O mercado de seguros teve alta de 12,1% em 2019. A arrecadação chegou a R$ 270,1 bilhões, sendo que, nessa conta, estão excluídos o DPVAT e a saúde suplementar. Esses dados demonstram a importância de contar com esse serviço. A questão é onde contratá-lo. Uma opção é a Junto Seguros.

A empresa afirma ser especialista em garantias que incentivam o crescimento das empresas. Dentro dessa descrição, quais produtos são oferecidos? Essa é a resposta que vamos responder neste artigo, junto a outras informações sobre a empresa. Confira!

Continua após a publicidade:

A Junto Seguros

A história da Junto Seguros começa em 1992, quando foi criada a JMalucelli Seguradora. Na época, o foco eram os ramos elementares e seguro de vida em grupo. A partir de 1995, a empresa mudou a atuação e começou a comercializar apenas o chamado seguro garantia.

O seguro garantia é voltado para empresas privadas e públicas, com o objetivo de garantir o cumprimento das obrigações estabelecidas em contratos. Está relacionado a serviços, fornecimento de recursos e mais. Também serve para proteger contra execuções fiscais e ações judiciais.

Em 2008, a empresa também começou a emitir e consultar apólices digitais, deixando de lado o papel. Desde 2010, tem capital da Travelers, que comprou 43% da seguradora. 

Continua após a publicidade

Cinco anos depois, começou a ampliar suas operações para a América Latina, a partir do controle acionário da seguradora colombiana Cardinal. A marca Junto Seguros surgiu em 2018, depois de uma reestruturação do site.

Os serviços da Junto Seguros

O site traz poucas informações, mas apresenta dados sobre os produtos comercializados. Veja quais são eles.

Seguro garantia

Pode ser público ou privado e assegura o cumprimento de obrigações contratuais. Além disso, qualifica as empresas que pretendem participar de licitações. Nesse caso, a Junto Seguros realiza a análise de risco e considera:

  • o contrato, suas condições e suas cláusulas, bem como preço e prazo;
  • as qualidades do tomador, inclusive sua organização, idoneidade e capacidades técnica e financeira.

Esse processo envolve: 

  • Junto Seguros, que garante as obrigações;
  • tomador, que tem a responsabilidade de honrar o compromisso;
  • segurado, que é o beneficiário da apólice.

A empresa destaca que o seguro garantia tende a ser mais barato do que a fiança bancária e não impacta a linha de crédito da empresa. Essa opção ainda é subdividida em:

Continua após a publicidade

Seguro Garantia Licitante

É focado em empresas que querem participar de licitações e necessitam de uma garantia — também chamada de Bid Bond — que comprove a capacidade de manter o preço e as condições apresentadas.

Seguro garantia Executante

É específico para construtor, fornecedor ou prestador de serviço. Também é chamado de Performance Bond e cobre prejuízos em caso de não execução do que foi contratado.

Ainda tem o Seguro Garantia Trabalhista e Previdenciária, que protege o segurado contra prejuízos sofridos devido a esse tipo de encargos, em caso de condenação judicial. Essa é uma cobertura adicional e tem um limite máximo de indenização.

Seguro Garantia Executante Concessionário

Vale para contratos que exigem o cumprimento das obrigações contratuais. É direcionado para empresas que administrarão concessões de serviços públicos ou que vão participar de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Continua após a publicidade

Seguro Garantia Adiantamento de Pagamento

Consiste na liberação de recurso de forma antecipada para cumprir o acordo de pagamento adiantado. Essa exigência ocorre, principalmente nos contratos de fornecimento de equipamentos e materiais, e de construção.

Seguro Garantia Retenção de Pagamento

Substitui as retenções feitas pelo segurado nos pagamentos à empresa contratada, quando essa medida está prevista em contrato. É interessante para empresas de construção, fornecedores de materiais e equipamentos, e prestadores de serviços.

Seguro Garantia Manutenção Corretiva

Tem o objetivo de indenizar prejuízos devido a ações de correção de problemas durante a vigência do contrato.

Seguro Garantia Financeira — Pagamento de Energia

É específico para contratos de compra e venda de energia de empresas com atuação no Ambiente de Contratação Livre. Indeniza o segurado de prejuízos devido à falta de pagamento das parcelas.

Continua após a publicidade

Fiança locatícia

Permite evitar o fiador e a necessidade de caução por meio desse contrato de seguro. É específico para imóveis. Garante o recebimento do aluguel ao proprietário, além de possíveis danos causados, multa por rescisão contratuais, pintura e encargos legais, por exemplo, condomínio, IPTU, gás, luz e água.

Por isso, envolve:

  • garantidor, que é a Junto Seguros;
  • locatário, que é a pessoa jurídica que adquire a posse direta do imóvel por meio do pagamento de aluguel, ou seja, quem faz a locação;
  • locador, que é o segurado e proprietário do imóvel.

O foco desse seguro são as pessoas jurídicos com imóveis para locação.

Vale a pena contratar a Junto Seguros?

A empresa faz parte de um grupo maior, a JMalucelli. A companhia é um conglomerado de mídia e empresarial fundado ainda em 1966, no Paraná. Atualmente, tem mais de 40 empresas e atua na construção, no sistema financeiro, no futebol e mais. Por isso, é bastante sólido.

A Junto Seguros também destaca que todos os contratos são protegidos com a tecnologia blockchain. Além disso, mais de 1 milhão de apólices de seguro garantia já foram emitidas.  Na Standard & Poor’s, a seguradora recebeu nota AAA, a mais elevada.

A tecnologia blockchain é formada por cadeia de blocos, como o nome indica, que registra todas as operações realizadas. O grande foco é a descentralização, porque as bases de dados são compartilhadas entre diferentes computadores. Assim, um garante a veracidade e a transparência do outro. Além disso, é impossível fazer alterações indesejadas. Isso faz com que seja uma das maneiras mais seguras de armazenar documentos.

Não há perfil no Reclame Aqui da Junto Seguros ou da JMalucelli Seguradora. Ainda assim, vale a pena pesquisar a reputação na internet. No site Glassdoor, que também reúne avaliações de empresas, a empresa tem nota 3,9. Dos 43 comentários, 77% recomendam a um amigo.

Nesse caso, as avaliações são de funcionários atuais e antigos. Ainda assim, boa parte indica que a empresa atua de forma correta perante os clientes, o que é um bom indicativo de idoneidade da Junto Seguros.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Publicidade