de dados que o banco Mercantil terá para analisar o volume de crédito que é saudável liberar para sua faixa de renda.

Dicas (de ouro) do portal iDinheiro

Essa estratégia vale para qualquer banco, ou seja, se você quer aumentar suas linhas de crédito com alguma instituição, vale a pena concentrar sua movimentação e contratação de serviços financeiros nela.

Receber seu salário na conta corrente em questão, por exemplo, pode ajudar muito, afinal de contas, o banco vai conseguir estimar sua renda mensal. Contratação de débito em conta de suas despesas básicas também é outro dado que vai ajudar nessa análise de crédito. Mas, tem mais.

Além da sua análise do seu potencial financeiro, o banco também precisa realizar uma estratégia de retenção de clientes, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Assim, alguns deles costumam oferecer condições de crédito mais vantajosas para clientes que têm um relacionamento e adesão aos seus produtos com maior intensidade.

Ter seguros de vida, cartões de crédito, previdência ou outros investimentos faz de você um correntista mais valioso para o banco e, assim sendo, é importante fortalecer sua satisfação para que não busque a concorrência para outros produtos, certo?

Mas, para finalizar nossa dica, é importante dizer que isso não é uma regra, ok? A análise de crédito dos bancos é bem criteriosa, considera uma série de variáveis.

Além disso, não deixe de aprender como calcular taxa de juros de empréstimo, comparar as condições e escolher aquela mais vantajosa para você, afinal de contas, sua saúde financeira é muito mais valiosa do que ter um relacionamento sólido com qualquer banco

Continua após a publicidade

Quais os principais serviços do banco Mercantil?

O Mercantil atende pessoas físicas e jurídicas com uma linha de serviços e produtos similares, assim, podemos listar essas soluções com a ressalva de que as condições de contratação serão diferentes para cada grupo, certo?

Crédito

Apesar de não ser um banco exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS, parte da estratégia do banco é para atrair clientes com linhas de crédito consignada, o que, nesse caso, também incluem os servidores dos órgãos públicos conveniados com o Mercantil e militares das forças armadas.

Além desse foco, também teremos na linha de crédito ampla do banco:

  • crédito pessoal (com pagamento único, parcelado e flexível);
  • crédito pessoal com garantia de veículo (para pessoas físicas e jurídicas);
  • crédito consignado;
  • financiamentos;
  • antecipação 13° salário;
  • antecipação do Imposto de Renda;
  • liquidação antecipada;
  • capital de giro (para empresas.

Não é preciso ter o limite pré-aprovado para solicitar qualquer uma dessas soluções de crédito, porém, sua concessão é feita mediante análise. A única obrigatoriedade para o processo é ser correntista do banco Mercantil.

As condições de contratação, parcelamento, taxa de juros, dentre outras características, serão determinadas a partir da análise do perfil do cliente.

Continua após a publicidade

Investimentos

Os investimentos disponíveis no banco Mercantil são ofertados conforme o perfil de investidor do cliente. Entre as opções, temos:

  • CDBs de prazo fixo;
  • fundos de investimentos;
  • letra financeira, LCA e LCI;
  • poupança.

Outros produtos e serviços

As soluções acima possuem uma série de serviços agregados, como é o caso dos consultores de investimentos que ajudam na orientação sobre a diversificação de aplicações, por exemplo.

Mas, também podemos listar outros produtos ofertados na conta corrente e relacionamento com o banco, como é o caso da previdência privada, cartões de crédito, seguros, antecipação de recebíveis para as empresas, cheque especial e financiamentos de veículos, por exemplo.

Se você decidir abrir sua conta no banco Mercantil, vai ter todos os serviços a atendimento tradicionais com qualidade, mas, é claro, é sempre bom reforçar que alguns produtos como as linhas de crédito dependem da análise prévia antes da aprovação, não é mesmo?

Além disso, se a ideia é buscar uma conta digital, essa não é a proposta do banco Mercantil no momento. Aliás, você sabe a diferença entre elas?
Aqui no iDinheiro montamos um conteúdo que faz um comparativo entre conta digital vs conta em bancos tradicionais. Leia agora mesmo e tire suas dúvidas.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *