Corretora Genial Investimentos é boa para investir? Entenda!

Conheça a Genial, suas taxas, produtos e serviços e entenda se vale a pena investir.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes

A recomendação dos especialistas é que você pesquise muito antes de investir seu dinheiro, especialmente sobre o local onde vai fazer suas aplicações. Afinal, o mercado financeiro não é brincadeira! Por isso, vale a pena conhecer a corretora Genial Investimentos.

Essa é uma das ofertas de plataformas disponíveis — e promete ser uma das melhores. Isso porque alega descomplicar o mercado e ter mais de 500 mil clientes, R$ 50 bilhões em ativos e 200 escritórios credenciados.

Continua após a publicidade

Será que tudo isso é verdade? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a Genial corretora. Inclusive, seus produtos e serviços, taxas e custos. Quer saber mais? Confira!

O que é a Genial Investimentos?

A corretora Genial Investimentos é uma plataforma de aplicações financeiras 100% online. Ela permite fazer operações em renda variável e fixa. Tem como destaque oferecer seus produtos e serviços com taxa zero em todos os ativos.

Continua após a publicidade

logo da corretora genial investimentos
Genial Investimentos
Abertura de conta grátis

Ela faz parte do Grupo Brasil Plural, um banco múltiplo que trabalha com:

  • operações estruturadas de financiamento;
  • assessoria financeira;
  • gestão de patrimônio;
  • gestão de ativos.

Por isso, a Genial Investimentos é uma corretora bastante completa, como você verá adiante. Para ter uma ideia, você acessa os produtos financeiros, mas também pode ter assessoria. Ainda é possível fazer transferências e pagamentos instantâneos.

Para quem deseja um “algo a mais”, a Genial corretora traz seguro de vida, previdência privada e produtos estruturados. Eles nem sempre estão disponíveis em outras instituições semelhantes.

Apesar de tudo isso, um dos principais destaques é o fato de ser uma corretora voltada ao day trade, que são operações são de curtíssimo prazo. Por isso, começam e terminam no mesmo pregão, o que exige uma plataforma diferenciada e eficiente.

A Genial diz oferecer tudo o que o trader precisa. Isso porque garante ter a infraestrutura de negociação mais rápida. Além disso, o ambiente de risco é unificado com o Trader Cockpit. Assim, é possível:

Continua após a publicidade

  • fazer análises;
  • alocar margem por plataforma;
  • fazer a zeragem das posições em um único lugar.

A corretora Genial Investimentos é boa para investir?

A instituição financeira é bastante conhecida e é uma referência para muitas pessoas. Porém, é importante avaliar o que dizem os sites especialistas. Aqui, vamos analisar 3 deles. Veja a seguir.

O perfil da corretora Genial Investimentos no Reclame Aqui mostra que a empresa é confiável e segura. No que se refere à sua nota, ela é considerada ótima. Quanto aos outros indicadores, os resultados são acima de 70% para todos abaixo:

  • reclamações respondidas;
  • voltariam a fazer negócio;
  • índice de solução.

Os principais problemas relatados se referem a cobrança indevida, mau atendimento, propaganda enganosa e dificuldades com saques. No entanto, vale avaliar que tipos de problemas você considera como inegociáveis na hora de escolher abrir sua conta ou não.

Já o Yubb faz uma avaliação que vai de 1 a 5. Quanto mais alto, melhor. Um destaque é que o site traz comentários de usuários, por isso, é uma forma de ver detalhes que poderiam passar despercebidos.

Continua após a publicidade

Nos aspectos são avaliados pelo Yubb, a Genial tem nota entre 3 e 4, com destaque para a facilidade de abertura de conta, que tem a maior média.

Por fim, o site Análise de Ações analisa 7 aspectos, também com notas de 1 a 5. Nesse caso, a corretora tem as maiores notas em todos os critérios, provando que seus usuários confiam na plataforma e que a Genial é uma boa corretora para investir.

A Genial Investimentos é segura e confiável?

Sim, a Genial é segura e confiável para investir, do ponto de vista regulatório. Além das avaliações já apresentadas, também é necessário conferir os selos e regulações adotados pela corretora. Os principais são:

  • B3 Certifica: o selo da bolsa de valores é voltado para garantir a transparência e a segurança dos investidores. Isso porque comprova o registro da aplicação do cliente em várias modalidades de investimento, como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRI) e do Agronegócio (CRA), e Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA);
  • autorregulação Anbima: a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais trabalha com esse código de melhores práticas. Assim, as instituições participantes aplicam as diretrizes para garantir um mercado seguro e competitivo para o investidor;
  • B3 Qualificação Operacional: comprova que a corretora Genial tem estrutura para prestar atendimento e assessoria financeira a clientes de varejo, além de fazer prospecção, execução de ordens e distribuição de produtos.

Além disso, uma característica da corretora é a adoção do Comitê de Boas Práticas ESG. Ele se refere à governança ambiental, social e corporativa. Assim, a instituição financeira atenta a questões relativas a:

Continua após a publicidade

  • impacto ambiental;
  • diversidade;
  • filantropia;
  • capacitações dos colaboradores;
  • empoderamento feminino.

Vantagens de investir na corretora Genial

Quem opta por aplicar seu dinheiro com essa corretora de investimentos tem alguns benefícios. A Genial Investimentos é certificada pela B3 e autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Além disso, é associada à Anbima e tem certificação da Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip). Outras vantagens são:

  • plataforma voltada ao trader: a Genial afirma ser “a casa do trader”. Isso porque supostamente tem a melhor infraestrutura de negociação do mercado, com um ambiente unificado, o Trader Cockpit. Além disso, oferece várias plataformas de análise, como veremos a seguir. Sem contar que tem o GTrader, uma opção exclusiva para fazer a negociação;
  • aceita PIX: o investidor pode fazer e receber transferências e pagamentos instantâneos. A medida é válida até para terceiros. Para isso, é preciso fazer o cadastro da chave na corretora Genial Investimentos;
  • acesso à Genial Analisa: a plataforma de recomendações traz dicas de especialistas elaboradas a partir de análises específicas sobre as melhores ações para compor sua carteira. Assim, fica mais fácil encontrar oportunidades. Além disso, você tem acesso a relatórios e conteúdos que ajudam a tomar decisões mais inteligentes;
  • plataforma educacional: além das recomendações de especialistas, a Genial também tem cursos gratuitos e pagos. Os que se enquadram na primeira categoria são “Como investir com segurança” e “O guia do investidor iniciante”. Ainda há outros para estudar sobre renda fixa e variável, análise técnica, operações estruturadas, long & short, psicologia do trader, blockchain e criptomoedas, e mais.

Como abrir uma conta na Genial?

logo da corretora genial investimentos
Genial Investimentos
Abertura de conta grátis

Para ter a sua conta na corretora de valores Genial Investimentos, você deve executar os seguintes passos:

  1. acesse o site da Genial Investimentos;
  2. clique em “Abra sua conta”;
  3. digite seu nome completo, e-mail e telefone. Depois, clique em “Continuar”;
  4. preencha o restante dos dados, como número de CPF. Então, confirme sua senha;
  5. responda ao questionamento do teste de suitability. Ele indicará o seu perfil de investidor, ou seja, se é conservador, moderado ou arrojado;
  6. finalize a operação.

Produtos e serviços da corretora Genial Investimentos

Para investir, você tem acesso a ativos da renda fixa e variável. Além disso, há ofertas que se enquadram em outras categorias. Por exemplo, os fundos de investimento e os produtos estruturados.

Continua após a publicidade

Ainda há plataformas específicas para traders. Elas permitem fazer as negociações e observar as tendências dos gráficos da análise técnica. Veja quais são os produtos oferecidos na tabela a seguir.

SegmentoProduto
Renda fixaTesouro Direto, CDB, LC, LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures
Renda variávelAções, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, minicontratos, contratos futuros, futuros de ações, commodities
OutrosFundos de investimentos, previdência privada, ofertas públicas, produtos estruturados
Plataformas gráficasGtrader, MetaTrader5, Profit One, Profit Plus, Profit Pro, Vexter, SmarttBot

Porém, existem outros produtos e serviços garantidos pela corretora Genial. Listamos os principais e suas características:

  • Genial nas Eleições: consiste em uma pesquisa de eleição presidencial calibrada por pós-estratificação. O levantamento está sendo feito todos os meses desde julho de 2021. Além disso, há uma análise do resultado para você entender como isso impacta seus investimentos;
  • Genial Analisa: faz recomendações e análises de ações para você tomar decisões conscientes;
  • Genial Bom Dia: é a newsletter da corretora de valores com recomendações e análises gratuitas. Você pode escolher receber informações sobre pesquisa, relatórios macroeconômicos, trading, carteiras recomendadas de ações e fundos imobiliários (FIIs), e relatórios de ações;
  • Genial Educação: contempla os cursos da corretora de valores, conforme já apresentamos. No total, são 18 opções para você aprender a investir seu dinheiro;
  • blog: tem conteúdos exclusivos que explicam sobre conceitos importantes do mercado financeiro;
  • e-books: abrange conteúdos diferenciados e mais aprofundados, que ajudam a entender sobre investimentos em renda fixa e variável, além de educação financeira. Por exemplo, guia sobre ETF, planilha de controle financeiro, fundos de investimento, declaração de Imposto de Renda etc.

Corretora Genial Investimentos: taxas e custos

Apesar de ter havido cobrança no passado, a corretora Genial optou por zerar muitos dos custos então praticados. Isso porque a concorrência passou a isentar as operações.

No final de 2021, os valores incidentes são os que estão apresentados na tabela abaixo. Confira.

Continua após a publicidade

Abertura e manutenção de contaIsento
Transferência via TEDIsento
Taxa de custódiaIsento
Fundos de investimentoApenas custos dos fundos
Previdência privadaSem taxa de carregamento
Taxa de corretagem
(autoatendimento)
Com RLP ativo: taxa zero
Sem RLP: day trade
R$ 0,00 FII, ETF, mini S&P, micro S&P, futuro de ações 
R$ 0,99 ações e BDR
R$ 2,49 opções compra e venda
R$ 0,50 IND e DOL
R$ 0,12 WIN e WDO
Sem RLP: swing trade
R$ 0,99 ações fracionário
R$ 2,99 ações padrão e BDR
R$ 1,00 IND e DOL
R$ 0,24 WIN e WDO
Outros custosConfira a tabela de custos

Conclusão: vale a pena investir na Genial?

Investir seu dinheiro é o primeiro passo para equilibrar suas finanças e ter uma renda passiva. No entanto, é preciso contar com a melhor corretora de valores.

A Genial Investimentos é uma opção. Porém, depende do que você busca para saber se ela é a mais adequada para o que precisa.

De um lado, há uma oferta grande de produtos e serviços. A plataforma está preparada para fazer operações de day trade e swing trade, mas também atende investidores mais tradicionais.

A isenção de custos trouxe mais um atrativo. Sem contar as recomendações de especialistas e os conteúdos exclusivos.

Por sua vez, também há alguns pontos negativos. Por exemplo, as reclamações observadas no Yubb e no Reclame Aqui. Então, vale a pena abrir a conta fazer uma boa análise para garantir que a corretora Genial Investimentos é a mais indicada para você.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Perguntas frequentes

  1. De quem é a Genial Investimentos?

    A corretora Genial Investimentos pertence ao Grupo Brasil Plural.

  2. É seguro investir na Genial?

    Sim, a corretora Genial Investimentos tem todas as licenças regulatórias para funcionar, como: Banco Central, CVM, B3 e ANBIMA.

  3. A corretora Genial tem corretagem zero?

    Sim, a Genial Investimentos oferece opções de corretagem zero para todos os ativos, desde que o RLP esteja ativo. Caso contrário, a gratuidade é apenas para FII, ETF, mini S&P, micro S&P e futuro de ações.

  4. O que é RLP na Genial?

    RLP é o Retail Liquidity Provider, um mecanismo da B3 que permite que a corretora seja a contraparte do investidor em negociações de minicontrato. O RLP não afeta outros tipos de operações.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.